Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

BIENAL 2014: Eu fui! {Parte 01}



     Antes de começar, um aviso: Se você não gosta de posts longos, volte ao blog em outro dia, porque hoje pretendo falar MUITO. Nessa Parte 01, irei focar em contar para vocês os autores que conheci ― ou revi ― e o evento em si. Amanhã, na Parte 02, mostrarei em vídeo minhas compras e falarei sobre os preços, ok? :) Já está tudo anotado para não esquecer nenhum detalhe!

     Acredito que todos vocês já devem ter ouvido poucas e boas sobre o primeiro final de semana da Bienal do Livro (23.08 e 24.08) e essa será mais uma postagem sobre esse assunto, afinal, eu também estava lá. Mas, ao contrário do que tenho visto na maioria dos comentários acerca do assunto, meu relato não vai ser tão dramático ou emocionante quanto deveria ser devido a dimensão dos problemas organizacionais ocorridos no evento nesse período.

     Minha visita à Bienal foi simples. Sim, totalmente simples. Os motivos? Não tentei pegar senha para a sessão de autógrafos do Harlan Coben, nem da Cassandra Clare e tampouco da Kiera Cass. Sinceramente, não me sinto muito capacitada para enfrentar filas grandiosas e, muito menos, disputar espaço com centenas e mais centenas de fãs enlouquecidos, então, como não sou tão fã dos autores que estavam presentes, resolvi me manter longe de toda confusão.

     Na entrada, a fila estava tão grande que assustava! Eu nunca ― nunca mesmo, NUNCA, nunquinha ― vi filas tão desorganizadas quanto as que estavam sendo formadas no portão do evento. As filas mais pareciam apenas amontoados de gente sem rumo certo e em qualquer lugar que você se posicionasse alguém te criticava por estar “furando” uma fila inexistente. Uma loucura total!

     Ainda assim, consegui fazer (quase) tudo que planejei para os dois dias em que estive lá e saí com treze novos moradores para minha estante, vários autógrafos super especiais e nenhum tostão na carteira. Vou mostrar para vocês, agora, as poucas fotos que tirei com alguns dos autores que conheci por lá. 


     No meu primeiro dia de Bienal (23.08), fui ao lançamento de Silver ― PARA NOOOOOSSA ALEGRIA! ―, continuação de Lilac, um dos meus livros nacionais favoritos. Com isso, finalmente conheci a Deise Muller, autora da obra <3 Também conheci a querida Laura Conrado e consegui meus tão cobiçados autógrafos em Freud, Me Tira Dessa! e Freud, Me Segura Nessa!
     Mais tarde, fui ao lançamento do livro Mudanças, da L. L. Alves. Ela foi super fofa ao autografar meu exemplar e preparou um kit de brindes LINDO para os leitores *-* Nos arredores do estande da MODO Editora, conheci a Josy Stoque, parceira querida do blog e autora da trilogia Puro Êxtase (entre outras obras) <3
    Nesse mesmo dia, revi algumas autores que adoro, mas não tiramos fotos :( De qualquer forma, quero citá-los nesse post: Graciele Ruiz, Erica AzevedoGabriel Schmidt, Rodrigo Mendes, Mari Scotti e Denise Flaibam.



     No segundo dia em que estive lá (24.08), passei bastante tempo no estande da Novo Conceito. Lá, conheci a talentosa Christine Melo, autora de Enquanto a Chuva Caía. Também conversei muito com o Maurício Gomyde, que além de autografar meu exemplar de A Máquina de Contar Histórias, me deu dicas impagáveis sobre o mercado editorial.
     Conheci a Tammy Luciano, que admiro desde a publicação de Garota Replay, e sinceramente, nunca vi uma autora tão simpática e boa de papo! Uma querida <3 E por último ― mas não menos importante. Mesmo. ― autografei meu exemplar de A Namorada do Meu Amigo com a super atenciosa Graciela Mayrink.


     Participei do lançamento de De Repente, Ana que rolou no estande da Novo Conceito no domingo. Lá, consegui um autógrafo com a querida Marina Carvalho, que foi muito atenciosa com todos os presentes. Também no estande da NC ― porém no sábado ― houve uma palestra seguida por sessão de autógrafos com a Lucinda Riley. Foi a única senha para autor internacional que tentei pegar e... consegui \o/ Agora meu exemplar de As Sete Irmãs está devidamente autografado ;)

     Para resumo de conversa, meu final de semana valeu SUPER a pena e devo isso, principalmente, aos autores nacionais, sempre humildes e prontos para conversar com seus leitores.

     E para terminar o post, tenho algumas dicas bem importantes para vocês...

Dicas para quem pretende visitar a Bienal 2014: 

Esteja sempre atento à sua bolsa/mochila. Devido à alta aglomeração de pessoas, estão ocorrendo alguns furtos praticados por visitantes mal intencionados dentro do evento. A organização da Bienal não se responsabiliza por objetos perdidos.
Leve água. Lá dentro é muito quente e você vai precisar.
Não tenha pressa. Vocês podem encontrar boas promoções se se empenharem nisso. Com os estandes lotados, muitas vezes desistimos de comparar preços entre os distribuidores e acabamos comprando livros caros porque “já estou aqui mesmo”.
(Final de semana do dia 30.08 e 31.08) Se não estiver disposta a pegar uma mega fila na entrada, você tem duas opções: Ou chegue MUITO cedo (mais ou menos umas duas horas antes dos portões serem abertos), ou deixe para chegar durante a tarde. O período entre as 10:00h (abertura dos portões) e o meio-dia é extremamente lotado!
Tenha sua programação sempre em mãos. A equipe da Bienal não está muito bem preparada para passar informações sobre lugares e eventos, então é bom levar tudo anotado e, de preferência, já destacado no mapa.
Leve comida de casa. Os preços da praça de alimentação são absurdos e as filas ainda mais! Não compensa MESMO comprar lá.
Essa dica pode parecer um pouquinho “interesseira”, mas... Sempre peça brindes nos caixas dos estandes em que fizer compras. Eles têm muitas coisas guardadas lá e nem sempre distribuem de livre e espontânea vontade.

     Espero que tenham gostado do meu mega post, porque amanhã tem mais! :)
     Se tiverem alguma pergunta sobre o evento, podem fazer que aproveito para responder no vídeo.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

18 comentários:

  1. Eu fui dia 23 não tentei pegar senha para aqueles que citou também, porém não consegui aproveitar muito, queria muito mais muito mesmo conhecer o Mauricio Gomyde e a Deise Muller, mais não deu, infelizmente, queria poder voltar também outro dia, mais não vou poder. :( Enfim, vou ali chorar e já volto hahahah

    Adorei o post.

    Beijão
    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hellou, olha que bom você conseguiu falar com vários autores e parece que teve uma visita bem produtiva, eu como sou de Araraquara fui de excursão e fui no dia mais lotado ever dia 23 como você haha, não conseguia me locomover no local, eu queria tanto ir na novo conceito mas estava tendo um evento que ninguém conseguia entrar, mesmo assim curti a bienal, comprei livros e conhecia várias pessoas, mas não tive a oportunidade de conhecer autores... e ótimas dicas para quem vai na bienal, assino em baixo ;)

    Beijos Blog Avontade

    ResponderExcluir
  3. Caramba, como queria muito ir, mas não importa, vou me preparar para a próxima. Tenho várias perguntas, mas vou limitar aq kkk
    1- queria saber qual é realmente a visão da feira de livro como a bienal?
    2- é possível conversar com os autores e também com a gerente de alguma editora para oferecer uma proposta de parcerias?
    Bom essas são minhas dúvidas! !
    Bjn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, não entendi muito bem a primeira pergunta :( Tenta explicar para essa blogueira desprovida de cérebro? hahaha

      Excluir
    2. Kkkkk me desculpe kkk
      Então, é que onde eu moro não tem muitos eventos relacionado a livros, e essa é a primeira vez que me interesso pela bienal, mas queria saber se esse evento é apenas para um encontro com os fãs de algum livros junto com as escritoras, promover livros e outros!!!! Infelismente não pude ir devido ao meu trabalho, mas planejo ir futuramente!!! Espero que tenha ficado um pouco clara, é que as vezes eu fico tentando falar em poucas palavras kkkk

      Excluir
  4. poxa, esse lance de filas vi mta gt comentando o tumulto...
    Adorei as photos com os autores nacionais. Enquanto mtos se digladiaram pra conseguir um autógrafo com um autor internacional, quantos nacionais vc encontrou, papeou, fotografou e ainda pegou autógrafo, neh ^^
    É isso aí, dando valor devido aos nacionais, que são tão bons quanto os de fora. :D
    Sempre sigo essas dicas que vc postou, água, comida, cuidar com roubos, pesquisar preços...
    na daqui de PE, sempre peço marcadores e outros brindes ^^
    bjs, flor. Aguardo o vídeo com suas compras. ;)
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/08/iii-roda-de-leitura-em-paudalho-pe.html

    ResponderExcluir
  5. Fui hoje, e estava até bem vazio e as filas dos estandes estavam rápidas, não gostei muito dos preços das distribuidoras :(
    Só comprei 3 livros (não tinha me preparado) e amei os descontos do grupo record :D

    ResponderExcluir
  6. Eu moro no interior, em Ribeirão Preto - SP. Não consegui nunca ir na Bienal :( Aqui na cidade tem uma feira do livro todos os anos, porém tem muito roubo, muita gente fumando maconha, os livros são desorganizados e o pessoal mal intencionado machuca os exemplares de exposição, etc.. é um fiasco. Fora que, não tem autor nenhum, os livros são TODOS caros e é super brega. Sou louca pra participar, ainda mais pra receber uma palavrinha sequer dos meus autores </3 Fica extremamente caro pra ir de carro, de ônibus não dá tempo (não tenho onde ficar para esperar) então pra mim é meio fora de questão. Mas eu realmente sou louca, as fotos me deixaram com um pouquinho de inveja e confesso que eu senti até uma dorzinha, talvez seja só porque não poderei ir nunca e não pela qualidade do evento em si. Adorei o post, vou esperar pela parte 2 ansiosamente! Fico feliz pelos seus encontros!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante de ler e ver as fotos,de quem teve a oportunidade de ir a bienal.
    Como achei muito bom,você ter procurado nossos autores.
    Acho que é um incentivo a mais,ao trabalho deles. ;)
    Fui na bienal do Rio no ano passado e achei tão desorganizado e os preços dos livros tão elevados,que fiquei bem desestimulada. :-\

    Enfim,gostei da postagem e de suas dicas,para quem ainda vai enfrentar,uma quase maratona. :)

    ResponderExcluir
  8. Foi um prazer enorme te encontrar lá, sua linda! Não sabe como fico feliz em estar em seus favoritos. Obrigada por viver meu sonho comigo! <3 Espero te ver muitas vezes mais. Mil beijos e sucesso para nós!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari foi uma surpresa superboa te encontrar na Modo! Adorei! Também curti suas dicas. Foram todas muito úteis. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas, eu estou acompanhando a bienal de casa mesmo. Mas talvez na próxima eu vá. .. Fiquei impressionado com os furtos. Hoje vi uma pessoa postando no facebook que roubaram o celular dela. Gostei muito do post.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu fui dia 23, Mari, e passei muuuuito sufoco!
    Mas foi muito bom, apesar de não ter conseguido ir em todas as sessões que eu queria ter ido, mas comprei bastantes livros, e acho que aproveitei bem as promoções hehe
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Se eu pudesse voltar no tempo, teria pegado muito mais autógrafos e tirados muitas outras fotos.
    Confesso que até o autografo do Harlan estava tudo ok. depois foi muito difícil devido as filas enormes e quilométricas!
    Não sabia se tirava foto, pedia autografo ou comprava os livros que eu queria :( mas serve de aprendizado para a próxima
    Que bom que deu tudo certo para você! eu vi a autora de Freud me tira dessa, conversei com ela, mas devido ao estande estar abarrotado nem pensei em pegar um autografo e tirar uma foto :/
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Vou amanhã, dia 30, na Bienal! Super hiper mega happy!
    Queria ter ido no dia 23, pois a Cassandra estava lá. Mas, imaginei que estaria super hiper mega lotado, além da muvuca. Então desisti.
    Espero que sábado seja mais tranquilo. Vou me arriscar e vou na parte da manhã, pq quero conferir tudo que estiver passando por lá.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei 20 minutos em uma fila para bilheteria, enfrentei um empurra empurra para chegar na catraca e descobrir, que o evento estava repleto de filas desorganizadas(tirando o banheiro masculino, pois o mesmo, não tinha fila nenhuma). Também não tentei pegar senha para as atrações internacionais era quase impossível(para quem não dormiu na fila)
    . Meu amigo precisou comprar 5 livros para conseguir 3 bottons.

    ResponderExcluir
  15. Eu nao sou de SP, mas a Kiera cass veio para fortaleza \o/ e como eu sou maluca pela trilogia dela, cheguei cedinho na livraria, enfrentei fila enorme e consegui foto, autografo, e ainda fiz perguntas sobre a continuaçao da historia *-* amei tanto!!!!
    Queria muito conhecer a Marina carvalho, sou fa dela

    ResponderExcluir
  16. Aaahh que triste, eu não fui na bienal :(
    Estou com uma hipertensão megafone inveja de quem pode ir, e vc conheceu muitas pessoas legais né?
    O bom da bienal de SP também parece que foram as promoções de livros, aqui na bienal de Brasília os livros não estão em promoção e é quase um deserto de tão pouca gente que visita :(
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.