Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Principe Gato | Bento de Luca



Título: O Príncipe Gato - e a Ampulheta do Tempo
Autor: Bento de Luca
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Avaliação: ★★
Cortesia do autor.




Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança. 

     Se você, que leu a sinopse, está achando toda essa coisa de Príncipe Gato, Buraco de Minhoca e Reino Marshmallow muito louca e está considerando nem sequer ler a resenha, vou escrever um único argumento para mostrar à vocês o porquê de continuarem lendo esse post: O Príncipe Gato é um livro que, realmente, superou minhas expectativas e me deu ainda mais motivos para continuar apostando tanto na literatura nacional. Mas antes de continuar dando minha opinião, vamos falar um pouco mais sobre a estória. 

     Nos primeiros capítulos do livro, conhecemos Hugo, um enigmático jovem que esconde diversos mistérios e tristezas em seu passado.
     Hugo vive uma vida "comum" em São Paulo, e mora sozinho em um apartamento que costumava dividir com seu tio-avô (personagem que não aparece nesse livro, porém suspeito que terá muito envolvimento na estória durante os próximos livros da trilogia). Em um dia normal, passeando pela biblioteca, Hugo encontra pela primeira vez um gato estranho, escondido em uma salinha, lendo atentamente um livro.

– Senhor, por favor, queria relatar um acontecimento estranho em sua loja: um gato de mais ou menos um metro, talvez mais, estava na seção de livros raros. Tinha pelagem clara e podia jurar que vestia algo como um cinto ou uma pochete. Ah, e também estava folheando um livro. Capítulo Alucinação, pág. 15

     A partir desse encontro, o Príncipe Gato inclui (por livre e espontânea pressão!) Hugo em seu plano em busca da Ampulheta do Tempo, um artefato que ajudará o Príncipe a salvar o seu reino, Marshmallow. 
     Os dois, que matem um relacionamento estranho de amor e ódio, se aventuram por São Paulo, fazem novas amizades (inclusive com um rato poliglota e cientista, Eleanor) e tem, juntos, que enfrentar inimigos incrivelmente poderosos vindos de Marshmallow, os Feiticeiros.

     A estória é intercala capítulos narrados em primeira pessoa pelos três personagens principais (Hugo, Gato e Eleanor). E posso afirmar que mesmo com essa mudança de narrador (e considerando também que os três são totalmente diferentes), os fatos não ficam nem um pouco confusos para o leitor.

     O que mais gosto no livro, é que O Príncipe Gato não trata apenas de uma estória incrível de fantasia, mas também menciona e faz críticas à vários assuntos do dia-a-dia paulistano, como a poluição que os homens trazem à cidade e o trânsito caótico devido ao imenso número de carros.
     O livro também traz uma visão bastante interessante sobre doença, morte e perdas.

     A leitura é rápida, dinâmica e nada tediosa. Além disso, a linguagem é simples e nenhum fato da estória fica desconectado, tudo é explicado e encaixado perfeitamente.
     O final do primeiro livro é surpreendente de uma forma que eu jamais imaginaria, e nos faz ansiar muito pelo segundo livro.

15 comentários:

  1. Vontade louca de ler! ^^
    Deve ser muito bom!

    Beijos, Carol!
    http://controversias-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Até hoje o único livro nacional que eu li foi Capitães da areia do Jorge Amado. Por isso me interesse bastante por esse livro. vou ler o primeiro capitulo, e se gostar vou procurar pra comprar
    bjs

    http://dna-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, sempre vi esse livro nas estantes de algumas
    pessoas e sempre senti vontade de ler. agora estou
    com mais vontade ainda!
    Adorei seu blog. muito bonito e organizado.
    Queria convidar você a visitar o nosso blog literário.
    Ficaríamos feliz com sua visita! obg pela atenção ;)

    http://literamore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana,
    Eu achei interessante a história se passar em SP mas não é um livro que me interessou muito apesar de gostar de fantasia. Quem sabe eu dou uma chance a ele.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já vi ótimos comentários sobre o livro e fico apenas na curiosidade, pois, apesar do livro ser queridinho, eu não tenho muito interesse.
    Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Mariana =)

    Só leio elogios sobre esse livro na blogesfera. Ainda não tive oportunidade de ler, mas assim que tive quero ler ele sim para descobrir o por que ele se tornou tão popular rs...

    Ótima resenha!

    bjus e uma ótima semana!

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. A arte da capa desse livro é muito linda! *-*
    Não conhecia o livro e sua resenha chamou muito a minha atenção, fiquei bem curiosa com essa aventura, depois vou procurar mais, quem sabe eu compre...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse livro *u*
    E sim, o que você citou sobre as criticas ao dia a dia paulistano realmente é algo que marcou no livro.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  9. Que linda capa! Nunca ouvi falar desse livro, fiquei curiosa.
    Beijos, Drika

    oucacoloridovejaalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa resenha, a estoria é muito legal sou fã de carteirinha do Hugo mas acho que ele sofre demais hehe, espero um desenrolar bom pra ele

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto
    Mas nunca parei para ler nada a respeito
    E esse livro parece ter uma ótima leitura

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vontade de ler esse livro ^^
    Ótima resenha :D
    Vc falou o que eu já vi em umas resenhas: esse livro supera.
    Eu tenho vontade pq se passa justamente aqui em SP, nos lugares que eu conheço rsrsrs
    Já ta na lista de desejados há tempos, mas só quando tiver mais baratinho eu compro.
    Beijos Mari!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Primeira resenha do livro que leio e me chamou um pouco atenção, mas ainda não sei se eu o colocaria na lista dos que "preciso ler imediatamente" rs. Sua resenha ficou ótima e a capa é LINDA. Também tenho apostado muito na literatura brasileira é o que mais tenho lido e todos são incríveis.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já vi algumas vezes esse livros :D
    Vou dar mais umas pesquisadas !

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.