Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: @mor | Daniel Glattauer



Título: @mor
Original: Gut gegen Nordwind
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
Páginas: 184
Avaliação: ★★





Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

     Certo dia, Emmi Rothner mandou um e-mail pedindo o cancelamento de uma revista que assinava, porém, por engano a mensagem foi enviada para Leo Leike, um psicólogo da linguagem.
     Após algum tempo, mas um engano acontece, e Emmi entra novamente em contato com Leo. A partir de então, ambos começam a trocar e-mails cada vez mais pessoais, e aos poucos, vão se “conhecendo” virtualmente.

     Emmi é casada, e garante a Leo que é feliz mantendo seu relacionamento de forma inusitada (apesar de morar com o marido, Emmi garante ter uma vida totalmente independente a ele). E o rapaz, por sua vez, acaba de sair de um relacionamento de forma muito dolorosa, o que faz com que não tenha uma percepção atual muito positiva sobre o amor. 

Revelei a você nas entrelinhas não somente que sou casada, mas até mesmo que sou feliz no casamento. Capítulo 2, pág. 27

     Podemos perceber, através dos e-mails, que Emmi e Leo são totalmente diferentes: Ela é independente, vaidosa, segura de si, tem família montada e acha, inicialmente, que os e-mails trocados pelos dois não passam de um flerte inofensivo e divertido, enquanto ele não valoriza aspectos físicos, não se sente confortável em encontros reais, tem apenas uma irmã para conversar e usa os e-mails para desabafar suas maiores mágoas e sentimentos.

     Mesmo assim, com todas as diferenças, os dois continuam trocando e-mails por meses. Emmi quer conhecer Leo pessoalmente, mas ele acredita que isso não é importante no momento. Esse assunto (entre outros) gera diversas discussões do “casal”, onde Emmi quer sempre ter a palavra final, enquanto Leo se mostra parcialmente indiferente (outra grande diferença entre os dois!).

     O que me irritou profundamente nesse livro foi exatamente isso: esse chove não molha. Quando Emmi quer encontrar Leo, ele insiste que vê-la quebraria a magia de suas conversas e quando Léo quer encontrar Emmi (principalmente quando está bêbado!), ela diz que não quer que as coisas sejam daquele jeito. Eu simplesmente não entendo! 

Eu gosto de você. Até demais! Muito, muito, muito! E eu simplesmente não posso crer que você não queira me ver. Isso não quer dizer que devemos realmente nos ver. Dever é claro que a gente não deve! Mas eu, por exemplo, gostaria de saber como você é. Capítulo 2, pág. 29

     Outra coisa que achei um pouco estranha, também, foi que eles se ligaram muito facilmente. Na verdade, os primeiros e-mails dos dois não foram tão fascinantes para que ambos embarcassem nessa jornada de amor virtual. Acredito que os dois se entregaram muito rápido um ao outro, o que é, no mínimo, esquisito.

     Ainda sim, @mor vale a pena por conter uma narrativa extremamente simples. Por ser inteiramente escrito em forma de e-mails, a leitura flui rapidamente, fazendo com que o livro seja terminado em pouco tempo, mesmo que não apresente grandes momentos de emoção ou adrenalina (o que normalmente aumenta a agilidade de leitura de qualquer um).

     A maneira com que o livro acaba é o que mais me impressionou em toda a estória. Realmente, Daniel Glattauer me fez ansiar loucamente por Emmi & Leo (livro de continuação).
     Então, aí vai a dica final: Se quiser uma leitura rápida, descontraída e com vocabulário simples, aposte em @mor, mas se quiser realmente se envolver com uma estória, procure outro livro. 

11 comentários:

  1. Pior que eu consegui me envolver. Me identifiquei muito com a história e esse livro é um dos meus favoritos. Achei lindo e entendo como é desesperador vc conhecer uma pessoa e passar um bom tempo falando com ela até o dia que ela some... é horrível! Por isso me apaixonei pela história, porque me vi alí.

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não o conhecia, mas quero muito ler agora, pois adoro livros desse estilo *-*

    ResponderExcluir
  3. Parece bem fofo, mesmo que seja meio abrupta a entrega dos dois. Você já viu as capas novas? São muito bonitinhas! ^^

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Oii, ameii o post! Recomendadíssimo pra mim!

    beiijos
    Visita meu blog?

    girlythings.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba, eu curto esse tipo de livro, sabia? Fiquei muito interessado. A resenha tá impecável. Beijão, viu?
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Mariana, preciso muito falar com você. Entra em contato comigo:


    https://www.facebook.com/erickvinicius.ferraz
    Quanto mais rápido, melhor! Beijos.


    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana, tudo bem?

    eu gosto da ideia desse livro ser feito por troca de emails e confesso a você que sou super curiosa para ler, acho que nunca li um livro neste formato. Adorei a sua resenha.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Você entrou em contato no skoob e, cá estou eu. Acabei de conhecer e já estou amando seu blog.

    Tenho uma curiosidade imensa de ler esse livro, a cada resenha que leio, ela fica ainda pior! Assim que tiver a oportunidade eu compro o livro pra poder ler.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Desejo tanto esse livro, principalmente o segundo volume.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou para ler esse o/
    Gostei muito da resenha,já já tá um tempo rolando na minha lista para ler :/
    Vou ver se arranjo tempo :D

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito esse livro, vi em PDF, mais quero o livro +/





    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.