Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Uniao dos Autores: Mini-entrevista Coletiva

     Nesse mês os escritores da União dos Autores se juntaram para responder duas perguntas bem interessantes. Eles deram dicas para novos escritores e categorizaram suas obras. A primeira pergunta respondida foi "Que conselhos você daria para quem está iniciando a carreira de autor?" e a segunda foi "Qual o gênero/estilo você escreve?". Vamos ver algumas respostas de cada um deles? ;)

       

RESPOSTAS: PERGUNTA #1

 Giselle Trindade (autora de Morgana e Charles): Bom, primeiro de tudo, tenha persistência e muita vontade de trabalhar. Leia e estude bastante, revise seu texto e se possível procure sempre a ajuda de profissionais.
 Willian Saints (autor de Essência): Escreva, escreva e escreva. Se esse for seu sonho faça-o se realizar, e nunca, nunca desista mesmo que aconteça ou o que digam algo em relação a esse dom que não é valorizado no Brasil. Dayana Araújo (autora de A Garota do Ônibus)Tenha muita paciência! Nem tudo são flores neste caminho, é preciso pesquisar muito, desde revisores a editoras. A carreira é árdua e irá aparecer mais motivos para desistir do que insistir. Confie no seu trabalho e vá em frente, não se deixe abater pelas pedras que irão aparecer em seu caminho.As coisas acontecem na hora certa e se você trabalhar por isso, sua hora também vai chegar. 
 M.S. Dehlia (autora de Gringos Online): Leia, leia sobre tudo! Do rótulo das embalagens de produtos industrializados aos livros clássicos, sem preconceitos de origem das obras. 
 Gisele Souza (autora de Inspiração): Escreva e leia muito, estude e nunca desista. Tenha em mente que escrever não é uma obrigação, mas um prazer. Algo que você tem que fazer primeiramente para você. Seja seu maior critico, escreva o que gosta de ler. Persista e lute por aquilo que almeja, sucesso e reconhecimento é o resultado de muito trabalho e dedicação. 
 Márcia Pavanello Pires (autora de Abismo Sangrento): Nunca desista dos seus sonhos e objetivos. Nunca desista no primeiro não que receber. Persistência é o lema de quem está iniciando. A recompensa vem com o recado de cada leitor que gostou de ler seu livro.
 Nanci Penna (autora de Sombras): Perseverança. O caminho é longo, cheio de obstáculos, praticamente sem nenhum retorno financeiro, ás vezes dá vontade de desistir. Mas, é prazeroso e, cada conquista tem um sabor de vitória, saber que alguém gostou da sua história é gratificante, traz uma emoção indescritível. Ser um contador de história não é um estado temporário e um estado infinito. 
 Fabrício de Medeiros (autor de O Sol da Meia-Noite): Sobretudo, escreva um livro o qual você gostaria de ler, um livro o qual você tornaria seu favorito, pois não tem nada pior que que escrever algo o qual não se gosta, simplesmente pelo fato de ser o mais comentado, ou até mesmo o mais vendido. 
 Robson Gundim (autor de Entre o Céu e o Mar): Acredito que o maior combustível para um bom processo criativo é a leitura diária e a prática. Escrever diariamente sobre qualquer coisa ajuda bastante. Aconselho sempre criar uma espécie de diário, pois será através do mesmo que as ideias florescerão com mais frequência. Leia poemas e livros clássicos (Estude bons vocabulários). Quando iniciar um romance, estipule metas e crie um rascunho dos próprios capítulos. Não veleje sob o mar da inspiração (a inspiração é e sempre será uma benção divina, e devemos aproveitá-la, no entanto nem sempre a mesma baterá à nossa porta, e devemos estar preparados para enfrentar qualquer bloqueio). Escreva sem se ater ao que já foi escrito. Se possível, escreva à moda antiga (sei que é difícil, mas pelo menos comigo, o resultado é esplendoroso!) Não aconselho sair falando sobre seu livro para qualquer pessoa. Se a obra for legítima, mantenha para si, registre e só depois comece a divulgar. Surpreenda!

      

RESPOSTAS: PERGUNTA #2

 Hudson Cleyton (autor de O Livro dos Sonhos)Já escrevi terror e drama em Antologias, mas sou um apaixonado pela Literatura Fantástica.
 L. L. Alves (autora de Mudanças): Gosto de "brincar" com vários gêneros (risos). Fantasia e Aventura (Instituição para Jovens Prodígios e alguns contos), Romance Juvenil (Mudanças e Sebo Fernandes), chick-lit e hot (As GRANDES Aventuras de Daniella), e também já me aventurei no suspense (alguns contos).
 Carla Montebeler (autora de O Vale de Elah): Escrevo crônicas, (no Arca Literária) estudos teológicos (Os Semeadores de Contendas) e romance (Quem Salvará o Herói?) mas a Série AS CRÔNICAS DE ADULÃO, é uma ficção histórica baseada na vida do Rei Davi. Mariana Sgambato (autora de Lembre-se de Morrer): Romances Jovem-Adulto e Fantasia Urbana.
 Jéssica Anitelli (autora de Volúpia): Não gosto de dizer que escrevo um determinado gênero ou tema, eu apenas escrevo. Não gosto de me limitar, simplesmente deixo as ideias surgirem. Mas já escrevi fantasia, erótico, romance e juvenil.
 Silvia Fernanda (autora de A Inacreditável Arte de Ser um Capacho): Romances e Romances sensuais!
 Cristina de Azevedo (autora de Nacqua): Eu escrevo fantasia, romance, sobre-natural, aventura e ficção.
 Tatiana Amaral (autora de Função CEO): Eu escrevo romances. Não sei escrever nada diferente disso.
 L.M. Gomes (autora de Os Amores de Lú): Meus livros publicados são do gênero erótico, mas escrevo romances também.
 Maribell Azevedo (autora de Amor no Ninho): Romance, drama, sobrenatural.

      

     E aí? Gostaram das respostas dos autores? Já conheciam alguns deles?
     Não esquece de contar tudo para mim nos comentários ;)

Um comentário:

  1. Muito bom a dica dos autores, são quase unânimes quando aconselham a seguir os sonhos, ler e escrever muito. Gostei da dica da Giselle Trindade em procurar um profissional, as vezes uma boa historia se perde por erro de continuidade e revisão.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.