Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Rainbow 6 | Tom Clancy



Título: Rainbow 6
Autor: Tom Clancy
Editora: Record
Páginas: 768
Avaliação: ★★




Um grupo de ambientalistas terroristas atacam, simultaneamente, três países. Jonh Clark, comandante da organização anti-terrorista Rainbow, faz a correlação dos fatos e descobre que os fanáticos planejam um atentado em Sidney, na Austrália, durante as Olimpíadas. Muita ação e suspense em mais um ótimo livro de Clancy.


     Saudações mi amigos!
     Faltou dizer algo em minha apresentação, então aqui vai: Eu sou o sujeito MAIS DETALHISTA que vocês vão conhecer. Se vocês pensavam que as resenhas da Mariana eram gigantes, se preparem...
     Bom, deixo aqui ao cuidado de todos vocês a resenha completa e sem spoillers (sempre sem spoillers), com a maior quantidade de informações que eu conseguir para facilitar a leitura ou curiosidade de quem estiver lendo, já leu, ainda vai ler ou está cagando para o livro mas só está de passagem.

     Minha resenha de iniciação no blog (e a primeira que faço na vida) tem que ser sobre esse livro fantástico que terminei de ler no último dia 23 (Mas Bodão, dia 23 de qual mês? – Dá uma olhada na data do post que você descobre, garanto!). O grande livro (em todos os sentidos) é o “superultramegathriller” Rainbow 6 (Rainbow Six nos EUA), do romancista Thomas Leo “Tom” Clancy Jr., Mais conhecido como Tom Clancy, que provavelmente os mais ligados em games vão reconhecer pelo menos de nome, e para vocês gamers, eu vos digo, os jogos são baseados nos livros, e não o contrário. Se alguém ficar curioso para saber quais são os jogos inspirados nos livros de Tom Clancy podem procurar por “Rainbow 6”, “Splinter Cell”, “Ghost Recon, “End War” e “The Divison”. Vale também citar que Tom Clancy morreu esse ano, dia 1° de Outubro, com 66 anos.

     Tom Clancy é autor de gêneros como (falando de modo curto e grosso) ficção, crime e espionagem, então obviamente esse livro se trata de um liquidificador de todos esses conceitos. 
     A narrativa se passa no ano de 2000, meses antes das Olímpiadas de Sydney e algum tempo depois do término do evento. Rainbow é o nome da agência secreta multinacional e internacional (composta por membros de vários países e podendo operar em vários países, de acordo com os acordos diplomáticos entre USA, Reino Unido e OTAN) de contraterrorismo, que acaba por ser baseada em Hereford, na Inglaterra, na base onde se localizava o antigo QG do 22° regimento do SAS britânico, que podemos dizer que é outra agência de operações especiais. Porém, a Rainbow é uma agência secretíssima, sendo que menos de cem pessoas dentro da própria Casa Branca sabem de sua existência.

     A Rainbow foi criada visando a prevenção de crimes de terroristas remanescentes da antiga URSS (vulgo União Soviética), pois haviam muitos deles ainda em atividade como “agentes livres”, sendo assim um perigo um potencial.
     Mas acalmem-se, o livro não é uma linha de códigos monótona e entediante como pode parecer à primeira vista! Afinal, um livro de 768 páginas, com letra pequena, com uma capa tão direta e sem “mimimi” quanto pode ser e uma história sobre política, terrorismo, diplomacia e soldados, não será o primeiro livro a ser desejado em uma livraria. Conheço pessoas que ficariam com enxaqueca só de olhar o tamanho do livro e a capa, mas o livro não funciona dessa maneira!
           
     A narrativa é uma das mais tranquilas que já vi, ela flui naturalmente, os personagens já começam a ser marcantes a partir da primeira página! Os assuntos delicados e a condução da trama são tratados com a eficiência e precisão de um soldado de elite! A ação acontece o tempo todo no livro, nem uma vírgula é desperdiçada com informação inútil!

     Vamos falar de personagens marcantes. Vou citar os que mais me marcaram, mas além deles o autor nos apresenta outros vários. Mas se quiser saber mais, vá comprar e ler a droga do livro! Vale a pena, vai por mim! (Ps: Ao citar os personagens já estarei explicando suas funções na trama, sem spoillar, portanto se faltar informações é para evitar spoiller.)

     1. John Clark: Comandante da Rainbow, denominado o “Seis”. (Olha só, por isso o livro se chama Rainbow 6). Sujeito durão que esteve operante na CIA durante mais de 30 anos, até ser convidado para comandar a Rainbow. Obviamente será o personagem principal da história, somente sendo comparado com o “anti-herói” Dimitry Arkadeyevich Popov (sim, eu escrevi o nome dele sem pesquisar no livro, para vocês verem o quanto os personagens são marcantes).
     2. Domingo Chavez: Mais conhecido como “Ding”, é general da equipe 2 da Rainbow. Genro de John Clark, casado com Patricia Clark, Ding trabalhara com John Clark em mais de uma ocasião, ambos tem respeito mútuo e confiança um com o outro.
     3. Alistair Stanley: Mais conhecido como Al, ele é o “5” da equipe, o braço-direito de John Clark. Também trabalhou com John anteriormente, fora major do SAS, o serviço aéreo especial e posteriormente foi permanentemente designado ao serviço secreto. Aquele que fica no comando quando John Clark não puder comandar por algum motivo, além de ser seu conselheiro e estar ao seu lado em todas as decisões. Portanto, está em atividade mesmo que John Clark ainda possa responder.
     4. Peter Covington: Líder da equipe um da Rainbow. Apesar da equipe foco ser a equipe 2, Covington aparece em muitos trechos do livro. Acaba sendo marcante como todos os outros personagens pois é tão carismático quanto todos eles.
     5. Eddie Price: Desempenha para Ding o mesmo papel que Al desempenha para John Clark. É seu braço direito, o sujeito se mostra competente para o cargo logo nas primeiras páginas.
     6. Timothy Noonan: É o especialista de equipamentos e tecnologia da equipe. É ele quem consegue os aparelhos mais avançados e domina toda a linguagem da tecnologia mais avançada na área de espionagem. A ajuda que ele dá nas missões é incrível, ele se mostra como membro indispensável da equipe logo na primeira missão.
     7. Bill Tawney: Especialista na área de espionagem. As informações e pesquisas sobre qualquer coisa na equipe passam por ele, é ele que corre atrás das informações necessárias e sabe dos códigos e macetes dos grupos terroristas.
     8. Dimitry Arkedeyevich Popov: Ex-agente da KGB, esse cara me deixou em dúvida sobre quem é o verdadeiro protagonista. Meu amigo... Ele é o vilão, mas com o decorrer do livro, mais próximo ao final, você entra muito em dúvida. Ele é um soldado da extinta KGB Soviética, tentando entrar no mundo capitalista. Com sua experiência e contato com diversos grupos terroristas acaba conseguindo realizar trabalhos em nome de um americano, dono de grande fortuna e uma indústria farmacêutica.
     9. Paul Bellow: Esse é de longe meu personagem preferido do romance. O psiquiatra da equipe, é ele quem oferece visões importantes sobre o comportamento e motivações éticas dos criminosos. Quem lidera as negociações é o Dr. Bellow.
     10. Malloy: É o pilo de helicóptero, ele só aparece depois da segunda missão da Rainbow, quando Clark enxerga a necessidade de um helicóptero e um piloto como membro integrante da agência. É nessa altura então que Malloy, codinome Urso, é convocado para fazer parte. É um sujeito engraçado e confiante. Ele diz que suas habilidades são as melhores e que ninguém pilota um “Night Hawk” como ele, e acaba demonstrando que isso é verdade, a equipe confia nele logo nos primeiros contatos com suas habilidades.

     Eu poderia citar mais vários personagens, mas o post já está longo o bastante. Tenho que dizer que Tom Clancy segue a visão política de uma direita conservadora. Portanto, a crítica totalmente “mamilos polêmicos” (para quem não entendeu a expressão, pesquisa) do livro encima da esquerda é extremamente violenta. Quem for ler o livro, por favor, tenha isso em mente! Essa é a visão DO AUTOR! Tentem distinguir uma coisa da outra.

     Nos deparamos também com uma ameaça incomum, pois os principais vilões do livro não são motivados politicamente de modo comum, são naturalistas! Defendem a ideia de que o ser humano é um parasita que está destruindo a terra e etc. Não vou explicar mais pois agora é ponto de spoiller, e quero que fiquem na curiosidade.

     Livro mais do que recomendado!!! A ação vai do começo ao fim, com personagens marcantes e narrativa alternando entre um ritmo acelerado e calmo. O leitor tem seu tempo para descansar a cabeça antes do tiroteio, juntamente com os soldados. Você se sente parte integrante do time, o autor consegue explorar a tensão das situações e as emoções ali presentes a ponto de tornar cada passagem e personagens marcantes a sua maneira.

     Espero que tenham gostado.
     Fala Bodão. Câmbio, desligo!

Post feito por: Bodão

2 comentários:

  1. Ótimo post, muito criativo! =D Tenha uma semana iluminada!
    Convido você para o mês das indicações que está ocorrendo no meu cantinho, pois sempre é bom ter compartilhar as coisas com mais amigos!
    Beijos da Bea
    www.biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não acho esse livro para comprar em nenhuma livraria,e nem em loja(mesmo online no buscapé),tem ideia de onde eu poça comprar?

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.