Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Gringos On-line | M.S. Dehlia



Título: Gringos On-Line
Autora: M.S. Dehlia
Editora: Ler
Páginas: 147
Avaliação: ★★
(4/5)





Um amor inesperado e indestrutível que surgiu quando ela brincava de analisar perfis em um site europeu de relacionamentos. Conheça Gringos Online! - Uma comédia romântica que traz Mariam, uma atrapalhada brasileira que se dizia blindada para o amor até conhecer o Lord Inglês Adam Marshall. Decidido, desde que viu uma fotografia de Mariam no site, Adam se desdobrou para conquistá-la e fazê-la acreditar que ainda existem homens perfeitos e capazes de fazer uma mulher completamente feliz. O livro também traz muitas informações sobre viagens, museus e especialmente detalhes do cotidiano londrino, alemão e croata. 

     Quando a autora M.S. Dehlia entrou em contato comigo para apresentar seu livro, a primeira coisa que me chamou atenção foi o tema da estória: relacionamentos virtuais.
     Acredito que no mundo atual, onde grande parte das relações interpessoais são estabelecidas (ou, ao menos, consolidadas) pelo uso da tecnologia, esse tema é extremamente interessante.

     Em Gringos On-line, Mariam, nossa irreverente protagonista, procura o conforto dos contatos virtuais após uma separação não muito amigável. Ela recentemente mudou-se para a casa de uma das irmãs no exterior (Inglaterra) e utiliza sites de relacionamentos como uma nova forma de aprimorar seu vocabulário e conversação em outros idiomas durante sua estada.

     No início, Mari apenas troca mensagens com rapazes sem se envolver fisicamente com eles. Ela se encontra fechada para contatos mais íntimos e foge de encontros como o diabo foge da cruz.
     Porém, durante o livro, nossa protagonista conta, em primeira pessoa, tudo sobre os rapazes que, mesmo com receio, decidiu conhecer pessoalmente (incluindo nosso querido mocinho, Adam, com quem Mariam tem um relacionamento mais aprofundado durante a trama).

Feliz da vida, não respondi. Nem saberia o que dizer. Humanos não possuem bulas e nem fórmulas. Se a pessoa não interessa, não responde. Se a pessoa interessa, também não responde? Haja egocentrismo. Capítulo 8, pág. 96

     Suas decepções e satisfações com os primeiros contatos estabelecidos com seus, até então, pretendentes virtuais tornam a leitura informal e divertida.
     Nas páginas de Gringos On-line conhecemos rapazes de diversas nacionalidades, com personalidades distintas e influenciadas por seus diferentes costumes (descritos de forma genial e prioritária pela autora).

     O livro contém, também, um toque de turismo. A autora descreve e apresenta museus e outros pontos turísticos dos locais visitados por Mariam, o que torna a leitura superinteressante e envolvente para aqueles que, assim como eu, tem curiosidade de conhecer o continente europeu.

     Sem clichês e finais felizes forçados, Gringos On-line conseguiu me cativar. Toda a estória é narrada de forma tão humana e real que permite que nos identifiquemos muito melhor com Mariam e as pessoas que a cercam.

A verdadeira compreensão não depende do cérebro, e sim do coração. Por mais que meu lado racional quisesse negar o fato, eu implorei para ser encontrada. Só precisou de um empurrãozinho do destino para meu coração estar no lugar certo e no momento apropriado. Capítulo 11, pág. 129

5 comentários:

  1. Parece bem legal!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas onde arranjo money pra isso? hahaha
    Bj no core, Mari.
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor! Tudo bem?
    eu acabei de ler esse livro e nossa ele me encantou muito, fora que me divertiu aos montes hahaha

    Parabéns pela resenha, você conseguiu retratar bem a essência do livro.

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/12/resenha-equinocio-primavera-lu-piras.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e também sou parceira da autora, o livro é bem interessante.
    Beeeijos.
    realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conheci o livro e achei bem interessante a estória *-* Ótima resenha também. Me interessei bastante ;}

    Feliz 2014!
    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece legal, achei a história muito interessante.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.