Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Conselho de Amiga | Siobhan Vivian



Título: Conselho de Amiga
Original: A Little Friendly Advice 
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 223
Avaliação: ★★







Ruby está completando 16 anos… mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena… e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem. 

     Se você, assim como eu algumas semanas atrás, está querendo ler Conselho de Amiga para apreciar uma leve e divertida estória adolescente, DESISTA. Não se deixe enganar pela capa rosa com menininhas felizes, pois esse livro pode conter muito mais dramas do que você imagina (e pode ser muito mais maçante também!).

     Ruby, nossa protagonista, nunca encarou bem a separação dos pais. Ainda muito pequena, ela aprendeu a desprezar e odiar o próprio pai por ter largado sua casa e família e partido sem rumo para algum lugar desconhecido.
     Devido a esse fato, o reaparecimento de Jim em seu aniversário de 16 anos fez com que Rubes ficasse descontrolada. Todos os sentimentos que ela havia reprimido durante anos voltam à tona, mas agora ela tem escolhas a fazer: Seu pai parece estar querendo se reaproximar dela, e apesar das intervenções de sua melhor amiga, Beth, que é totalmente contra essa reaproximação, Ruby tem que decidir se dará uma chance a Jim de explicar sua longa ausência.

Meu pai não voltou para o Oregon. Está aqui em Akron. Esperando por mim. Capítulo 11, pág. 83

     O foco de Conselho de Amiga é a relação conturbada entre Ruby e Jim e como isso afeta o relacionamento da menina com outras pessoas. Sem grandes emoções, apenas isso.

     Ruby é uma das “mocinhas” mais chatas que já encontrei em um livro. A garota é extremamente indecisa, manipulável, sem graça e outros diversos adjetivos negativos que me fizeram odiá-la em quase 100% da leitura.
     Houve momentos em que eu quis abandonar a leitura só por não aguentar mais a forma como Rubes era subordinada à sua amiga Beth. Fiquei verdadeiramente estressada com a falta de reação da personagem durante toda a trama.

Estou pensando que vou voltar para casa sozinha, mas, assim que me levanto e bato a porta do armário, vejo Beth me esperando. (...) É como se Beth tivesse virado minha mãe ou algo assim. Capítulo 25, pág. 161

     Para mim, até o casal que é formado durante a trama (Ruby e Charlie) é maçante. As amigas de Rubes que, na minha opinião, são o ponto forte da estória por terem personalidades marcantes e definidas, tiveram pouquíssimo destaque.

     Conselho de Amiga desenrola-se lentamente e, ao contrário do que a capa sugere, não é uma leitura nada divertida. A narrativa em primeira pessoa e com palavras fáceis faz com que o livro não se torne tão insuportável.

     No final, consegui ser surpreendida duas vezes e a estória tomou um rumo diferente do que eu imaginava, mas isso não foi o suficiente para garantir mais que 3 estrelas para a obra de Siobhan Vivian.

7 comentários:

  1. Oie :)
    Nunca tive muita vontade de ler esse livro e depois da sua resenha confirmei as minhas expectativas.
    Mas eu não sabia que era tão ruim :(
    beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai eu quero ler este livro, essa resenha me incentivou muito. Eu estou fazendo uma meta de livros para ler em 2014 e esse vai entrar na minha meta.

    http://imaginesonedirection-1d.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    gente todo mundo fala que esse livro foi uma grande decepção e agora vou acrescentar mas um a minha lista de nunca vou ler hahaha

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. (nossa flor, vou ter q comentar, como tenho pavor de comentário feito e colado =x a pessoa não vê q vc não curtiu a ideia?? êhhh laia...)
    Eu vi uma resenha desse livro e apontava coisas parecidas,principalmente pela capa que dá uma ideia e o livro não tem nada disso! Eu tenho tanto livro pra ler, q suspeito ser bom q vou passar essa leitura, parece realmente que não vai me agradar, gosto de coisas mais elaboradas! Pode ser diálogos faceis, mas tem q ir além né?
    Bjus bjus!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  5. Oii Mari

    Assim como você fui pela capa fofinha, rosinha e bonitinha esperando um daqueles livros bobinhos, porém que você acaba gostando no final. E me ferrei.

    Ruby é uma chata, não tem nada de mocinha gente como a gente (que são as mais legais). Aquela Beth era uma chata (apesar de tudo), Katherine era uma descontrolada, Maria era a menos pior daquela patotinha terrível.

    Até que eu gostei um pouquinho do Charlie, achei ele um personagem "passável". Que livro terrível, tenho até medo de comprar "Olho por Olho" e ter uma decepção como essa. Mas enfim, pararei com a minha indignação antes que saia um spoiler daqui HAHAHAHA

    beijos.

    http://olivrodasemana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari !
    Nossa, eu tava sendo totalmente levada pela capa, acreditei que era aquelas histórias parecidas com filmezinhos adolescentes que no final a garotinha sempre consegue, sabe?
    Mas pelo que percebi, a história é mais voltada para a relação dela com o pai.
    Apesar disso, ainda tenho vontade de ler a história e descobrir esse "final" ai que você disse que te surpreendeu, rsrs.
    Parabéns pela resenha, Mari.

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. ja li não sou esse tipo de garota e gostei será que esse segue aquela mesma linha ?

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.