Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Diario de um Banana | Jeff Kinney



Título: Diário de um Banana
Original: Diary of a Wimpy Kid
Autor: Jeff Kinney
Editora: V&R
Páginas: 217
Avaliação: ★★



Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.



     Diário de um Banana conta, de forma bastante informal, o dia-a-dia de Greg Heffley, um jovem menino que está cursando o ensino fundamental e sonha em ter destaque (qualquer forma de destaque!) em sua vida escolar. 
     A estória começa quando a mãe de Greg dá a ele um diário para que expresse seus sentimentos e emoções mas, como ele não gosta muito dessa ideia, passa a escrever na agenda situações da sua rotina, para que seus fãs possam lê-las quando ele for rico e famoso.

A única razão de eu ter aceitado isso é porque imagino que, mais para frente, quando eu for rico e famoso, vou ter coisas melhores para fazer do que ficar respondendo a perguntas bestas o dia inteiro. Daí esse livro vai vir a calhar. Setembro, pág. 2

     O protagonista estuda em uma escola normal e, como toda criança da sua faixa etária, enfrenta perigos diários: valentões, broncas dos pais, responsabilidades sobre o irmão mais novo (Manny), chacotas do irmão mais velho (Rodrick) e sua gritante falta de popularidade. Mesmo assim, Greg se mostra um garoto extremamente seguro de si, o que faz com que ele viva se envolvendo em todos os projetos que possam, um dia, levá-lo ao estrelato.
     Conhecemos, também, Rowley Jefferson, melhor amigo de Greg, que apoia todas as loucuras do personagem principal, metendo-se, dessa forma, em todas as confusões junto com ele.

Meio que decidi jogar a toalha nesse Natal e fui para a casa do Rowley. Dezembro, pág. 129

     Conforme a narrativa se desenvolve, fica evidente o temperamento de Greg. Nosso protagonista se mostra totalmente infantil, e acredito que essa seja a ideia central do livro. As preocupações e ações de Heffley são tão puras e simples que nos transportam ao nosso próprio período de ensino fundamental.

     Diário de um Banana é um livro totalmente desestressante. A leitura é leve, informal e rápida (eu terminei o livro em pouco mais de uma hora).
     Além disso, o trabalho gráfico da Editora V&R ficou maravilhoso! O livro é um diário perfeito para um jovem garoto, com folhas pautadas, capa dura, letra "de mão" e muitas ilustrações demonstrativas divertidíssimas.

     Apesar do teor totalmente infantil da estória, pretendo ler os outros livros da série e tenho certeza que me divertirei com todos da mesma forma que me diverti com esse primeiro. Recomendado! (principalmente depois de uma leitura cansativa) 

11 comentários:

  1. Nunca tive curiosidade para ler essa série,não sei se é por conta da temática ou por eu estar velha demais hahaha. Eu até leria se ganhasse o livro ou pegasse emprestado. Mas tenho certeza de que quem é mais novinho do que eu vai curtir bastante, afinal retrata algum dos questionamentos de gente mais nova como: popularidade,broncas, escola e tudo o mais que compõe :)

    beijos.

    http://olivrodasemana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um livro rápido e descontraído. Feito para as pequenas crianças, suponho.
    Acredito que os outros livros tenham uma qualidade igual, se não melhor. Acho que folheei na casa dos meus pais quando viajei, foi interessante, mas não é minha praia. Apesar de eu ainda me considerar um verdadeiro crianção.
    Pode ser divertido tê-lo na mochila para quando se está andando de ônibus, ou coisa do tipo.

    Sem mais, Lunewalker.
    http://lunewalker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah sempre tive vontade de ler essa série, mas não dou prioridade. É mais aquele tipo de livro que você quer ter na estante pra um dia que você quer algo leve. Usando suas palavras, pra desestressar!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito lindinho, né?! Já andei folheando ele nas livrarias por aí, e vi que é muito bem feito.
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  6. Esses livros em forma de diário são muito divertidos e atraem bastante o público novinho. Como minha filha é menina, esse nunca passou por aqui, mas sei que meu primo leu toda a coleção do "banana" e adorou.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nenhum livro dessa serie, mas parece ser bem divertido!!!


    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro essa série!! Tenho todos os livros em casa, rs. Tudo bem que é infantil, mas é muito legal, achei muito divertidos! Vale a pena ler, é um ótimo passatempo! ((:

    ResponderExcluir
  9. eu postei no meu blog esta resenha adorei , coloquei creditor ta bom? se quiser eu posso tirar

    ResponderExcluir
  10. MUITO DAORA EU GOSTEI MESMO QUE SEJA PARA PESSOAS MAIS NOVAS DO QUE EU PORQUE E MAIS LEGAL LER LIVROS AMERICANOS OU DE OUTROS PAISES DO QUE LIVROS DO BRASIL!

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.