Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Desejos | Alexandra Bullen



Título: Desejos
Original: Wish
Autora: Alexandra Bullen
Editora: Galera Record
Páginas: 318
Avaliação: ★★★★ (4/5)



Para Olivia Larsen, nada poderia mudar o fato de que sua irmã gêmea, Violet, se foi. Até que um misterioso vestido de festa é deixado à sua porta, e ele é capaz de lhe conceder um único desejo. A única coisa que Olivia quer é ter a irmã de volta. Agora, as garotas têm uma nova chance de viver tudo o que sempre sonharam. De quebra, descobrem que existem mais dois vestidos com o mesmo poder, ou seja, mais dois desejos novinhos em folha! Mas mágica não pode resolver tudo e Olivia precisa confrontar os fantasmas de seu passado para aprender a rir, amar e viver novamente.

     Desejos é mais uma releitura de contos de fadas que pode ser encontrada na estante da blogueira que vos fala. Apesar de ser o primeiro livro de uma “duologia” escrita por Alexandra Bullen, esse livro traz uma estória completa. O segundo livro da série, Wishful Thinking (ainda não lançado no Brasil), é totalmente independente do primeiro. Ou seja, o que começou nessas 318 páginas, acaba nessas 318 páginas.

     Há um ano, Violet, a irmã gêmea e melhor amiga de Olivia Larsen, faleceu de forma trágica e inesperada. A morte da menina, que sempre fora extremamente animada, simpática e cheia de vida, abalou a estrutura de sua família. Diante disso, Olivia e seus pais decidem mudar-se para São Francisco a fim de tentarem tocar sua vida adiante e deixarem o passado (e as lembranças dolorosas) para trás de uma vez por todas.

     Cada membro da família arruma uma forma de lidar com a dor da perda de Violet. A mãe mergulha de cabeça no trabalho e torna-se compulsiva em relação às questões profissionais; O pai passa a maior parte do seu tempo ocupado com as reformas da nova casa dos Larsen; e Olivia... bem, para ela as coisas são um pouco mais complicadas.
     Agora, sem a irmã para apoiá-la e acompanha-la, Olivia, que sempre foi tímida e introvertida, não consegue adaptar-se com a nova cidade e colégio. Não faz amigos, não se relaciona com os jovens de sua idade e não consegue, de forma alguma, acostumar-se e muito menos afastar-se ― da dor causada pela ausência de Violet.

Não era pra ser assim, pensou. Violet nunca teria deixado isso acontecer.Eu quero a minha irmã. Eu quero a minha irmã. Eu quero a minha irmã. Capítulo 6, pág. 70

     Após algumas páginas arrastadas e melancólicas, Desejos chega ao ponto onde a fantasia realmente começa a acontecer. Ao procurar, entre as coisas da irmã morta, uma roupa para vestir em uma recepção organizada pelo chefe de sua mãe ― na qual Olivia é obrigada a ir ―, a garota encontra um vestido lindo, mas que precisa de reparos.
     Decidida em usar o belo traje que encontrou, Olivia o leva ao Mariposa Missionária, uma loja de costura perto de sua casa. Lá, a costureira Posey fica responsável em arrumar o vestido, mas acaba, por fim, entregando a Olivia uma nova peça. Um vestido que realiza desejos.

     Conhecendo as novidades trazidas a Olivia pelo vestido mágico ― que não irei contar para vocês aqui ―, somos apresentados a outros personagens (alguns, inclusive, mais interessantes do que a própria protagonista).
     Os irmãos Miles e Bowie, por exemplo, entram na estória para deixar marcas! Ambos são maravilhosos e extremamente opostos entre si: Ele é um nerd antipático e ela uma roqueira impactante.
     Conhecemos também Soren, o garoto mais popular e bonito do novo colégio de Olivia, pelo qual ela (obviamente) tem uma enorme queda, e a tanto quanto popular e bonita Calla, namorada de Soren e “vilã” da estória.

     Apesar de diversos pontos reflexivos serem impostos por Desejos o livro traz uma crítica sutil à ideia de que resoluções mágicas e milagrosas realmente são as melhores pedidas para os problemas que enfrentamos na vida ―, acredito que Alexandra deixou a desejar quanto a conclusão da estória (que, na minha opinião, foi bastante arrematada) e a explicação de alguns pontos do livro que ficaram em aberto.

     Ainda assim, a narrativa despojada em 3ª pessoa conseguiu expor diversos sentimentos angustiantes relacionados à morte de entes queridos, tornando-se, em alguns momentos, bastante emocionante.

     Quanto a edição, a Galera Record realizou mais uma vez um trabalho impecável. A capa está repleta de belos detalhes suaves e delicados e a diagramação das páginas também foi feita de maneira muito simples e condizente com o gênero infanto-juvenil da trama.

     Mesclando o que há de mais característico em contos de fadas (realização de desejos, princesas bonitas, belos vestidos e etc.) com o que há de mais característico em romances juvenis (a paixão da garota invisível pelo garoto popular, a protagonista insegura que vive à sombra de seus relacionamentos e etc.), Desejos acaba se tornando uma combinação bem leve e despreocupada. Indicado àqueles que não procuram uma trama densa e imprevisível, e sim uma leitura rápida para passar algumas horas e sentir-se novamente como um adolescente. 

3 comentários:

  1. Oi, Mari! Como vai?
    Estou louca para ler esse livro (não por querer me sentir como uma adolescente, porque assim... eu sou uma adolescente hahaha). Desde que eu o vi pela primeira vez, a capa me chamou atenção e a história me pareceu muito boa. Comecei a lê-lo na livraria, entretanto meu pai logo me tirou de lá. Pois bem, eu adoro contos de fadas e gosto de melancolia - não como se eu gostasse da melancolia em si, mas sei lá... sei lá, eu adoro um drama -, então não me preocuparei com algumas páginas. Leituras simples e emocionantes... é o que eu preciso atualmente, porque tudo está parecendo leitura obrigatória. A Violet parece ser um pouco parada '-' Mas sei lá, eu acho que a entenderia. Gostei da resenha e espero comprar esse livro na Bienal *--* E adoro magia e vestidos e todas essas coisas hahaha
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Parece o tipo de livro que me agradaria. Apesar de eu ser aficionada por literatura fantástica e por soluções mágicas, isso muda um pouco quando estamos falando do mundo real. As perdas acontecem e doem. Uma solução mágica e fácil que simplesmente resolve todos os problema não é natural, nada de bom pode vir daí.
    Bom, é isso. Indicação anotada.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que, pela capa, pensei que fosse um romance erótico, kkkk...

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.