Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Invisivel | David Levithan, Andrea Cremer



Título: Invisível
Original: Invisibility
Autores: David Levithan, Andrea Cremer
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Avaliação: ★★★★ (5/5)



Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth. Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à opção sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê! Stephen tem sido invisível por praticamente toda sua vida - por causa de uma maldição que seu avô, um poderoso conjurador de maldições, lançou sobre a mãe de Stephen antes de ele nascer. Então, quando Elizabeth se muda para o prédio de Stephen em Nova York vinda do Minnesota, ninguém está mais surpreso do que ele próprio com o fato de que ela pode vê-lo. Um amor começa a surgir e quando Stephen confia em Elizebth o seu segredo, os dois decidem mergulhar de cabeça do mundo secreto dos conjuradores de maldições e dos caçadores de feitiços para descobrir uma maneira de quebrar a maldição. Mas as coisas não saem como planejado, especialmente quando o avô de Stephen chega à cidade, descontando sua raiva em todo mundo que cruza seu caminho. No final, Elizabeth e Stephen devem decidir o quão grande é o sacríficio que estão dispostos a fazer para que Stephen se torne visível - porque a resposta pode significar a diferença entre a vida e a morte. Pelo menos para Elizabeth...

     Se existe um autor que consegue trabalhar tão bem uma fantasia tornando-a natural ao ponto de poder ser facilmente confundida com a realidade, esse é David Levithan. Após o extremo sucesso alcançado por seu protagonista “sem corpo” em Todo Dia (veja a resenha aqui), sua mais nova obra, feita em parceria com Andrea Cremer, surpreende mais uma vez, deixando seus fãs ainda mais fascinados.

     Em Invisível, conhecemos a estória de Stephen, um jovem que não pode ser visto por ninguém inclusive ele mesmo. Por algum motivo alheio a seu conhecimento, o garoto nasceu completamente invisível. Literalmente, invisível. E, apesar de levar uma vida normal, com os sentimentos e necessidades de qualquer ser humano, as pessoas ao seu redor nunca tiveram a oportunidade de enxerga-lo.

(...) Não é solidão, na verdade. Porque a solidão vem da ideia de que você pode estar envolvido no mundo, mas não está. Ser invisível é ser solitário sem o potencial de ser outra coisa além de solitário. Capítulo 11, pág. 106

     O livro mostra os desafios do dia-a-dia de Stephen. Vocês conseguem imaginar o quanto sua situação é difícil? Desde sempre, o menino foi privado de diversas coisas comuns na vida de um adolescente como, por exemplo, frequentar a escola ― a fim de evitar ao máximo não assustar as outras pessoas. Afinal, como confiar em algo que não conseguimos enxergar? Como sequer acreditar em uma coisa que diz estar lá, mas não pode ser vista?

     Porém, quando Stephen já está totalmente acostumado com sua maldição, surge Elizabeth, sua nova vizinha, e ela consegue vê-lo sem qualquer problema ou limitação. Isso mesmo! Alguém finalmente consegue enxerga-lo.

     Aos poucos, os dois se envolvem cada vez mais ― algo totalmente novo na vida de Stephen ― e junto com alguns amigos, como Laurie (irmão de Elizabeth), Millie e Saul, começam a buscar explicações e possíveis soluções para o caso incomum do menino invisível.

(...) Parte de mim se pergunta se a morte vai fazer isso. Se quando eu morrer, meu corpo finalmente vai ser visto. Capítulo 19, pág. 203

     Apesar de apresentar um vocabulário leve e divertido, coerente ao estilo infanto-juvenil, Invisível é carregado de diálogos intensos, sentimentos muito bem trabalhados e reflexões importantíssimas.

     Por ser narrado em primeira pessoa em capítulos que alternam-se entre Elizabeth e o próprio Stephen, o livro aproxima muito leitor das aflições e dificuldades vividas pelos personagens, o que torna a leitura muito mais envolvente e emocionante.

     Invisível é uma obra extremamente bem escrita e que traz em seu enredo uma fantasia mais densa do que podemos imaginar, além de presentear os leitores com lições de vida inesquecíveis. 

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

13 comentários:

  1. Esse livro deve prender a gente de modo não conseguiremos nos livrar até ver o final!!!!! Me encantei com a resenha!!!!
    Quero ler esse livro!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho este livro na minha lista de desejados já faz um tempo e estou esperando para compra-lo depois de ler Todo Dia que está lá na minha estante me esperando *-* Os livros da Andrea Cremer também estão nos meus TOP desejados e acho que vou aaaaamaaaarrr Invisível!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já queria ler esse livro desde quando foi anunciado, mas e agora? A ansiedade e empolgação para lê-lo aumentou. Não li nada do David ainda, mas pelo que já vi, ele realmente parece gostar de envolver esses detalhes fantasiosos no enredo, e deixa um toque mais dinâmico na trama. Mal posso esperar para acompanhar essa história, parece ser ótima! <3
    Beijos,
    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana!

    Eu li o "Todo Dia" do Levithan e achei ok. Não me despertou aquele sentimento de "meu Deus, que coisa maravilhosa", mas eu gostei. Tenho a leve impressão que irei gostar bem mais desse, apesar de ficar me questionando coisas do tipo "como a mãe dele trocava a fralda dele?" HAUEHUAEHAUEHAEUHAE brincadeira. Por isso eu amo tanto os livros, neles acontecem todos os tipos de coisas.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Ola!!
    Sinceramente ainda não li nenhum livro do David, mas a cada resenha que leio minha vontade aumenta haha, Invisivel parece ser muito bom, assim como Todo Dia, necessito ler esses livros..
    Estou gostando muito de livros que nos dá lições de vida, e acho que Stephen nos dá muitas <3
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu li o Todo Dia do David Levithan e fiquei encantada, nunca tinha lido nada parecido, quando vi que iam lançar esse livro fiquei morrendo de vontade de ler, pretendo comprar "Invisivel" na Bienal.
    Adorei sua resenha

    Beijos
    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Cara, tenho que ler esse livro, fiquei apaixonado pela sinopse
    Eu li Todo Dia e curti muito, apesar de deixar algumas coisas em aberto, mas esse parece ser ainda melhor. Também li o livro que o David escreveu com o Green, e apesar de ter gostado um pouco, o personagem era muito chato e me irritou.
    Abraços,
    Melhores Livros !

    ResponderExcluir
  9. Li o livro Todo Dia e fiquei encantada!
    Vejo que me sentirei do mesmo jeito ,lendo Invisível.
    São livros com histórias bem diferentes,do que habitualmente temos lido por aí.
    Com certeza pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari.
    Li Todo Dia e adorei! Gostei bastante da escrita do autor e fiquei com bastante vontade de ler Invisível. Parece uma ótima história.
    Li Também o primeiro livro da série Nightshade da Andrea Cramer e gostei também. Então acho que iria gostar de uma história escrita por esses dois autores.
    Invisível parece ser bem singelo e parece fazer os leitores refletir sobre como seria viver na situação de Stephen.
    Espero poder ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  11. Eu sei que nao deveria ter preconceito e julgar uma obra com base em outra obra do autor, mas quando eu li Will&Will adorei as partes do John Green, e nao conseguia ler as partes do David... gente dava um sono horrivel. Entao acho que nao lerei esse livro nao :/ a premissa parece legal e tal, mas me vejo passando meses para ler o livro kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Fiquei interessada pelo livro sabendo que posso ficar paranoica com ele, eu via o título "Invisível" e pensava ah é invisível no sentido figurado que nem o charlie, mas não é. Em Todo Dia o protagonista é sem corpo? Porque não me interessei em ler nada dele?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adorei seu blog e a forma como as resenhas foram construídas! Tenho um blog literário também com várias resenhas e textos autorais. Dá uma pulinho lá: www.versosnaoditos.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.