Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Em Chamas: Minha opiniao sobre o filme

"Remember who the real enemy is"

      ATENÇÃO: Meu comentário irá conter spoilers sobre o filme/livro.

     Como a maioria daqui já sabe, ontem (15/11) no Brasil, estreou Em Chamas, o segundo filme baseado na série de Suzanne Collins, Jogos Vorazes. E eu, como muitos outros fãs, peguei uma das primeiras sessões do filme, com uma ansiedade que já não cabia em mim.

     Impossível esperar mais de um filme do que eu esperava de Em Chamas e, ainda sim, não tive absolutamente nenhuma decepção com a adaptação cinematográfica. Assim como Jogos Vorazes, Catching Fire foi extremamente fiel ao livro, trazendo todas as emoções descritas nas páginas, e tornando os personagens tão cativantes (ou não!) como são na versão oficial da estória.


     Jennifer Lawrence (Imagem 01) estava, mais uma vez, perfeita! Ela conseguiu demonstrar todas as sensações de Katniss descritas no livro. Os demais personagens também foram extremamente bem interpretados pelo elenco escalado. Não houve, na minha opinião, nenhum ator que não tenha dado conta do recado

     Até mesmo algumas escolhas que, à princípio, eu critiquei no meu post de opinião sobre o elenco, me surpreenderam positivamente: Sam Clafin (Imagem 02), que foi escalado para o papel de Finnick, me deixou de boca aberta! Apesar de eu ainda não considerá-lo um galã à altura do personagem, sua interpretação rendeu o charme que todos esperavam do tributo, arrancando, pelo menos na sessão em que eu estava, gritos frenéticos e incontroláveis das expectadoras.
     Lynn Cohen (Mags)Jeffrey Wright (Beetee) Meta Golding (Enobaria), que também me despertaram dúvidas quando foram apresentados, ficaram extremamente perfeitos com suas caracterizações impecáveis. Mags estava frágil e doce como devia ser, Beetee era o perfeito nerd intelectual que procurávamos e Enobaria - ah, Enobaria! - ficou assustadora como era de se esperar.


     Quanto ao roteiro, senti falta de apenas um detalhe em especial que, embora entenda o motivo de não ter sido incluído na versão cinematográfica, aguardei que acontecesse até o último momento possível. Dando nomes aos bois, acredito que o fato de não haver, no filme, a cena em que Plutarch mostra o relógio de Tordo para Katniss tenha muito a ver com a percepção puramente visual daqueles expectadores que não leram o livro e, dessa forma, não tenham um conhecimento prévio da estória. 
     A cena do relógio somada ao aspecto visual da Arena (que foi incrivelmente destacado desde o começo, com diversos ângulos e zooms), poderia revelar, antes da hora certa, a forma com que o local funcionava e a cooperação de Plutarch com nossa protagonista, o que tiraria grande parte dos mistérios que se desenvolvem durante o filme.


     Outro aspecto que tenho que destacar é a participação de Johanna Manson (Figura 03) no filme. Caso não saibam, Johanna é minha segunda personagem favorita da série (perdendo apenas para o Peeta, claro!) e para mim ficou evidente a mudança na personalidade da tributo do livro para a do filme. 
     Embora tenha me divertido muito com a Johanna revolucionária e expansiva da versão cinematográfica, ainda prefiro, totalmente, a bad girl mostrada no livro.

     É isso! Já falei demais! A conclusão de tudo é: ASSISTAM! O filme é maravilhoso, cheio de efeitos especiais, explosões, lutas e tudo mais que os fãs de Jogos Vorazes amam.
     E quem já assistiu, também, deixe sua opinião nos comentários. Vou adorar saber!

(Quem me acompanha nas redes sociais do blog já sabe que agora mesmo foi ao ar o sorteio de um pôster do filme. Participem clicando aqui)

8 comentários:

  1. Amei o filme. Quero ir assistir de novo, e de novo, e de novo...
    Além do relógio, senti falta também do "Eu Sei", mas a falta disso (e de algumas outras coisas - é impossível colocar o livro todo em uma adaptação cinematográfica, eu sei) não comprometeu minha avaliação do filme. Filme perfeito. Valeu a pena cada segundo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua opinião haha, assisti ontem também e achei uma das melhores adaptações e mais fiéis. Johanna também é uma das minhas favoritas, adorei ela no filme e no livro, ri demais hahahaha
    Beeeijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bah, nem li o post por que ainda não assisti o filme, mas voltarei aqui quando assistir >< Tô super ansiosa pra saber como está, só li o primeiro volume da série e tô curiosa com esse segundo.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ver o filme, mas to querendo ler o livro primeiro :(
    Beijos
    http://utopiaincessante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Assisti ontem o filme e AMEI. Estava tão ansiosa pra assisti-lo e superou minhas expectativas. Foi tão fiel ao livro que assisti sorrindo como se estivesse relendo o livro haha.
    Beijos.

    http://helofinato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nem assisti o filme ainda :/ Onde eu moro, o único cinema está em reforma, e mesmo assim ainda não teria chegado o filme. Isso é uma vergonha, mas é a realidade de onde eu vivo. Haha!
    Estou muito ansiosa pra versão cinematográfica de Em Chamas, já assisti Jogos Vorazes e amei muito, então espero me surpreender ainda mais no segundo. Com certeza não vou perder!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei o filme! Realmente muito, muito bom!
    Achei que a falta da cena do relógio deixou dúvidas se Plutarch era ou não a favor da revolução, e acho que aumentou o suspense (já que, pela conversa, ele deu a entender que queria ajudar Katniss).
    Eu adorei a Johanna revoltada! Ficou muito engraçada! E também gostei bastante da neta do Snow! Muito engraçada a cara do presidente com a influência que Katniss tinha sobre sua própria neta!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  8. Perfeitoooooo sua descriçãooooo e concordo plenamente com cada palavra citada ai em cima :)
    Aqui em João Pessoa foi a mesma recepção ao Finnick (gritos,suspiros) e quanto a Johanna eu simplesmente entrei em delírio na cena do elevador.

    Fabuloso o filmeeee!!!
    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.