Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Hobbit | J.R.R. Tolkien



Título: O Hobbit
Original: The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 328
Avaliação:  (5/5)


Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

     Como todo viciado em leitura, procuro ler os livros antes de assistir os filmes, porque gosto de fazer as comparações, ver as partes omitidas e conferir se a imagem que eu criei na minha cabeça bateu com a imagem (já pronta) imaginada pelos produtores. E como todo mundo já sabe e com certeza está cansado de ouvir “o livro é sempre melhor que o filme”. Mas gosto de conferir as adaptações. E corri pra dar tempo de ler O Hobbit, até porque jamais esperaria para saber o que iria acontecer no final da estória. Já possuía o livro, então foi fácil encaixá-lo na lista.

     Tudo começa com uma visita inesperada ao Sr. Bilbo Bolseiro, quando numa tarde, Gandalf, um antigo mago, diz precisar de um companheiro para uma jornada cheia de aventura e perigo, porém, Bilbo, que era metade Tûk e metade Hobbit, nega de cara, pois o que tinha de sangue corajoso do lado Tûk, tinha de acomodado e medroso do lado Hobbit. E sem pensar muito dispensou o mago, porém, na noite seguinte, começaram a chegar, um após outro, vários anões e, sem muitas explicações, dão uma festa na pacata toca do Hobbit (que nem imaginava tal coisa), não deixando muita escolha quanto a sua participação na aventura.

     Logo depois, começa a viagem, Bilbo, Gandalf e a companhia dos treze anões, guiados pelo Rei Thorin, filho de Thrain, sob a montanha, além de todo o lado leste, além do ermo, das montanhas, da floresta das trevas, além de tudo o que o Hobbit jamais conhecera, a não ser pelas lendas e canções, com destino à montanha solitária, local onde, há muito tempo atrás, existiu o reino dos anões, no qual durante um longo período houve fartura e riquezas sem fim, animais mágicos e todos, inclusive os moradores das cidades próximas, eram felizes.
     Até que um dia, atraído pela riqueza, como todos os dragões, chegou Smaug, um terrível dragão que destruiu e acabou com o reinado dos anões, deixando somente ossos e cinzas por toda a região, e somente os que estavam fora da grande montanha conseguiram sobreviver. Smaug, assim, acabou tomando conta dos salões e de toda riqueza de uma raça.

Minha armadura é como dez camadas de escudo, meus dentes são espadas, minhas garras, lanças, o choque de minha cauda é como um raio, minhas asas, como um furacão, e minha respiração é a morte! Pág. 226

     Que livro incrível, com uma escrita bem marcada, bem desenvolvida, não deixando que você se desgrude do livro até a conclusão, e com certeza, te deixa apaixonado pelo autor, pois foi o primeiro livro que li de Tolkien, e o gosto de “quero mais” ficou.

     Com certeza esse é um livro indispensável para todos os adoradores desse estilo de leitura, com direito a elfos, trolls, troca-peles, orcs e outros seres míticos. E principalmente para aqueles que já acompanham a série de O Senhor dos Anéis, pois explica a origem de muita coisa Preciosaaa - Gollum Gollum - e fatos que aconteceram antes da chegada de Frodo. Mas essa, é outra estória que volto para falar em outro dia. ;) 


12 comentários:

  1. amei sua resenha. Ainda nao li O hobbit, mas li a trilogia de O senhor dos Aneis.
    Amo a escrita de Tolkien *--*
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigado pelo elogio.

      E sim, é realmente incrivel o Hobbit, corri ler para fazer as comparações e valeu muito a pena.

      Até mais. Bjo

      Excluir
  2. Eu adoro taaaanto O Hobbit! Tolkien realmente merece o respeito que tem, pq a escrita e a criatividade dele são únicas, né?! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Michelly.

      Não conhecia até agora, mas fiquei com muita vontade de ler os outros.

      Bjão e obrigado pelo comentario.

      Excluir
  3. Estou louca para ler O Hobbit, e sua resenha aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo (quase comprei semana passada). Li a trilogia de O Senhor dos Anéis faz um bom tempo atrás e estou com vontade de reler, mas para isso quero seguir a sequência e se eu não me engano ainda tem outro livro que se passa com o Bilbo, não é? Gosto muito do Tolkien e desse estilo de livro, então sou suspeita. Provavelmente irei amar O Hobbit :)

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Virginia, leia sim, soube que o ultimo filme será lançado dia 17 de Dezembro, então da tempo ainda de correr. hehe.

      Sei que tem o Silmarilion, que conta a historia da criação de tudo, antes da historia do hobbit e do senhor dos aneis. Mas que no decorrer da historia, atravessa todas elas, explicando muita coisa.

      Ja leu Eragon? Muito bom tambem.
      OBS: (esqueça o filme, não agrega valor à otima historia do livro)

      Bjão

      Excluir
  4. muito boa a resenha, realmente é um livro incrível e inspirador... Tolkien é único!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim Caique, pretendo ler os outros do tolkien logo logo.

      Excluir
  5. Muito boa a sua resenha, e concordo com você no fato de o hobbit ter uma linguagem marcada e bem desenvolvida, o livro e muito viciante mesmo! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Já faz um ano que li, e sempre que penso nele acabo gostando mais.
    O livro é muito bem escrito e o final me pegou meio de surpresa.

    SPOILER: me lembrei de Psicose lendo haha, porquê achei que eles só iriam vencer o Smaug no final do livro, quando de repente, muito antes do final, o dragão já morre, e eu fiquei tipo: "Como assim? E agora acontece o que? Ainda falta muito pra terminar o livro!", mas o que acontece depois é muito satisfatório!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tenho ele na minha estante mas ainda não consegui ler. Consegui não assistir ao filme até hoje para não levar muito spoiler.

    A capa do meu livro é vinho com escritos meio amarelados. Ainda não sei o que pensar da versão da capa que você leu!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  8. Achei a resenha muito boa, de fácil compreensão, ótimo para cativar os que ainda não conhecem o universo de J. R. R. Tolkien. Sou muito fã e recomendo a leitura dele a todos! Um livro muito interessante também é "Silmarillion", pois te faz compreender onde tudo começou. Hoje se eu fosse começar a me aventurar no universo de Tolkien com certeza começaria por ele, depois "Os filhos de Húrin"," O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "Contos Inacabados".

    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.