Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Lado Bom da Vida | Matthew Quick



Título: O Lado Bom da Vida
Original: The Silver Linings
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 254
Avaliação: ★★
 



Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

     Preparem-se, leitores! Vocês estão prestes a saber minha opinião sobre um dos melhores livros que eu li em 2013. Então, quem está aqui querendo ler uma resenha negativa sobre O Lado Bom da Vida, sinta-se a vontade para mudar de post.

     Conhecemos Pat Peoples no dia em que sua mãe consegue, finalmente, que ele seja liberado da clínica psiquiátrica onde passou os últimos anos (embora ele acredite que foram apenas alguns meses).
     Os distúrbios de Pat fizeram com que ele se tornasse um homem extremamente ingênuo e esperançoso, quase como uma criança. Não conseguimos imaginar como era Pat antes da clínica, mas logo percebemos que tudo em sua vida tem como objetivo fazer com que seu casamento com a ex-mulher, Nikki, seja reatado.

     Pat treina exageradamente todos os dias porque Nikki sempre reclamava de sua vida e corpo sedentários. Pat toneladas de livros porque Nikki adora conversar sobre clássicos literários. Pat treina ser gentil, ao invés de ter razão (como ele diz durante todo o livro) porque Nikki sempre pedia que ele fosse mais simpático e a elogiasse mais. Ou seja, tudo que Pat faz é por causa da ex-mulher, mesmo que todos ao seu redor acreditem que seu casamento jamais será recuperado. 

A foto de Nikki é um retrato de seu rosto, e hoje me arrependo de não ter dito para ela quanto eu gostava dele. Capítulo Cheios de lava derretida, pág. 48

     Mesmo com todos seus esforços para recuperar Nikki e conseguir, pelo menos, um encontro com ela, Pat se vê obrigado a reestruturar sua vida sem a esposa. Para isso, ele tem que se readaptar à vida fora de uma clínica, e passa a acompanhar futebol americano com seu pai, Patrick (um homem mal humorado que deixa os campeonatos controlarem seu humor e sua vida), sair com o melhor amigo Ronnie e seu irmão Jake, passar um tempo com a mãe e visitar frequentemente seu psiquiatra, Cliff (que acaba se tornando seu amigo).

     Em meio a essa nova rotina, Pat conhece Tiffany, cunhada de Ronnie, que também se encontra bastante abalada psicologicamente após a morte do marido.
     Apesar de no começo Pat não perceber, Tiffany pode ser a única forma de, definitivamente, dar um fim ao “tempo separados” entre ele e Nikki. Então, mediante um acordo formal estabelecido pelos dois, Pat e Tiffany começam uma relação que termina se tornando uma incrível amizade

Lembre-se, Pat, posso ser uma amiga muito valiosa, mas você não vai querer que eu seja sua inimiga. Capítulo Como se ele fosse Yoda e eu fosse Luke Skywalker treinando no sistema Dagobah, pág. 159

     A narrativa de O Lado Bom da Vida é construída por relatos em primeira pessoa feitos por Pat, o que nos faz entender exatamente o que se passa na mente do protagonista.

     Por causa da mente abalada de Pat, ele enxerga uma realidade distorcida e é guiado pela filosofia de sempre ver o lado bom das coisas, como o contorno de luz que as nuvens têm quando o sol começa a se pôr.
     A visão de mundo do personagem principal é extremamente emocionante e inspiradora. Com esse livro, podemos ver que, às vezes, aquelas pessoas que a sociedade considera “loucas” podem ser extremamente sábias.

     Com capítulos curtos e com linguagem simples, a leitura se torna rápida. Eu simplesmente não conseguia parar de ler!
     Indico O Lado Bom da Vida para todos, de verdade. As lições que estão no livro são maravilhosas e nos levam a refletir sobre nossas próprias vidas. Além disso, Pat Peoples consegue convencer qualquer um a praticar ser gentil, ao invés de ter razão. 

22 comentários:

  1. O livro é lindo! Durante ele todo sentimos um ar de mistérios que aos poucos vão se revelando até o final. Já no filme, eles são revelados toda a hora! O filme, se analisado por si só, foi legal, mas pra quem já havia lido o livro... :C


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, ainda mais depois de ler sua resenha :)
    Como sempre, adorei a resenha...
    Abraços,
    Gabriel (http://perdidonaslinhas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana! :)
    Adorei sua resenha! E já queria muito ler esse livro, que todo mundo diz que é muito bom, quero só aumentou minha vontade e curiosidade.
    Beijos!

    PS: Tem sorteio rolando no blog! Participe!
    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/06/promocao-de-ferias-o-nao-percam.html

    ResponderExcluir
  4. ainda não li esse livro. mas to com muita vontade ^^
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro!! Acabei assistindo o filme logo e agora só quando esquecer pelo menos um pouco a história é que darei uma chance ao livro.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariana!!
    Vim retribuir a visita, estou te seguindo! Se puder retribuir ficarei feliz!!

    Beijo
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Awn, que lindo que gostou de O lado bom da vida, o livro é mesmo MUITO bom, amei a narrativa diferente, a estória diferente, na verdade, tive uma relação de amor e ódio com esse livro e com Pat, uma hora me emocionava com ele, outra hora ficava com raiva por ser tão obsessivo em relação à Nikki. Mas enfim, assisti o filme não gostei muito do geral dele, mas foi bom ver o Pat nas telonas, até que o Bradley soube interpretar bem e a Jennifer também *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha desistido de ler de tantas resenhas negativas que eu li, mas como houve uma positiva, algo de bom o livro deve ter hahahah. Voltou para meus 'desejados' =P
    Ah, antes que eu esqueça...é a primeira vez que eu venho aqui e adorei, tá de parabéns!!
    Beijinhos

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Vi que você passou pelo OB e vim te visitar, rs. Que lindo teu blog! *-*
    Eu comecei a ler o livro, mas parei para ler outros e não retomei ainda :P Quero terminar de ler e ter a mesma opinião que você, o filme é ótimo!

    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Este livro foi bem elogiado no lançamento, mas acabei deixando para depois, gostei dos pontos que você citou na resenha e fiquei curiosa para saber mais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Vejo muita gente falar muito bem desse livro... ;)
    ainda vou comprar !!
    Beijos - Seguindo
    http://pimentaeoutrasdrogas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Falam super bem desse livro/filme
    Tenho muita vontade de conhecer essa emocionante historia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tipo, tem um mês que comprei esse livro e ainda não li. Vejo resenhas ótimas sobre ele, e a sua tbm está, mas a minha fase romântica está tão balançada que não tô mto afim de chorar... rsrsrs

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Juro que nunca vi resenha negativa sobre esse livro, nossa senhora, rs.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Um livro que está entre meus desejados desde a estréia do filme! OMG preciso ler isso logo!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Está na minha lista ler esse livro e assistir ao filme, tenho certeza que vou gostar muito da história. Muita gente comenta super bem dele, e pareceu ser interessante pela sua resenha.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  17. Este é um dos livro que ainda quero ler , adorei a resenha , só assistir o filme e gostei mais qual é o livro que se compara com o filme? Nunca na face da terra kkk. quero muito ler-lo.

    Abraços,
    muchachoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah teve autógrafo na bienal,passei por lá !
    Tava para comprar o livro,mas não deu tinha muita gente kkkkkk
    Só vi o filme :D
    #QUEROOLIVRO

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro, por mais que eu goste do filme, parece que o livro 'e meio chato, mas não sei pq pensei nisso e agora estou apaixonada por ele. Quero muito ler ele *______*

    ResponderExcluir
  21. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.