Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: A Maquina de Contar Historias | M. Gomyde



Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito
Páginas: 191
Avaliação: ★★★★ (4/5)



Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

     A Máquina de Contar Histórias é o primeiro romance de Maurício Gomyde a ser publicado por uma editora (Novo Conceito). O autor, que já escreveu outras quatro estórias tão interessantes e bem trabalhadas quanto a que estou apresentando para vocês hoje ―, se destacou no mercado literário pelo ótimo resultado de vendas, destaque e divulgação conquistado por suas obras publicadas de maneira totalmente independente. [conheça a adquira aqui]

     O novo livro de Gomyde traz a estória de Vinícius Becker, um escritor brasileiro bastante dedicado à sua carreira profissional. O protagonista é completamente apaixonado por sua família constituída pela esposa, Viviana, e as duas filhas, Valentina e Vida ―, porém, devido às viagens e eventos literários constantes que exigem sua presença, acaba se distanciando de seu lar.

     Sem aviso prévio, o destino muda a vida da “Família V de Verdade” de uma vez por todas quando Viviana adoece e acaba falecendo. Vinícius, que nem ao menos estava em casa para poder dar adeus à amada mulher, encontra uma situação péssima ao retornar para acompanhar seu enterro: Sua filha Valentina ― no auge de sua adolescência rebelde ― o culpa pela morte da mãe e recusa manter qualquer contato com o pai.

Desde o dia anterior, Vinícius e a casa não tinham mais o corpo presente de Viviana. Ainda assim ele desejou que a alma dela permanecesse impregnada para sempre em cada detalhe da construção e em todo o seu coração. Capítulo 7, pág. 33

     Totalmente abalado com a tragédia e tendo que enfrentar novos problemas como a revolta de Valentina, a conciliação de seu trabalho ― que sempre fora tão importante para ele ― e a criação das meninas sendo, agora, um pai viúvo, Vinícius luta para conseguir contornar os problemas que a vida lhe trouxera, planejando, inclusive, uma viagem a fim de reconquistar a confiança e carinho das filhas.

     A Máquina de Contar Histórias é muito emocionante por nos dar a possibilidade de compreender diversos “lados” de uma mesma tragédia. Ao mesmo tempo em que a narrativa em terceira pessoa foca-se em Vinícius e na culpa que o protagonista sente por sua ausência ao não ter dado a família o apoio necessário em um momento tão difícil, o livro exibe também as reações de Valentina, em sua posição de adolescente que acaba de perder a mãe, e de Vida, que, apesar de ser uma criança muito jovem, mostra os sinais de cansaço e confusão causados pela tragédia.

(...) Já li alguma coisa, são textos de uma jovem que vem em busca da atenção de um grande espelho: você. Desculpe a sinceridade, a verdade pode doer, mas você não conhece quase nada sobre sua própria filha. Não é mesmo um exemplo de pai. Capítulo 33, pág. 119

     A obra é muito envolvente e Gomyde concentra sua narração muito mais em sentimentos do que nos fatos em si. Com um vocabulário rebuscado e extremamente expressivo, A Máquina de Contar Histórias torna-se um livro capaz de trazer lágrimas aos olhos até mesmo dos leitores mais resistentes.

     Além disso, a trama traz uma mensagem muito importante acerca da necessidade de conciliação de tempo em relação a trabalho x família, e mostra de forma bastante reflexiva as consequências que podem ser trazidas diante da ausência de um homem ― ou mulher ― na rotina de seu lar.

     Vale a pena deixar-se envolver por essa bela estória. E para finalizar a resenha, deixo meu recado para o autor: Tenho certeza de que o dia em que Nicholas Sparks começará a ser chamado de “Maurício Gomyde estadunidense está prestes a chegar! HAHAHA

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

8 comentários:

  1. Amei a sinopse! E sua resenha foi super bem estruturada, me deixando com mais vontade de ler. Eu geralmente não leio nacionais, mas se o livro for tão bom quanto a sinopse e a tua resenha valerá a pena com certeza. Obrigada pela dica :)

    Por trás das linhas

    ResponderExcluir
  2. Chorei :'( que resenha perfeita! Adorei e com certeza quero este livro rs
    Bjinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Que livro emocionante, só pela resenha quase chorei!!! Gosto de livros assim, cheios de emoções que nos envolve totalmente com cada personagem!!!!

    ResponderExcluir
  4. O livro que li do autor foi "Ainda não te disse nada" e eu gostei muito. Desse só li 5 capítulos e estou sem estímulo para continuar :(

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu li O rosto que precede o sonho do autor e amei o livro, ele é muito lindo, estou louca para ler Maquina de contar historias, tenho certeza de que a historia é maravilhosa e que mexe muito com a gente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.
    Nunca li nada do autor, mas vi várias resenhas positivas sobre suas obras. A Máquina de Contar Histórias parece ser um ótimo livro e aborda algo que realmente acontece no nosso dia a dia.
    Os pais acabam passando muito tempo em seus trabalhos, o que diminui o tempo que interage com a família e filhos.
    No momento não tenho interesse de ler o livro, mas quem sabe mais para frente?

    ResponderExcluir
  7. Fiquei mto interessada em ler este livros, ainda mais qnd li em uma entrevista com o autor q tinha um pouco dele no personagem principal.
    Realmente é um tema mto delicado e q fará q mts pessoas "abram os olhos" p o q está sendo abordado.
    Não vejo a hora de poder lê-lo!

    ResponderExcluir
  8. Recentemente participer de um sorteio pra ganhar este livro ! MAS....
    Como sou completamente sem sorte não ganhei !
    Agora esta participando de top comentarista pra ver ser finalmente ganho este livro!
    Ja pensei o tanto que gostei da historia e so autor ! Ele soube coloca detalhes na mais e isso simplesmente perfeito !

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.