Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha + Sorteio: Yasmin | Helena Solon



Título: Yasmin
Autora: Helena Solon
Editora: Highlands

Páginas: 240
Avaliação: 
Cortesia Editora Highlands.



Quem arriscaria a dizer o que aconteceria com uma pessoa após sofrer um acidente? Uma mulher sem passado. Uma vítima do destino ou uma sorte do acaso? A jovem engenheira Yasmin acorda em um hospital e descobre que, além de estar ferida, também havia perdido a memória. Ao retornar para sua família, a moça tenta a todo custo se lembrar de seu passado, mas é somente aos poucos que isso vai acontecendo, revelando, por fim, um fato que a deixaria traumatizada. Decidida a recomeçar, Yasmin conhece diversos rapazes e vive seus altos e baixos no amor, até esbarrar com um homem que mudaria sua vida para sempre. Um homem que já a amava em silêncio. Mal sabia ela que o destino estava, desde o início, lhe reservando uma doce surpresa depois de tantos problemas e decepções.

     A narrativa de Yasmin começa quando a personagem principal desperta, de um coma, em um hospital sem se lembrar de nada que tenha vivido antes daquele dia. As primeiras páginas do livro mostram, em primeira pessoa, o desespero e sofrimento de Yasmin ao perceber que não se lembra quem é.
     A protagonista da estória passa seus dias de internação tentando fazer adivinhações sobre sua vida, quando finalmente seu médico (e protetor!), Brayan, descobre onde está a família da jovem.

     Sendo informados por Brayan sobre a localização da garota, sua mãe, Iara, e seu pai, Vitor, vão encontrá-la. Nesse ponto da estória que Yasmin começa a descobrir um pouco mais sobre sua vida. 
     Seus pais lhe contam algumas coisas sobre sua rotina antes do acidente, porém não sabem detalhes, porque Yasmin costumava ser muito distante de sua família. Vitor e Iara, também, apresentam-lhe seu irmão, Pablo, e seu noivo, Igor (por quem Yasmin tem, desde o primeiro momento, uma raiva e nojo inexplicáveis).

Imagine você não se lembrar de seu passado e não reconhecer as pessoas que a cercam. Pág. 75

     A partir de então, começamos a acompanhar, assim como em um diário, todos os dias de Yasmin em sua redescoberta sobre sua antiga vida. Somos apresentados a novos personagens, novas rotinas e principalmente, novas dúvidas sobre como a vida da protagonista funcionava antes do acidente.

    Confesso que ao começar a ler o livro, minha má interpretação sobre o gênero do mesmo me deixou um pouco confusa. Ao contrário do que pensava, Yasmin não trata-se de uma estória de mistério, e sim de um chick lit romântico com uma pitada de surpresa.

    O livro tem foco nos envolvimentos e desilusões românticas de Yasmin antes e depois do acidente, e principalmente, nas mudanças de personalidade que a garota sofreu após ter tido sua vida por um fio.
     Acompanhamos também algumas situações que exigem resposta: Por que Yasmin abomina tanto seu noivo, Igor? Quem pode tê-la levado ao hospital? Onde estaria a pessoa que salvou-lhe a vida?

     Na minha opinião, o grande ponto forte do livro é que Yasmin é uma personagem extremamente verdadeira.  Ao contrário de muitas mocinhas idealizadas que encontramos nos livros românticos, Yasmin tem, sim, defeitos! Diversas vezes, na estória, os personagens se referem à ela como "mulher com o gênio do cão"
     A personagem principal comete erros, tem crises de descontrole e mostra-se totalmente natural, humana, normal.

     Por outro lado, acredito que um ponto fraco do livro é que Helena não explora tanto as situações de mistério quanto eu achei que exploraria. Em alguns momentos, a estória fica "morna".

     A leitura de Yasmin é simples, pois contém linguagem leve e casual. Os personagens são muito bem trabalhados e contrastantes entre si, o que torna toda a estória muito mais interessante.
     A única coisa que atrapalha é o fato de o livro conter um capítulo único, o que dificulta a marcação de leitura.



     Se você ficou curioso para ler Yasmin, pode comemorar! A Editora Highlands vai ceder um exemplar digital (eBook) exclusivo para sorteio aqui no Sem Querer me Intrometer. Então, vamos conferir as regras?

Regras obrigatórias:
Curtir a página da Editora Highlands no Facebook.
• Seguir o blog pelo Google Friend Connect
• Informar um e-mail válido para envio do ebook.

    As outras regras são opcionais, e vocês liberam no formulário quando tiverem preenchido todas as obrigatórias. Não deixem de ler o Terms and Conditions.
    E se houver dúvidas sobre o uso do Rafflecopter, vejam o tutorial passo-a-passo do Somos Criativos clicando AQUI. O sorteio começa hoje e termina dia 11/05Boa sorte à todos! :)

a Rafflecopter giveaway

21 comentários:

  1. Oii Mari, que legal esse promo, só não participo pois não gosto de ler no pc, dá dor de cabeça =s

    Bjinhooos

    ResponderExcluir
  2. Livros com esse estilo de história estão se tornando cada vez mais comuns. Eu não conhecia esse, mas não me chamou muito a atenção.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Oh.. Tenho uma péssima lembrança de check-lit.
    Não consegui ler Melancia; mas já fiz deste livro um desafio a ser encarado.
    Fiquei interessada na história de "Yasmin", mas sabendo deste gênero literário, desanimei.

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da premissa do livro,
    parece uma boa história,
    fiquei curiosa para ler!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari!
    O livro possui uma premissa deveras interessante, a sua está brilhante! Cada palavra sua descreveu com nobreza o que livro passa para o leitor, por isso, fiquei ansiosíssimo demais para ler. É o tipo de livro que não leio com frequência, mas é sempre bom variar. Não é mesmo?
    Gostaria muito de participar da promoção, contudo, evito um pouco livros digitais...

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, gostei da premissa mas desanimei um pouco porque a autora não explorou muito os mistérios. Mas mesmo assim, sua resenha me deixou curiosa e com muita vontade de ler. Mesmo se tratando de um chick-lit, que não é um gênero que costumo ler.

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo chick lits
    Esse parece ser muito bom
    Vou participar da promoção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito interessante, adorei a resenha! Um único capitulo? '-'
    Deve ser complicada a leitura.
    Vou ler-lo também em breve, vou deixar espaço para as outras pessoas participarem..

    Beijos, linda
    Tem promo por lá também!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a premissa desse livro boa, mas a capa assusta um pouco. Agora, o livro só ter um capitulo é estranho, a leitura deve ser cansativa sem essas pausas, não sei. Isso e a leitura morna me desanimaram um pouco.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Mariana!

    Pois é, também imaginei que seria um livro envolto em mistério, pela forma que a sinopse apresentou a obra. Achei interessante e fiquei curiosa sobre os fatos. E fiquei feliz de saber que é um romance, eu adoro! E vou participar da promoção, quem sabe não ganho e mato a minha curiosidade, né?!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei do livro, adoro romances, já estou participando!

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ser o que estou acostumada a ler gostei da sua resenha e decidi dar uma oportunidade -> estou participando :D

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa em ler este livro! Parece uma gracinha, de verdade :)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, até ler a postagem, gostei de saber ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oláaa! Divulguei seu sorteio no meu blog, dá uma passadinha lá, tem vários sorteios. Estou te seguindo aqui tambem, flor!

    Bjaço!


    http://sosorteando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. ahhhhhhhh.... que legal, esse é o primeiro sorteio que eu ganhoooo :D

    Mari
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.