Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: As Vantagens de ser Invisivel | Stephen Chbosky



Título: As Vantagens de ser Invisível
Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Avaliação: ★★ 





Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

     Como começar a resenha do meu livro favorito? E não digo isso porque ele foi o último que li (quem já leu vai entender essa referência), e sim porque As Vantagens de ser Invisível conseguiu me conquistar de uma forma que nenhum outro livro havia feito.

     Charlie tem 15 anos, e é um garoto especial. A mente de Charlie, por motivos não tão bem explicados durante o livro, funciona de uma forma diferente. As Vantagens de ser Invisível apresenta escrita no formato de cartas que Charlie manda à um destinatário secreto.

Estou escrevendo porque ela disse que você me ouviria e entenderia, e não tentou dormir com aquela pessoa naquela festa, embora pudesse ter feito isso. Parte 1, pág. 12

     Após a morte de seu único amigo de escola, Michael, Charlie passa por uma fase complicada de sua vida. Ele que já havia lidado, anteriormente, com a morte de uma pessoa próxima, sua Tia Helen (a quem Charlie amava muito), volta à uma situação de luto e para lidar com ela, lê livros, ouve músicas (no livro há diversas referências e dicas de livros e músicas reais) e, principalmente, busca novos amigos.

     Nessa busca por novos amigos, Charlie conhece Patrick e sua meia-irmã Sam. E a partir de então, nosso protagonista começa a se envolver com drogas, alcóol, sexo e, até, relações homossexuais. 
     Charlie, em suas cartas, fala abertamente de diversos assuntos tabus da sociedade com uma pureza e inocência que torna o livro leve, mesmo abordando temas complicados.

Sam me disse, quando estávamos pendurando os casacos, que o Bob era "doidão como um porra-louca". Eu tenho que contar isso, embora tenha um palavrão. Parte 1, pág. 44

     Ao desenrolar da estória ficamos cada vez mais ligadas à Charlie. Acompanhamos seu amor (de certa forma, proibido) por Sam, seus problemas em família, seu primeiro envolvimento amoroso e muitas outras situações que fazem com que seja impossível abandonar a leitura.

     No começo, As Vantagens de ser Invisível pode ser um pouco difícil de se compreender, devido aos devaneios constantes de Charlie, mas conforme as cartas avançam no tempo e a escrita dele começa a melhorar gradativamente, passamos a compreender melhor a forma com que ele se sente.

     Aconselho a leitura para todos, sem exceções. Tenho certeza que todo mundo tem um pouco de Charlie dentro de si, e por esse motivo, irão se identificar com o livro.
     As Vantagens de ser Invisível é cheio de emoções, boas e ruins, e com um final surpreendente que nos faz ficar pensando por horas depois de fechar o livro (acreditem! aconteceu comigo).

15 comentários:

  1. Já li várias resenhas deste livro, mas não sabia que ele era escrito em forma de cartas, fiquei ainda mais curiosa para ler-lo. Espero que ele seja a minha próxima leitura, mas ainda não o encontrei por aqui :/ Resenha muito bem escrita, eu adorei.

    Beijos
    http://comourefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O filme é muito bom! Eu queria ler o livro, parece ser ótimo <3

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Estou morrendo de vontade de ler esse livro! <3
    A história é linda! Quero muito ler!
    Amei a resenha! :)

    Seu blog é incríveeel, amei aqui!
    Já virei seguidora! Te convido para conhecer o meu blog. Te espero lá.
    Bisous!
    pequenomuffin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho que ser bem sincera sobre esse livro. Assisti o filme com a super expectativa de que iria amar e não foi bem assim, então acabei perdendo a loucura de ler o livro, assim como O Lado Bom da Vida. Acho que vou gostar muito mais do livro quando ler, não tenho dúvidas, mas por enquanto não é a minha prioridade de compra. Quem sabe mais para frente? De qualquer forma, amei a resenha *-*

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz o inverso de todo mundo, vi o filme me apaixonei e li o livro, e queria aperta-lo sempre que via na estante de tanto carinho que senti pela escrita, UHAUAHUUA é realmente um livro sensível mas real, é cheio de ótimas referências +_+


    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade de ler este livro, principalmente por ser escrito em cartas, além da sinopse parecer bem bonita. Ótima resenha!
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro, já está na minha wishlist. Ainda não vi o filme também, pra não estragar as surpresas do livro.

    Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro pelo jeito deve ser bom, pela maneira com que fala dele!
    Valeu pela dica!

    Estou seguindo aqui...se puder retribuir...adoraria sua visitinha!

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada, quero-lhe elogiar, a resenha foi muito bem escrita. Já li outras resenhas desse livro, mas essa sem dúvidas foi mais completa. Quero realmente ler esse livro.

    ACESSO PERMITIDO. <3

    ResponderExcluir
  10. TODOS os blogueiros aconselham essa leitura, rs e até minha amiga também. Eu vi até hoje 1 pessoa que não curtiu muito, então eu posso esperar maravilhas, né? Preciso me emocionar um pouco com o livro também *--*
    Beijos e obrigado pela visita e já segui aqui. Atualizei lá >
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu estava com medo de ler esse livro, pois li uma resenha que não falava tão bem assim do livro. Porém, eu gostei do Charlie do filme, então tentarei ler o livro. Ótima resenha!

    Beijo.
    Diva Pensante (perfil)

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muuuuuuuuuuuuuuito ler esse livro, o filme é incrivel imagina só o livro <3
    www.smallog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos meus livros favoritos! Amo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  14. De coração,amei o filme e o livro deve ser ainda mais lindo *o*
    Só tô esperando a oportunidade para comprá-lo e sua resenha só me fez querer ler mais !

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.