Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: 1984 | George Orwell



Título: 1984
Original: Nineteen Eighty-Four
Autor: George Orwell
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 301
Avaliação: ★★★★★ (5/5)



"1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em '1984', o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

     Já tinha 1984 em minha estante faz bastante tempo, mas nunca havia tido curiosidade o suficiente para colocá-lo em minha lista de prioridades (sim, faço listas dentro de listas). Porém com essa febre de distopias surgindo, o The Rory Gilmore Book Challenge e uma enorme vontade de variar o meu repertório de leitura me fez tirar 1984 da estante para lê-lo. E tenho algo a dizer sobre ele: não é nada bonito, porém é tão real que chega a assustar. 

     Em 1984 o mundo como conhecemos já não existe mais. Agora o mundo é dividido em três superestados que se chamam: LestásiaEurásia Oceania. E toda a estória do livro se passa na Oceania. A Oceania é um Estado opressor totalitário, sua camada social é dividida entre a prole (camada mais baixa e ignorante), o Partido (classe média) e o Partido Interno (a classe “alta” e detentora de “poderes”). Outra coisa que é feita no livro é a implantação de uma nova língua, chamada de novilíngua.

     E apesar da novilíngua ser incomoda ela é necessária, já que não é permitido qualquer pensamento ou opinião contrária ao governo. Outra coisa que não é mais permitida aos membros de ambos dos Partidos é alimentar bons sentimentos (o amor entre eles), estimulam o casamento apenas para reprodução e alimentam o ódio entre a população. A mesma é vinte e quatro horas vigiadas pelas tele-telas, gravadores e mesmo até por outros cidadãos.

     E nosso “mocinho” se chama Winston Smith. Winston está mais para um anti-herói do que para um mocinho, mas no meio de todas as outras personagens ele acaba parecendo o cavaleiro de armadura prateada e cavalo branco. Winston é membro do Partido, trabalha no Ministério da Verdade e leva uma vida comum. Até um dia em que ele acaba parando em um antiquário e compra um diário. E é nesse diário em que Winston acaba desacatando o Partido, ao começar em suas anotações críticas ao Partido e ao Big Brother.

     E em meio a toda situação de Winston e o Partido, e todo o risco que ele corre ainda há espaço para um sentimento proibido na Oceania: o amor. Winston conhece Julia primeiramente em seu trabalho, e ao desencadear do livro vamos vendo o romance desabrochar e acabamos conhecendo mais sobre ela. Em meio a toda repressão que encontra em sua jornada, Winston encontrará aliados que também pretendem derrubar o Estado.

     Não é uma leitura fácil e tranquila, ainda fica mais complicada quando se junta a novilíngua. Em alguns momentos achei o livro pesado, sua crítica é bem pesada. E apesar de ter sido escrito em 1949, poderia muito bem ter sido escrito no século vinte e um. Em relação à parte física, não gostei do livro da edição da Editora Nacional. Diagramação ruim e folhas brancas transformam um livro excelente em algo difícil de ler. A edição da Cia. Das Letras está bem melhor.
     Para quem está afim de uma distopia mais adulta e/ou clássico e/ou um livro com uma forte crítica contra o governo, 1984 encaixa-se perfeitamente nesses quesitos.

     P.S: Ah e para quem não está sabendo: Kristen Stewart e Nicholas Hoult estão filmando um romance inspirado em 1984, o livro ainda conta com mais duas adaptações cinematográficas.

8 comentários:

  1. Oi!

    Esse livro é simplesmente fantástico. Se um dia me pedissem para escolher cinco livros de todos os que eu já li para indicar para alguém, com certeza esse seria o primeiro. Gosto muito de distopias e acho que essa é uma das melhores que já li também. HUASEHUASEHAE ai, me enrolo toda quando vou falar dos meus livros favoritos. Enfim.

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!

      Esse foi um dos melhores livros que já li em minha vida, apesar de não ser um dos meus favoritos. Acho que todo mundo deveria lê-lo um dia, o conteúdo do livro desperta o senso crítico em relação a nossa sociedade e nosso governo.1984 é material para um top 5 mesmo :)

      beijos.

      Excluir
  2. com certeza 1984 é um de meus livros preferidos... amo distopias e a escrita de Orwell é fantástica...
    Gostei muito de sua resenha ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maria!

      Também sou fã de distopias, mas com 1984 mergulhei ainda mais fundo e identifiquei todas as críticas e elementos políticos presentes (culpa do meu curso da faculdade hahahaha). Obrigada :)

      beijos.

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro mas o que me deixa com o pé atrás é pelo livro ser pesado, como vc bem citou na resenha! Espero que um dia eu tome coragem e leia logo! Também tenho muita vontade de ler A Revolução dos Bichos.

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Débora

      1984 é um livro pesado, houveram vezes em que quase o coloquei de lado. Mas quando você estiver pronta leia-o, é muito bom. A Revolução dos Bichos está em minha lista de espera já :)

      beijos.

      Excluir
  4. Livro suuuper pensante e maravilhoso, justamente por essa inquietude que nos deixa...

    http://loucasporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Juliana!

      Nossa, coloca inquietude aí. Fiquei tão incomodada que quase coloquei esse livro de lado, mas de fato faz todos pensarem mesmo.

      beijos.

      Excluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.