Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Os 13 Porques | Jay Asher



Título: Os 13 Porquês
Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Avaliação: ★★


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 

     Antes de começar, tenho que dizer que estou bastante animada em fazer a resenha de um livro que desejava ler desde 2010. Os 13 Porquês conseguiu me surpreender muito e, ao mesmo tempo, atender às minhas expectativas (que confesso, eram altas!).

     No livro de Jay Asher, conhecemos Clay Jensen, um jovem estudante que acaba de receber em sua casa um estranho pacote sem remetente contendo sete fitas cassetes.
     Ao ouvir a primeira fita, Clay descobre que elas foram gravadas por Hannah Baker, a garota por quem ele sempre foi apaixonado e que, infelizmente, cometeu suicídio há algumas semanas.

     As fitas contêm as últimas palavras de Hannah antes de tirar sua própria vida, e ela explica aos ouvintes que todos aqueles que as receberem, assim como Clay, devem ouvi-las até o final e repassá-las ao próximo nome da lista.
     Ao todo, 13 pessoas receberão as fitas e todas elas tiveram um impacto profundo na vida de Hannah, influenciando-a a tomar a decisão de se matar.

Não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar uma decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça. Fita 4, Lado B

     Enquanto ouve as fitas, Clay descobre quem são as outras pessoas que receberam (ou ainda receberão) as fitas gravadas por Hannah e passa a entender porquê elas marcaram a vida da menina. Baker conta, sobre cada um dos destinatários, uma história marcante e, na maioria das vezes, perturbadora que presenciou durante seu período escolar, revelando grandes segredos que muitos acreditavam terem morrido com ela.
     Assim, no final do livro, finalmente podemos ligar todas as histórias e entender quais foram os treze porquês que levaram Hannah Baker ao suicídio.

     O que me surpreendeu no livro é que Hannah não faz o tipo de garota que costuma ser associada à ideia de suicídio. A garota sempre foi bonita, inteligente, popular e bastante sociável, porém escondia dentro de si aflições e medos que eram alimentados pelas pessoas que não a respeitavam e a julgavam de maneira incorreta.

     Os 13 Porquês conseguiu se manter infinitamente longe do clichê. Nenhuma estória que eu tenha lido ou assistido até hoje mostrou tão bem como as razões para que uma pessoa cometa suicídio possam ser tão... simples.
     Muitas das situações contadas por Hannah são frequentemente vistas no nosso dia-a-dia sem que sequer percebamos o impacto que elas podem causar às pessoas que as vivem.

     A obra traz uma Hannah Baker perfeitamente aprofundada psicologicamente. A descrição de seus desconfortos, temores e inseguranças é tão bem trabalhada que nos faz torcer por sua recuperação mental (nossa protagonista sofria de depressão), mesmo que já saibamos qual é o final da história que a menina conta em suas fitas.
     Clay também é um personagem bastante interessante e tem a função de nos mostrar o outro lado da história. O lado de alguém que sempre admirou e amou Hannah mas, mesmo assim, não pode perceber como ela se sentia enquanto ainda estava viva. 
     A reação do rapaz diante das fitas e o percurso que ele traça enquanto as ouve traz doses extras de emoção à estória.

     O livro consegue fazer o leitor refletir sobre pequenas ações, além de conter uma narrativa totalmente instigante, com vocabulário simples e informal, o que faz com que seja impossível parar de ler até a palavra final.

Tudo que a gente realmente possui... é o agora. Fita 5, Lado A

18 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas pela sua resenha parece ser muito legal, fiquei animada para conhecer...
    (Impressão minha ou o livro traz também como assunto o bullying?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está relacionado à bullying, sim! Bem observado.

      Excluir
  2. Um livro que me cativou por alguns trechos que li em alguma página do facebook. Comecei a ler e espero gostar muito, pois como você estou com uma expectativa bem alta. Gostei muito da resenha e me fez querer ler ainda mais.
    Beijos, Bia
    http://biiamuller.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Não sei se eu sou um pouco dramático, mas adoro essas histórias que possuem esse traço melancólico, de perda e problemas psicológicos!
    Estava com vontade de ler o livro, mas depois de sua resenha a vontade se intensificou muito!

    Parece ser excelente toda a trama! Necessito dele, urgente!! :)

    beijos

    Adriano G || GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu quero muito ler esse livro, suicídio é um tema que me interessa muito... xD
    adorei tua resenha...
    bjs, Mari
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha ficou ótima! Faz pouco que descobri esse livro, e fiquei bastante curiosa... Com sua resenha, já coloquei na lista de desejados! Apesar de ser meio fúnebre, adoro essa temática pelo choque de realidade, e pelas reflexões que trazem! De novo, adorei a resenha! =D

    ResponderExcluir
  6. eu sou louca pra ler esse livro faz tempo, mas ainda não tive a oportunidade e essa sua resenha me deixou com mais vontade de ler <3
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei quando li esse livro, eu me senti sendo a própria Hannah ou sendo muito próxima dela, eu me via querendo entrar no livro e fazer as pessoas pararem de agir assim com ou ela, ou que simplesmente ela não tivesse se matado.
    foi um dos melhores livros que li
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Sempre me interessei pela capa, mas só agora li a sinopse. Junto da sua resenha, me fizeram realmente querer ler esse livro! Parece ser muito bom e surpreendente! Já coloquei na minha lista de futuras leituras!

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Posso dizer que esse livro foi o que me fez refletir mais esse ano, existem tantas Hannah's por aí, que sofrem por causa da opinião alheia. Acho que se as pessoas passassem a refletir mais antes de julgar alguém, a vida de muitas pessoas poderia ser diferente e, quem sabe, Hannah ainda estivesse viva.
    Adorei sua resenha, esse livro é mesmo instigante e às vezes meio tenso, mas acho que todos deveriam lê-lo para compreender as grandes consequências das "pequenas ações".
    Parece que o livro ganhará um adaptação, ficou sabendo? Dizem que Selena Gomez interpretará a Hannah, nada contra a Selena, mas não consigo imaginar ela sendo a Hannah. :/

    Parabéns pela resenha anjo.
    Um beijo, Tati. ♥

    http://balanconasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. esse é um dos meus livros favoritos, amo demais ele‼
    o que mais me tocou nesse livro, foi que na época em que eu li eu andava pensando muito nessa história de suicídio (não que eu realmente tivesse coragem, mas sabe aquele 'torneira' pingando?). Ele me fez entender que todos temos problemas e que devemos procurar resolver da maneira mais saudável procurando alguém que possa ajudar (o que a Hannah fez, mas infelizmente não foi levada a sério). Acho que um dos maiores pecados quem alguém pode cometer com alguém que está sofrendo assim e debochar e dizer que isso é frescura e que tem outras pessoas em estado pior, mas o que elas não entendem é que cada um aguenta uma dor diferente.
    Enfim, adorei a sua resenha vc conseguiu captar a mensagem dele e explicar isso de um modo fácil
    PS: suicídio é uma coisa que não fica mais pingando na minha mente =D

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    ainda não li esse livro, mas estavam comentando sobre ele ontem no Clube do Livro!!
    Embora não seja o tipo de livro que usualmente eu leia, fiquei muito mais instigada com a história agora, com sua resenha, quem sabe eu não leia?
    Realmente a depressão e uma doença que nem sempre dá sinais para os que estão próximo, sobretudo se a pessoa tenta mascará-la.

    Abraços,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
    http://yumeeocantinhodaleitura.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/pages/Yume-e-os-Livros/354138304679022
    @Yumeeoslivros

    ResponderExcluir
  12. Já ouvir muita coisa em relação a esse livro,
    tenho que confessar que a capa não me chamou
    a atenção, mais a estória me deixou um pouco curiosa
    em conhecer a obra :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Um dos livros mais desejados por mim hahaha adorei sua resenha e quero muito comprar esse livro, espero ter oportunidade logo hahaha
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sempre ouço muitos elogios com respeito à esse livro, mas nunca havia me interessado em lê-lo; vai ver não estava no clima, antes, para ler uma história onde há suicídio. Mas, sabe de uma coisa? A sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer Os 13 Porquês! Parece mesmo ser uma história ótima, além de densa e carregada de drama, e já vou colocá-lo na minha wishlist. Certamente irei conferir logo que possível
    Beijos...

    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  15. Qual a faixa etária par este livro? É pesado para 11 a 13 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, não tem nada MUITO explícito... Mas acho que é pesado pra essa idade, sim.

      Excluir
  16. Já li o livro e simplesmente amei, muito bem escrito, cada pagina que você le, dá mais e mais vontade de continuar.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.