Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Fingindo Ter 19 Anos | Alyson Noel



Título: Fingindo ter 19 Anos
Original: Faking 19
Autora: Alyson Noël
Editora: Novo Século
Páginas: 269
Avaliação: 
(2/5)



Na superfície, Alex tem 17 anos; ela é linda e inteligente. Além disso, ela é a melhor amiga de M., a garota mais popular da escola. Sentindo-se entediadas com sua cidade suburbana, Alex e M. decidem ir à Los Angeles para uma noite memorável. Fingindo terem 19 anos, Alex e M. conhecem Trevor e Connor, dois caras ricos e mais velhos. Primeiro, Alex não consegue acreditar em sua sorte – ela está indo à festas em Hollywood e clubes de Los Angeles. Essa viagem de final de semana está se tornando a distração perfeita para Alex, que secretamente anda falhando nas notas, com seu pai ausente e sua mãe sem noção. Mas, depois que a diversão inicial desaparece para Alex, ela é forçada a reavaliar sua amizade com M., que esconde alguns segredos sob sua capa de perfeição…

     Como é possível que o título de um livro nos engane tanto sobre o que esperar da estória? Antes de qualquer coisa, tenho que alertar vocês que nossa personagem principal, Alex, finge ter 19 anos por, no máximo, 20 páginas do livro. Então, não me perguntem o porquê da escolha desse título, porque eu sinceramente não sei.

     Alex não está na melhor fase de sua vida. Antes, era uma garota popular, inteligente, cheia de amigos e com um futuro brilhante pela frente, porém, nos últimos tempos sua personalidade tem mudado muito.
     A menina encontra-se extremamente encrencada na escola, onde está cursando o último ano de ensino médio, e isso, na minha opinião, é o principal foco do livro. Alex tem que estudar ou jamais irá conseguir engatar em uma boa universidade, comprometendo toda sua vida acadêmica e profissional.

O que quero dizer é que, se o que falam é verdade, isto é, se estes são de verdade os melhores anos da minha vida, estou ferrada por completo. Capítulo 24, pág. 160

     Além desse sério problema educacional, Alex também vem tendo dificuldades em se relacionar com os pais, que se separaram há algum tempo de forma não muito amigável.
     Enquanto isso, nossa protagonista (que tenho que admitir que achei bem chatinha!) tem que enfrentar as mudanças de personalidade de sua melhor amiga, M., que vem se envolvendo com álcool e drogas.

     O maior passatempo das duas amigas são suas viagens para Los Angeles, para curtirem algumas horas de luxo e vida mansa.
     Em uma dessas viagens, Alex conhece Connor, um rapaz bem mais velho e rico que ela, por quem vem a se apaixonar, embora a relação não seja muito aprofundada durante a trama.

(...) você não pode controlar as atitudes das outras pessoas. Só pode controlar sua reação. E você tem de escolher as batalhas que irá lutar com sabedoria, pois sentir raiva exige muita energia. Uma energia que você poderia usar melhor. Capítulo 32, pág. 215

     E isso é Fingindo ter 19 Anos. Uma vida fútil de uma menina fútil, onde seu maior problema é não conseguir de dedicar a nada sério na vida. Ou seja, uma grande decepção para mim, que pretendia encontrar uma estória leve e divertida.

     Os personagens do livro são extremamente mal trabalhados e a própria Alex beira o maçante.
     A narrativa é feita em primeira pessoa e com capítulos curtos, porém se torna arrastada em diversos momentos.
     A editora também pecou um pouquinho na revisão. Há erros de digitação e de concordância gritantes (e irritantes!) espalhados por todo o livro. E acho que nem preciso comentar sobre a capa, né? Quem em sã consciência gostaria desse treco?

     Para concluir: Não indico o livro. Sinto como se tivesse, somente, perdido o meu tempo. Espero que não percam o de vocês.

3 comentários:

  1. Não conhecia essa obra ;x
    que pena que não gostou..

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa já 'assusta' qualquer um.
    Que bom que você deixou avisado que o livro não vale a pena, assim não vou perder tempo lendo ele! ;)
    Adorei seu blog e suas resenhas!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu conhecia essa obra por ser da Alysson Noel, autora que gosto muito pela série Para Sempre, mas infelizmente esse livro foi um desastre :C

    Beijão,

    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.