Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: The 100 (Os Escolhidos) | Kass Morgan



Título: The 100 (Os Escolhidos)
Original: The 100 
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 286
Avaliação: ★★★★★  (5/5)



Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

     Eu tenho uma pergunta para vocês: Como blogueira, eu tenho obrigatoriamente que me mostrar imparcial em relação a um livro na hora de montar uma crítica sobre ele? Porque, com sinceridade, não sei se conseguirei resenhar The 100 (Os Escolhidos) sem demonstrar minha euforia e, até mesmo, histeria ― diante dessa estória pela qual me apaixonei com todas as forças.

     Antes de qualquer coisa, apesar de eu não possuir um conhecimento amplo a respeito da série The 100, inspirada na obra em questão, posso garantir a vocês que as duas possuem grandes diferenças de enredo. Por esse motivo, não desista do livro caso você não goste da série e vice-versa.

     No primeiro livro da série de Kass Morgan, conhecemos uma realidade totalmente diferente da qual estamos acostumados. Devido a uma contaminação nuclear de níveis mundiais, há cerca de 300 anos, a Terra se tornou inabitável, obrigando os humanos sobreviventes a fugirem para o espaço utilizando uma gigantesca nave que, posteriormente, recebeu o nome de Colônia.

     Apesar de, após tantos anos, a Colônia ter se tornado o lar do que restou da raça humana, o local apresenta vários problemas de mantimento, como dificuldades em relação à distribuição hídrica entre os habitantes; alimentos escassos; desigualdade social ampla e etc.
     Dessa forma, a fim de manter a ordem dentro da nave e, principalmente, a preservação da raça, o governo da Colônia tornou-se bastante opressor e intolerante, adotando, inclusive, a pena de morte aos cidadãos que cometessem atos que contrariem as regras rígidas impostas.

     Os únicos criminosos aos quais o governo fornece uma segunda chance são aqueles que cometem seus delitos quando ainda são menores de idade. Os jovens infratores são condenados ao Confinamento e enfrentam um rejulgamento ao completarem 18 anos.

     Quando os cientistas responsáveis pelas pesquisas referentes a uma possível recolonização da Terra constatam que alguns seres humanos devem ser enviados de volta ao planeta água para realizarem experimentos e testes na superfície, os jovens confinados são designados à tarefa e, a partir desse ponto, começa a se desenvolver a trama de The 100 (Os Escolhidos).

A contagem regressiva tinha começado. Capítulo 3, pág. 30

     Com capítulos alternados entre os protagonistas ― todos eles narrados em terceira pessoa ―, o livro foca principalmente na trajetória e adversidades enfrentadas por quatro jovens: Bellamy, um rapaz rebelde que, apesar de não ter cometido nenhum crime ― ou, pelo menos, nenhum que fora descoberto ―, arruma uma forma de ir à Terra para proteger sua irmã mais nova, Octavia; Clarke, uma promissora profissional da área da saúde que enfrentou, recentemente, o julgamento e condenação de seus pais; Wells, ex-namorado de Clarke e filho do Chanceler (cargo de maior superioridade na hierarquia de governo da Colônia); e Glass, uma apaixonada garota disposta a qualquer coisa para acertar as coisas com seu ex-namorado, Luke.

     Kass Morgan encontrou uma ótima forma de conduzir a narrativa alternando momentos da situação atual dos personagens com flashbacks mostrando partes marcantes de suas vidas. Aos poucos, vamos descobrindo que em The 100 (Os Escolhidos) não existem mocinhos e vilões. Todos os envolvidos na estória já fizeram escolhas das quais se arrependem.

(...) Você não podia esperar que mais ninguém compartilhasse seu sofrimento. Você tinha que carregar sua dor sozinho. Capítulo 33, pág. 266

     Repleto de ação, momentos de tensão e revelações surpreendentes que acontecem a cada capítulo, é praticamente impossível de se interromper a leitura antes que a última página seja alcançada. Além disso, o livro deixa ganchos perfeitos para sua continuação, com muitos conflitos interrompidos no seu auge. (Por favor, Galera Record, traz logo Day 21 para o Brasil!)

     The 100 (Os Escolhidos) é simplesmente perfeito! Sem mais palavras. Apenas leiam esse livro. Tenho certeza de que não irão se arrepender. 

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

10 comentários:

  1. Mari, até que enfim vi alguém que conseguiu diferenciar livro e série! Eu tb gostei muito desse livro, assim como gostei da série,e acho que cada um tem a sua graça. Como falei na minha resenha, a série ficou bem pra TV, assim como o livro ficou bem enquanto literatura!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Mari do céu,
    Quando vi o trailer da série fiquei louca para assistir, assisti o primeiro episódio e parei, pensei comigo, preciso, alias NECESSITO ler esse livro antes de assistir a série, só que foi passando e eu ainda não li, mais com a sua resenha o "meu entusiasmo" aumentou e com certeza terei que passar esse livro na frente de muitos.

    Adorei a resenha.
    Beijos
    Débora
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu necessito continuar vendo a série e ler o livro, só vi o episódio piloto e curti muito!
    Já pensei em ver somente a série ou apenas ler o livro, mas algo que é tão bem falado, e de características que eu gosto necessito dos 2! E ainda mais tem uma continuação o livro, de nome sugestivo aliás, que me faz ler, e ainda por cima, o livro não é enorme, então a introdução não me deve cansar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari!
    Esse tipo de história,não é o que habitualmente leio.
    Mas agora lendo sua resenha,fico imaginando o porque de não experimentar uma leitura diferente!?
    Afinal, cinco estrelinhas e um coração,não é a toa!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o livro é bem diferente da série!!! Mas devo dizer que adorei a série, estou sempre acompanhando!!!
    Agora em relação ao livro, parece ser muito mais emocionante que ver a série kkkk, mas pareceu bastante interessante!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola, eu tava maluca para ler esse livro por conta da serie (ela vicia voce no primeiro capitulo) porem fui lendo resenhas e a sua é a primeira positiva que vejo, acho que foi assim pq vc ainda nao viu a serie e todos os outros ja haviam se viciado nela. Acho que quem ja viu a serie acaba comparando e, incrivelmente, acho que esse é um caso em q a serie ficou melhor que o livro. Mas, mesmo com pe atras, vou ler o livro e so posso determinar qual o melhor depois que eu le-lo kkkk mas ja fico triste pois meus dois personagens favoritos da serie, nao estao no livro :/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro e tava louca pra saber mais sobre ele, sua resenha é a primeira que eu vejo. Simplesmente adorei! Quero muito ler esse livro, muito, muito mesmo! Nem sabia que existia uma série, vou procurar pra assistir. beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari.
    Estou super ansiosa para ler esse livro. Vi várias resenhas positivas sobre ele e o consegui por uma troca no skoob (yay!)
    Parece que a série de TV é bem diferente do livro e tem pessoas que gostaram mais da série de TV do que do livro.
    De qualquer forma, vou ler o livro pois AMO distopias e achei o enredo bem diferente. AMO narrativas alternadas e acho que vai ser interessante saber o ponto de vista de cada um dos personagens e conhecer um pouco sobre seu passado e motivações.

    ResponderExcluir
  9. OS 100 <3 <3 <3 <3
    Este é um dos livros que eu me apaixonei (PASMA) pela capa! Estava a procura de Um Caso Perdido na livraria e esbarrei nele. Gostei da capa, AMEI a contracapa. AMEEEEEIII o que estava escrito nas orelhas. Cheguei em casa, abri o Skoob, amei a noite, amei as resenhas, amei a sua resenha. Simplesmente não tem jeito, eu PRECISO dele. É TOP no momento, não vejo a hora de ler. Não vi a série de tv porque não é a mesma coisa, mas depois que ler a série toda, assistirei a todos os episódios! Gostei de saber que gostou bastante dele também, vi que posso confiar em suas avaliações pois na maioria das vezes bate com as minhas, então só me deixou MAIS eufórica ainda pra comprar esse livro logo. Mês que vem, ele está em mãos <3

    ResponderExcluir
  10. Este é um livro que desde o seu inicio aqui no Brasil tenho uma enorme vontade de lê-lo, a capa é linda, a sinopse também, agora só falta saber sobre a historia hahaha. Todos dizem mesmo que a série é bem diferente do livro, mas será que sou a única que nunca tinha ouvido falar dessa série? Espero mesmo não me arrepender de lê-lo <3
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.