Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Em Chamas | Suzanne Collins



Título: Em Chamas
Segundo livro da trilogia Jogos Vorazes
Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413
Avaliação: ★★



Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

     Essa resenha vai conter spoiler do primeiro livro. Então se você ainda não leu Jogos Vorazes, não fique bravo comigo! (clique aqui para ver a resenha de Jogos Vorazes)

     O truque que Katniss e Peeta fizeram para que ambos pudessem vencer a 74ª edição dos Jogos Vorazes irritou extremamente a Capital. Mesmo que os dois não soubessem, sua impensada ação serviu como chama para acender as revoluções em vários Distritos de Panem.

     Para continuar viva, Katniss tem que convencer a todos (principalmente, ao presidente da Capital, Snow) que seu ato de estender as frutas venenosas à Peeta foi inocente e ingênuo, apenas por estar perdidamente apaixonada pelo rapaz.

- Eu não tive a intenção de começar nenhum levante – digo a ele. Capítulo 2, pág. 30

     Dessa forma, Katniss se vê tendo que viver uma falsa vida ao lado de Peeta e teme que a farsa tenha que durar eternamente. Ela ainda se encontra confusa com seus sentimentos pelo companheiro de Jogos Vorazes, pois não consegue entender, também, o que realmente sente pelo amigo de infância, Gale.

     Como se a confusão dentro da mente de Katniss já não fosse suficientemente ruim, a estória se passa em ano de Massacre Quartenário, uma edição especial de Jogos Vorazes que acontece a cada vinte e cinco anos, onde as regras normais são alteradas.
     Coincidentemente (ou não!), esse ano o Massacre acontecerá da seguinte forma: Um vencedor masculino e uma vencedora feminina de cada Distrito terá que voltar para a arena.
     
     E dessa forma, mais uma vez, Katniss e Peeta vão juntos para os Jogos  Vorazes, porém, nessa edição, os dois tem a certeza que um deles não sairá vivo. 

- Você podia viver cem vidas e ainda assim não merecer aquele cara, sabia? – diz Haymitch. Capítulo 13, pág. 192

     Com a facilidade em arrumar aliados (já que o “casal apaixonado” está em evidencia) e a arena mais bem pensada que Suzanne poderia imaginar, tem início a 75ª edição dos Jogos Vorazes.
     Nesse momento da estória, conhecemos personagens fascinantes que nos acompanharão até o final da série. Além disso, vemos também, os obstáculos mais improváveis possíveis dentro dos Jogos.

     Ao contrário do livro anterior, que termina em um ponto morno da estória, Em Chamas termina de uma forma que te obriga, automaticamente, a começar a ler o próximo livro. 
     Suzanne Collins, mais uma vez, mostra o porquê de ser uma escritora tão prestigiada em vários países. Simplesmente, genial! 

11 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler essa série
    Parece ser muito boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. *---* <3 Uma das minhas série favoritas e que totalmente recomendo.
    Ótima resenha e realmente a forma pelo qual o livro terminou era para fazer com que o leitor fosse obrigado a ter nas mãos o último livro na hora @_@

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu amo amo amo essa série. Tava pensando em reler os livros um dia desses <3
    E realmente o final de Em chamas exige que você comece a ler logo A esperança!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha. Infelizmente mesmo sem ler já sei bastante da historia, isso por um lado me deixa muito curiosa pra ler :)
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  5. amei a resenha. o livro parece muito bom
    fiquei bastante curiosa, vai pra minha lista de desejados >.<
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã já leu, eu tô esperando pelo filme, ehehe

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. Eu amo JV, foi a saga que me iniciou no mundo das distopias! E Em chamas é sem duvidas o melhor dos tres! Mal posso esperar pelo filme, espero que tenham feito um bom trabalho!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo de paixão essa série. Li os três livros em apenas uma semana. E também sou dessas que aguarda o lançamentos dos filmes ansiosamente. *___*

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  9. Eu tô lendo esse livro estou na metade e já me apaixonei por ele!!
    E não vejo a hora de poder ver o filme! *-*

    Beijos
    http://vishquelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que dos 3 livros esse foi o que mais gostei :D
    Tô super empolgada com o filme esse ano *o*

    ResponderExcluir
  11. Estou na expectativa deste livro na versão da telona do cinema, muito bom mesmo. Gostei muito da sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.