Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Teste | Joelle Charbonneau



Título: O Teste
Original: The Testing
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Avaliação: ★★★★ (5/5)



No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

     Você é uma daquelas pessoas que acreditam que o mercado literário já está saturado de distopias e que não há mais nada de diferente que possa ser inserido nesse gênero? Então, prepare-se, porque a trilogia de Joelle Charbonneau vai mudar sua opinião.

     O mundo que conhecemos não é mais o mesmo. Após uma devastadora guerra, a sociedade é praticamente extinta e os poucos sobreviventes restantes passam a se organizar em Colônias para se manterem.
     Com o intuito de preservar esse novo modelo de sociedade, após se formarem na escola, apenas alguns jovens são escolhidos para passarem pelo “teste” e, só assim, terem acesso à Universidade.

Parabéns a todos os alunos deste ano e especialmente aos nossos formandos. Mal posso esperar para ver o que o futuro reserva. Capítulo 1, pág. 20

     Os estudantes que conseguirem passar pelo teste e ingressarem na Universidade passam a ter um importante papel para a população: eles tornam-se os responsáveis pelos estudos e pesquisas necessários para que os problemas sociais existentes, como a escassez de recursos, sejam combatidos.

     A protagonista e narradora ― de O Teste é Malencia Vale, mais conhecida por Cia, uma jovem de 16 anos moradora de Cinco Lados, a colônia menos “prestigiada” da sociedade (que não tem nenhum de seus estudantes escolhido para o Teste há cerca de dez anos).
     Por algum motivo desconhecido, Cia e outros três jovens de sua colônia são indicados à realização do Teste. E é nesse ponto que começamos a entender que nada é tão simples e honroso quanto parece.

Bem-vindos a Tosu City. Meu nome é Jedidiah Barnes. Falo por mim mesmo e por todos os meus colegas quando digo que estamos honrados em tê-los aqui — seu sorriso e sua voz são calorosos — estão aqui porque são os melhores e mais brilhantes. Em seus ombros está a esperança de toda a Comunidade Única. Aqui entre vocês está o futuro dos líderes de nosso país. Todos os líderes precisam ser avaliados, e esse é o teste que vocês começarão hoje. Capítulo 5, pág. 77

     O teste, que é dividido em quatro partes principais ― habilidades escritas, exames de aptidão, desenvolvimento de trabalhos em equipe/tomadas de decisões e testes de liderança ―, mostra-se muito mais perigoso (e mortal) do que os garotos jamais poderiam imaginar, revelando o lado negro da sociedade onde vivem.

     A estória é muito bem desenvolvida e consegue prender o leitor com suas reviravoltas e momentos de extrema tensão. Impossível não roer as unhas durante a leitura.

     A narrativa em primeira pessoa faz com que nos aproximemos ainda mais de Cia e de seus sentimentos diante das descobertas que faz e perigos que enfrenta. Além disso, a linguagem utilizada é bastante simples e faz com que a leitura flua extremamente bem.
     Apesar de apresentar o formato distópico que já conhecemos de outras estórias ― como Jogos Vorazes e Divergente, que são, inclusive, citadas na contracapa do livro ―, O Teste traz elementos únicos e um final tão surpreendente que tem tudo para agradar até mesmo os leitores mais exigentes.

     Quanto à edição do livro, só posso dizer que a Editora Única arrasou mais uma vez. Com uma capa cheia de detalhes maravilhosos e uma ótima diagramação interna, só tenho elogios a fazer.

     Recomendadíssimo. Tenho certeza de que a leitura irá surpreendê-los tanto quanto surpreendeu a mim. E que venha Estudo Independente (segundo livro da série, lançado aqui, no Brasil, nesse mês [julho/2014]). 

2 comentários:

  1. Eu tenho uma crush com distopias, e O teste tá na listinha: "ler no 2º semestre de 2014 caso tenha tempo."
    O bom que o livro não é tão longo e tem características que já estou acostumada: sociedade dividida, governo não lá muito legal. E fiquei louca por mais detalhes desse tal teste.

    biejos
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É um dos livros que eu mais quero ler esse mês. E sua resenha só me deixou com mais vontade ainda! HAHA!

    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.