Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Jogos Vorazes | Suzanne Collins



Título: Jogos Vorazes
Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Páginas: 397
Avaliação: ★★★




Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

     Nesse ano, tive a oportunidade de finalmente ler a série Jogos Vorazes. Havia criado muitas expectativas, e ao contrário do que normalmente acontece quando esperamos muito de um livro (nos decepcionamos ao ver que ele não era tão bom quanto imaginávamos), todos os livros da série atenderam e ultrapassaram a qualidade que eu havia pensado.

     No universo criado por Suzanne Collins, há uma nova nação chamada Panem, formada por 12 distritos e uma Capital, responsável por "manter a ordem" do local.
     Todos os anos, a Capital sorteia um jovem casal de cada distrito (tributos) e os obriga a lutar até que reste apenas um deles na arena. Esse evento é chamado de Jogos Vorazes, e serve para lembrar aos distritos de sua submissão à Capital para que não hajam tentativas de revoltas.

     A estória de Jogos Vorazes começa quando na 74ª colheita (reunião para o sorteio dos tributos), a irmã mais nova de Katniss, Prim, de apenas 12 anos é convocada para participar dos Jogos. Nesse momento, Katniss resolve fazer aquilo que fez a vida toda: proteger a irmã.

- Eu me ofereço! - digo eu, arquejando. - Eu me ofereço como tributo! Capítulo 2, pág. 29

     Após Katniss se oferecer como tributo, ela conhece o rapaz de seu distrito que a acompanhará na arena, Peeta, com quem ela teve um contato no passado, e acredita ter uma dívida eterna.

     Peeta, ao contrário de Katniss, é extremamente simpático e desinibido. Os dois bolam estratégias de como se manterem vivos na arena com ajuda de seu mentor, Haymitch (vencedor de uma edição passada dos Jogos, que agora  tem grande parte de sua vida dedicada ao consumo de álcool).

     Com a chegada dos jovens na arena, conhecemos um pouco do que a imaginação da Suzanne é capaz. O palco de batalhas criado por ela é cheio de grandes surpresas, armadilhas e, é claro, outros tributos (como Cato, Clover, Tresh, Rue, etc).

     Diante da possibilidade iminente de morte, a ligação entre Peeta e Katniss se consolida, e eles passam a ser um casal de dar inveja à muita gente. (Ou será que isso é apenas uma estratégia?)

(...) há uma raiva real na sua voz. - Não morra por minha causa. Você não estará me fazendo nenhum favor, certo? Capítulo 22, pág. 318 

     O final de Jogos Vorazes é incrível e deixa a sensação de querer ler logo os outros dois livros. 
     Para quem já assistiu o filme, e se pergunta se compensa ler o livro, eu digo: Sim! Compensa, sim. Apesar de a versão cinematográfica ter sido realmente ótima e bastante fiel à obra, o livro traz detalhes e cenas exclusivas que fazem com que a ligação do leitor com a estória seja muito mais forte.

     Então, se você ainda não leu, não perca mais seu tempo. Comece a ler agora e eu tenho certeza de que não se arrependerá.

16 comentários:

  1. Isso mesmo, quando terminei de ler o livro eu fiquei simplesmente louca da vida! kkkk
    Queria logo os outros dois, mas o que eu mais gostei foi do segundo, o terceiro para mim foi bem estranho.

    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai Mariana, eu quero muito comprar essa série, eu vi o filme e tenho uma noção já dos acontecimentos, mas quero muito poder ler tudo, assim seguidos, UHAUAHUA.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  3. omg omg omg! Eu estou totalmente enlouquecida, quero ler esse livro o mais rápido possível! Tipo, eu vi apenas o filme e já sou apaixonada por Jogos Vorazes!
    Adorei sua resenha, e seu blog é lindo!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler o livro, embora já tenha visto o filme.
    Logo quando o assisti, não tive muita vontade, porém, lendo apenas algumas resenhas acabei me apaixonando! *3*

    Beijos, Carol!
    http://controversias-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. MEU DEUS COMO EU AMO ESSES LIVROS !! Tive o prazer de lê-los ano passado e amei a sua resenha , pois a maioria das resenhas contem spoilers e isso é muito chato ... Amei o jeito como resenhou o livro , estou ansiosa para as próximas resenhas :D
    Kissus
    cupcakederendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li os livros e nem vi o filme, mas quero muito ler. E pela sua resenha, não vai ser uma leitura perdida!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ontem vi este livro em uma prateleira e fiquei super tentada ao comprar-lo, mas não tinha R$ para comprar na hora fiquei super chateada. rs Todos tem falado super bem da serie, espero ler em breve.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Eu já li a trilogia e todos os livros são perfeitos! Amo demais a escrita da Suzanne Collins, acho que você vai gostar. Espero sua opinião sobre os próximos livros :)

    Beijos,
    sonhando-com-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com o e-book da trilogia e só estou enrolando para ler, eu canso muito lendo pelo notebook. Já assisti o filme e estou mega ansiosa por Em Chamas, tenho que tomar vergonha e ler logo.
    Ah, te indiquei um meme, se quiser fazer.
    Beijos

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme. Sempre acho que o livro é melhor, então, assim que tiver uma folguinha de tempo, vou tentar lê-lo. Deve mesmo ser muito bom.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  11. Li essa serie em 5 dias, eu não consegui parar de ler até terminar a serie. O primeiro livro é muito bom, mas o segundo é melhor ainda. Katniss é uma das melhores personagens que tive o prazer de ler. Fico até com saudade de dela as vezes.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    Eu ainda não li JV e não vou ler também rsrsrs apesar da curiosidade!
    Mas pela sua resenha da pra ver que você amou *-*
    Acho que a série é digna do sucesso que faz! Eu vi o filme e gostei bastante, espero pela sequência agora *-*
    Beijos

    ~Lucas

    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou a tempo tentando ler esse livro para assistir os filmes, mas sempre que pego pra ler. Ou acho outro que me chama mais atenção ou tenho provas e tenho que estudar UHAUSHUAH
    Mas antes de sair o filme Em Chamas pretendo ler pelo menos os dois primeiros e assistir o filme, vi o trailer e acho que o filme vai ser muito bom, então vale a pena né?
    Adorei a resenha, ficou otima, parabéns!
    Ah, adorei teu blog, já estou seguindo, várias resenhas aqui LOL apaixonei *-*
    Beijos,
    Agnes Cristy.
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Um modo bem diferente de ser abordado o universo jovem/adulto nos livros, que não deixa de ter um fundo de verdade. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  15. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.