Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Atemporal | Rodrigo Mendes



Título: Atemporal
Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Novo Século
Páginas: 237
Avaliação: ★★★★ (5/5)




ANO DE 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação, obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Em paralelo, ele acaba tendo acesso a uma poderosa conquista científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar em mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.

     “Espero que ao ler esse livro você não sinta o tempo passar”. Essas foram as palavras que o Rodrigo Mendes escreveu na primeira página do meu exemplar de Atemporal ao autografa-lo e agora, terminada a leitura, consigo entender perfeitamente o sentido contido nelas. O livro traz tantos enigmas e suspenses que é difícil parar de lê-lo até se ter sanado todas as (muitas) dúvidas adquiridas durante a narrativa.

     Atemporal começa nos mostrando um crime ocorrido no ano de 1983. Envolvido na investigação de um importante caso de contrabando de crack no Brasil  prática incomum na época , o policial André Garcia é sequestrado, mantido em cativeiro por três semanas e, apesar de seus intensos esforços para se safar daquela situação, assassinado em condições bastante peculiares por um criminoso que jamais fora encontrado ou descoberto.

     Logo após entendermos o que aconteceu a André, o livro nos transporta para o ano de 2023 quando, em mais um dia comum de serviço, o policial Lucas  filho de Rico, ex-parceiro do investigador assassinado do começo da estória recebe informações muito estranhas que podem ajudar a solucionar o caso ocorrido quarenta anos atrás.

     No local onde André fora assassinado fora encontrada uma placa metálica com estrutura bastante tecnológica e desconhecida que provavelmente pertenceu ao homem que lhe tirou a vida. Além disso, o ferimento de bala que levou o policial à morte também era bastante incomum: o projétil não só atravessou o corpo do investigador como também fez uma espécie de cauterização ao redor do buraco recém-aberto.

     O Dr. Rocha, chefe de departamento do Laboratório de Criminalística de São Paulo, descobre que a placa encontrada na época acaba de ser apresentada como uma inovação pela empresa Watermelon em uma feira mundial de tecnologia. Isso mesmo que você está pensando, um objeto desconhecido encontrado em 1983 está sendo criado apenas quarenta anos depois! Impossível, não é mesmo?

     Ao ser informado por Rocha sobre as peculiaridades recém-descobertas do caso de André, Matheus, chefe direto de Lucas, informa ao jovem policial sobre o progresso da investigação que ainda não fora concluída. E dessa forma, Lucas é envolvido em uma eletrizante e incomum busca por respostas.
     E como se as coisas já não estivessem estranhas o bastante, o detetive é obrigado a incluir em suas investigações conexões entre passado e presente, viagens no tempo (que loucura!), empresários e autoridades extremamente poderosos como o famoso Ben Masters, dono da empresa de exportação Travel Inc. e, principalmente, muitos perigos inimagináveis que podem colocar em risco a vida de seu pai, suas irmãs Stephany e Nathaly e da mulher que ele ama, Daniela.

Mais uma vez se sentiu paranoico. Mas certo dia ele leu em algum lugar, não se recordava agora aonde tinha sido, que os paranoicos sobrevivem. Os desligados não. Capítulo 16, págs. 112/113

     Em cada capítulo de Atemporal, Rodrigo traz novas implicações ao caso e posiciona mais uma pequena pulga atrás da orelha de seus leitores. Com tantas reviravoltas e situações surpreendentes durante a construção da narrativa, fica difícil definir se podemos ou não confiar nos personagens da trama.

     Com uma linguagem leve e espontânea cheia de momentos repletos de humor os personagens têm sacadas hilariantes! ― e cenas de pura ação, a leitura se torna agradável e dinâmica.

     Outro fato que acho importante destacar é que, como a estória se passa em um futuro não muito distante, o livro destaca e contrasta diversas diferenças, principalmente tecnológicas, entre o mundo em que vivemos hoje e o imaginado pelo autor dentro de uma década. As inovações científicas descritas em Atemporal são muito bem trabalhadas e detalhadas de maneira bastante interessante e coerente. Será que o Rodrigo está realmente prevendo o futuro de algumas áreas da tecnologia mundial? Saberemos em 2023!

Seguiu caminhando pela calçada até chegar ao ponto do Air Metrô. (...) O trânsito caótico da cidade de São Paulo já não suportava nenhum veículo a mais quando um engenheiro de tráfego nerd teve essa brilhante ideia: metrôs que não dependiam de trilhos e que poderiam ser instalados em qualquer rua com espaço suficiente para postes de energia e transmissão wireless (...). Capítulo 3, págs. 24/25

     Com desfecho totalmente surpreendente De verdade! Imaginei um milhão de coisas e o que de fato aconteceu nem havia se passado pela minha mente! e coerente aos fatos, Atemporal não deixa espaço para críticas e nem para dúvidas. Vale a pena entrar de cabeça nessa investigação!

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

12 comentários:

  1. Olá
    Adorei a resenha como sempre kjkk e fiquei muito interessada em ler o livro, é bem diferente a tematica dele e tudo mais, com certeza espero ler em breve e gostar bastante, fiquei super curiosa, linda capa aliás, já havia visto antes mas não sabia do que se tratava.

    Beiiijos ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/08/namore-uma-garota-que-le.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resenha, Mariana! Ficou muito legal!! E olha, não sei se estou prevendo o futuro não, mas já na fase final da publicação do livro vi uma reportagem sobre vagões de metrô que flutuam que estão sendo criados.. :-P

    ResponderExcluir
  3. A melhor resenha que já li desse livro, e caramba, preciso compra-lo URGENTE hahahha
    Aproveito a oportunidade para repetir que amo as suas resenhas.

    Beijos
    Débora
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha ouvido falar do livro, até porque estou achando resenhas de livros nacionais do mês passado para cá, e eu particularmente fiquei muito curiosa com esse, tenho uma paixão por São paulo, e estou na caça de livros policiais. E essa questão futuro + tecnologia me encanta demais! Já está na lista de vou ler no skoob ;)

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que resenha!!! Não sou muito fã de literatura policial, mas claramente me chamou atenção, mas pelo fato da viagem no tempo, me deixou muito curiosa!!!
    Acho que ta na hora de ler um livro diferente do que costumo ler☺️☺️

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da história do livro. É diferente!
    A junção de um enredo policial,com ficção científica,tem tudo para ser interessante!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros policiais (fa de Sidney Sheldon aqui ) e nunca tinha lido algo do estilo se passando no brasil, unicos livros nacionais que li e amei foram comedias romanticas... adorei a resenha e acho que vou dar sim uma chance a historia, parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Normalmente eu não gosto muito dessa coisa de incluir viagem no tempo, mas esse livro parece er muito interessante! Eu adoro livros de investigação, principalmente aqueles que você não larga ate ter tirado todas as dúvidas. beijos

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente tenho que falar sobre essa capa, desde que vi entre os lançamentos já algum tempo atrás achei muito bonita e intrigante, agora lendo a resenha posso constatar que realmente estava certo é uma grande história, como fã de investigações, reviravoltas surpreendentes e viagens no tempo tenho certeza que gostarei, é sempre bom encontrar um livro nacional bem escrito e que seja capaz de nos transportar para a época desejada, quero descobrir quem é o assassino do policial e os mistérios que cercam a tal placa metálica.

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse livro parece ser muito bom e ainda por cima é literatura nacional! Gosto muito de livros policiais e suspenses, e esse parece ser ótimo e ainda com essa coisa de futuro né?? Hahah
    E a capa também é muito bonita e chama a atenção :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  11. Super resenha!!! Adoro livros de suspense, minha paixão começou pelos filmes, e depois comecei a imaginar, quão bom seria ler um livro repleto de suspense. Nas minhas andanças conheci Harlan Coben que tem TODOS os livros na minha lista, e adorei saber que este é de autoria nacional. Adorei a estória, adorei a resenha, adorei a promessa do livro, vou adicioná-lo na minha lista neste exato momento e com certeza compro assim que der!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari.
    Não curto muito o gênero policial e suspense, então não me interessei pelo livro. Mas é bom saber que a narrativa é bem viciante e com a "previsão" de tecnologias futuras.
    Gostei bastante da capa e desejo muito sucesso ao autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.