Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Feitico | Sarah Pinborough



Título: Feitiço
Segundo livro da saga Encantadas
Original: Charm
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 256
Avaliação: ★★★★★ (5/5)




Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.

     Essa resenha vai conter spoiler do primeiro livro. Então se você ainda não leu Veneno, não fique bravo comigo! (clique aqui para ver a resenha de Veneno)

     Em Feitiço, conhecemos um reino vizinho ao apresentado no primeiro livro da série, Veneno. Nesse local, vive uma antiga conhecida dos amantes de contos de fadas: Cinderela.

     A Gata Borralheira de Sarah Pinborough, assim como a original, vive com seu pai, a madrasta e duas meias-irmãs (uma delas que, a essa altura, já está bem casada com um visconde da realeza), e serve como uma espécie de empregada para casa, tendo como amigos apenas um jovem ladrão apelidado de Buttons e um estranho ratinho marrom bastante inteligente.
     A menina tem apenas um grande sonho na vida: Casar-se com o príncipe e morar no grande castelo do reino. Porém, mesmo quando o sucessor da realeza decide arrumar  uma noiva entre as jovens do reino, Cinderela sabe que não possui a menor chance. Ela nem ao menos pode, como sua meia-irmã, Rose, ir aos bailes organizados pela família real para a ocasião.

Sua vida ia ser tão ruim assim para sempre? Só trabalho, só ficar na sombra de Rose e de Ivy? A irmã de criação pobre? A plebeia? Talvez fosse como tinha de ser, mas ela só queria uma noite. Uma noite apenas em que se sentisse especial. Capítulo 4, pág. 63

     Mas, talvez de tanto desejar, Cinderela recebe a oportunidade de alcançar seu sonho. Uma fada madrinha não muito bem intencionada propõe a menina um acordo: A feiticeira fará com que Cinderela conquiste seu amado príncipe e, em troca, a menina deverá realizar uma busca pelo castelo todas as noites, buscando descobrir qualquer coisa estranha para poder relatar à sua fada madrinha.

     Louca de empolgação, nossa protagonista não hesita em aceitar a proposta da misteriosa mulher mágica, conseguindo, dessa forma, mudar-se para o castelo e, finalmente, noivar com o homem de seus sonhos. Porém, aos poucos, Cinderela acaba descobrindo que seu amor platônico não é tão perfeito quanto ela imaginava. O príncipe esconde segredos que intrigam a Gata Borralheira e interessam, principalmente, à sua estranha fada madrinha.

– Só vim lembrá-la de sua promessa. Revistar o castelo. Capítulo 6, pág. 128

     A estória de Feitiço se entrelaça, em vários pontos, com a situação apresentada em Veneno. Na minha opinião, o segundo livro consegue superar o primeiro, porque apresenta vários detalhes extremamente bem pensados e mudanças muito significativas no enredo original do conto (ao contrário do que ocorre em Veneno, no qual a estória de Branca de Neve corre bastante fiel àquela que todos nós já conhecíamos).

     Desde o princípio, podemos notar uma Cinderela mais gananciosa, sonhadora e com desejo de riquezas intermináveis. Além disso, a "princesinha" de Sarah Pinborough está mais invejosa e bem menos pura e humilde, desconstruindo totalmente a imagem tradicional de mocinha boazinha que os contos buscam vender aos seus leitores. 
     Conforme o tempo passa, vemos também o crescimento da personagem. Cinderela amadurece e descobre que nem toda história possui, obrigatoriamente, um final feliz e perfeito.

     O final do livro, mais uma vez, é impressionante. As últimas páginas tiraram meu fôlego e precisei reler várias vezes para me livrar da sensação de "Será que eu entendi errado?".

     A Editora Única, mais uma vez, não deixou a desejar na diagramação do livro. Além disso, a revisão foi extremamente bem feita e erros de gramática e digitação são praticamente imperceptíveis.

     Feitiço deixa o caminho pronto para leitura do terceiro e último livro da série, Poder. Vários mistérios ficaram no ar e cada vez mais contos de fadas se encaixam no quebra-cabeça impecável criado por Sarah Pinborough. Brilhante. Envolvente. Quero mais.

4 comentários:

  1. Que bom que o segundo livro não decepciona *O* Fiquei muuuito curiosa com Veneno, mas preciso deixar de lado ele por já ter tantos outros livros por aqui.rs Mas é bom ler resenhas positivas sobre os livros, pra quem sabe, numa futura aquisição, já ter em mente o que esperar deles ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não dei início a série, mas já havia lido a sua resenha de Veneno e fiquei bem interessada nele! Fiquei feliz que o segundo livro também foi bom! Espero poder começar em breve <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Li a resenha por cima... porque ainda não li o primeiro!
    Mas morro de vontade viu? Ainda compro!

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de livros nesse estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.