Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Dicas para pesquisar (melhor) no Google

     Semana passada, na faculdade, um grupo da minha classe apresentou um seminário super interessante sobre ferramentas de pesquisa. Na apresentação, eles destacaram algumas formas de realizar pesquisas de melhor qualidade no Google, que é a ferramenta de pesquisa mais utilizada mundialmente.
     Como eu notei que a maioria das pessoas que estavam assistindo o seminário não conheciam as dicas que o grupo apresentou, resolvi pesquisar melhor sobre essas "facilidades" e postar quatro dicas para vocês (afinal, como blogueira, sei que sempre precisamos procurar algum tipo de informação ou tutorial na Internet, e as vezes, é bem complicado de achar!).

     1- Se você quer obter resultados com uma frase exata, jogue a frase no Google entre aspas.
    Como exemplo, procurei uma quote de O Diário de Anne Frank, e os resultados foram esses:


     2- Se você quer encontrar um assunto, só que apenas dentro de um determinado site, basta digitar o que você procura, e na sequência colocar site:(link do site).
     Por exemplo, se você quer procurar tudo que tenha relação com livros dentro do Sem Querer me Intrometer, digita assim: Livros site:http://www.semquerermeintrometer.com

     3- Se você quer encontrar um assunto, porém diversas palavras podem aparecer na sua pesquisa, basta você colocar um asterisco (*) no lugar da palavra.
    Como exemplo, procurei por tutoriais em relação ao header do Blogger.


     Dessa forma, encontrei resultados de como excluir, remover, alterar, modificar, personalizar (entre outros) o header do Blogger.

      4- Se você quer fazer uma pesquisa sem encontrar resultados que façam referência à um outro determinado assunto, basta digitar o que deseja encontrar e na sequência colocar o sinal de menos (-) e digitar que assunto você não gostaria que se atrela-se à pesquisa.
     Como exemplo, procurei por Logan Lerman MENOS tudo que envolva Percy Jackson.


     Dessa forma, minha pesquisa mostrará apenas resultados que não envolvam Logan Lerman com "Percy" (no caso, não podemos colocar duas palavras, optando apenas pela primeira).

     Espero que as dicas sejam úteis para vocês :) Elas me ajudam bastante agora que sei utilizá-las. E se conhecerem mais alguma dica dessas, contem pra mim!

5 comentários:

  1. Adorei essa dica do -, não fazia ideia que existia isso. Post muito útil,adorei!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Nossa, excelente! Essas dicas são ótimas para realizar trabalhos acadêmicos!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom! Gostei bastante das dicas, principalmente da segunda (fiz um teste Emma Watson - Hermione e depois o contrário, AHSUHASUHA)! Passarei a utilizá-los agora!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Meu professor uma vez passou algumas dicas, a das aspas é realmente boa, muito mais fácil na hora de pesquisar um trabalho! Agora essa do asterisco eu não sabia... E também não sabia que o “-“ tinha que vir colado na palavra, por isso que nunca deu certo... hahaha
    Muito boa as dicas!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das dicas
    Ajuda muito na hora de fazer uma pesquisa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.