Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Entrevista #1: Marli Carmen Jachnkee

     O Sem Querer me Intrometer traz, hoje, a entrevista que fiz com uma autora nacional SUPER bacana que lançou, recentemente, pela editora Nova Letra, seu primeiro livro, Amazônia - Um Caminho para o Sonho. Aproveitei a oportunidade de conversar com a escritora Marli Carmen para tirar algumas dúvidas sobre o dia-a-dia de um autor, além de conhecer um pouco melhor suas inspirações literárias e a estória de seu primeiro livro.

Sem Querer me Intrometer: Sempre foi muito ligada ao universo da literatura? Lembra-se da primeira obra que leu e, realmente, gostou?
Marli Carmen: Desde pequena, quando ainda nem sabia ler e ganhei meu primeiro gibi do meu avô paterno - um grande leitor! A primeira obra, foi um livrinho que tinha um menino e um barco na capa. Infelizmente, já não lembro o nome.

Sem Querer me Intrometer: De onde surgiu a inspiração inicial para criar a estória de "Amazônia"?
Marli Carmen: Do amor que sinto pela nossa linda floresta, para escrever Amazônia- Um Caminho para o Sonho. Eu fui percebendo que as pessoas tem uma imagem equivocada da Amazônia, e decidi mostrar o que muitos não conhecem. Vários leitores dizem que se surpreenderam, que não esperavam muito da obra e que amaram a leitura. Isso é realmente gratificante. Meu livro não criou expectativas no leitor e o conquistou! Não é lindo? Eu acredito que é por que eu escrevi por amor e com amor!

Sem Querer me Intrometer: Quem foi seu primeiro leitor? E qual foi a primeira coisa que ele te disse ao ler sua estória?
Marli Carmen: Foi uma professora. Ela fez um elogio. Falou que eu descrevo muito bem as paisagens e que ela pôde se sentir naqueles lugares. Fiquei muito feliz com o retorno dela. Disse também, que eu deveria seguir adiante porque, segundo ela, eu tinha algo diferente e novo para oferecer ao leitor.




Sem Querer me Intrometer: Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou quanto à publicação e/ou divulgação do livro?
Marli Carmen: Quanto a publicação foi a questão financeira. Quanto a divulgação é não poder distribuir nas livrarias de todo o país. Percebi que os leitores gostaram da obra, assim que, apenas faltou pra mim (e para o livro [risos]) tê-lo nas livrarias do Brasil.

Sem Querer me Intrometer: Comparando sua rotina antes e depois de se tornar autora, o que mudou no seu dia-a-dia?
Marli Carmen: Hoje em dia tenho mais ocupado o meu tempo. Melhorou no sentido positivo, pois você vai tendo sempre ideias de novos projetos e precisa colocá-los em prática.

Sem Querer me Intrometer: O que é o mais recompensador em se escrever um livro? Algo que realmente te faça pensar "Que bom que resolvi começar a escrever!".
Marli Carmen: No meu caso, já que é um livro de entretenimento com conteúdo é justamente saber que estou oferecendo algo a mais para o leitor. Eu acredito que o conhecimento nos liberta.

Sem Querer me Intrometer: Quais autores (nacionais ou não) você indica aos seus leitores?
Marli Carmen: Eu indico Junior Menezes, Lilian Reis, Keila Gon e Samanta Holtz- nacionais. Indico Gabriel García Marquez e Mario Vargas Llosa.

Sem Querer me Intrometer: Deixe uma mensagem para quem gostaria de se tornar escritor.
Marli Carmen: Vá com calma, mas siga adiante. Escreva, reescreva. Pergunte a opinião de algumas pessoas de confiança e críticas sinceras. O momento de modificar é antes da impressão. Então, aproveite para ouvir o leitor. Ah, e por favor, pense se é realmente aquilo que você quer ou é apenas um capricho do momento.


Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, em uma viagem de busca por conhecimento, não só do lugar, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Passando por Manaus, pelo maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, Parintins, a misteriosa Fordlândia e a incrível Belém, descobriremos segredos, sentimentos, que levarão o leitor a conscientização da preservação da Amazônia, a quebra de mitos, o folclore da região, uma pitada de romance e suspiros que deixarão o leitor atento do começo ao fim. Seus sonhos e desejos destacados nas páginas de Amazônia – Um Caminho para o Sonho. Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos nasce a descoberta da força para percorrer o caminho para o sonho.

9 comentários:

  1. Oi princesa. Obrigada pelo maravilhoso apoio. Adorei participar da entrevista contigo. Você é uma fofa.
    Mil beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Que bacana essa entrevista, é tão bom ver como os autores nacionais estão ganhando espaço no mundo literário, e tantas obras de qualidade estão sendo lançadas. Ainda não tive a oportunidade de ler a obra da Marli mas espero ler em breve. Descobri a algumas semanas atrás que a Marli é daqui de pertinho da minha cidade, somos vizinhas hehe Tão bom descobrir isso.
    Muito sucesso Marli!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista legal! E que lindo saber que foi o avô dela quem deu o primeiro passo para que ela entrasse nesse mundo literário.
    Espero que ela tenha muito e muito mais sucesso nesse meio literário.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Não conhecia a autora e nem o livro! Muito bacana conhecer mais escritores nacionais! rs

    Beijos
    E obrigado pela visitinha em meu blog! Seja bem vinda e sinta-se a vontade para voltar, sempre! :)

    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/ (passa lá :)

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a autora, apesar de não ter lido o livro dela, sempre vejo alguma resenha ou divulgação no Facebook.
    Adorei a entrevistam pude conhecer um pouco mais sobre ela e, agora que também publiquei meu livro, entendo o que não só ela, mas vários outros autores já comentaram em diversas entrevistas.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  6. A sempre bom poder conhecer um pouco mais os autores nacionais, e a Marli é uma fofa né. Adorei a entrevista.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que show a entrevista, não tinha visto nenhuma entrevista com ela ainda. Tô ansiosa pra ler Amazônia! Beijo.
    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista e achei legal os motivos que a levaram a escrever sobre a Amazonia. Me identifiquei quando ela falou do avô que deu o gibi, o meu fez o mesmo <3

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Eu conheço a autora a um bom tempo, li a obra e digo que eu fui uma das que se cativaram pela história, estou aguardando o lançamento do próximo....\o/...adorei as indicações de autores e as respostas da Marli, parabéns ao blog pelas perguntas e pela entrevista.

    Adorei o espaço aqui...\o/....beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.