Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Minha Vez de Brilhar | Erin E. Moulton



Título: Minha Vez de Brilhar
Original: Tracing Stars
Autora: Erin E. Moulton
Editora: Irado {Novo Conceito}
Páginas: 288
Avaliação: ★★★★ (4/5)




Em uma noite, Indie faz um pedido para uma estrela. Ela quer muito reencontrar a sua lagosta de estimação, e também quer que sua irmã Bibi volte a gostar dela. Mas ter os seus desejos realizados pode exigir dedicação integral! Indie trabalha no teatro durante o dia, mostrando a Bibi e seus amigos o quanto ela pode ser útil. À noite, ela procura sua lagosta perdida, e para isso conta com a ajuda de seu novo grande amigo, Owen. Tudo vai bem até que Bibi e sua turma começam a pegar no pé de Owen, o maior exemplo de nerd e futuro loser. Será que Indie vai conseguir manter em segredo sua amizade com Owen? Será que, para ser uma pessoa melhor, Indie precisa mesmo ser diferente?

     Essa é minha primeira resenha referente a um livro do selo #Irado da editora Novo Conceito, então antes de falar particularmente sobre a estória de Minha Vez de Brilhar, acho melhor deixar claro que as publicações desse novo selo são voltadas ao público infanto-juvenil ― o que não significa propriamente que apenas jovens vão se interessar pela leitura, afinal, nós, adultos com alma de criança, também adoramos a novidade ―, ou seja, são tramas repletas de fantasia, aventuras e humor.

     Mas sem mais delongas, vamos falar sobre Indie Lee Chickory? A jovem protagonista do livro de Erin E. Moulton nunca foi uma menina muito normal. Sempre despreocupada com sua aparência e com a opinião dos outros em relação a ela, Indie não compreende o porquê de sua irmã mais velha Bibi começar a ter preocupações tão “fúteis”. Enquanto Bibi, agora, gasta seu tempo se produzindo e tentando ser popular, a irmã Chickory mais nova prefere dedicar-se a outras coisas mais inusitadas como, por exemplo, aprender sobre animais marinhos e cuidar de sua lagosta de estimação, Monty Cola.

Fico atenta às estrelas cadentes. Quando Bibi e eu éramos um pouco menores, observávamos as estrelas juntas e, se avistássemos uma estrela cadente, só uma de nós fazia um pedido, porque no fim sempre desejávamos a mesma coisa. Era justo cada uma ter sua vez. Capítulo 5, pág. 39

     Com as diferenças cada vez mais gritantes entre as duas, Bibi acaba se afastando de Indie, que fica bastante decepcionada ao perceber que está perdendo o afeto da irmã. Para piorar ainda mais as coisas, em seu último dia de aula, Indie acaba perdendo seu adorado amigo Monty Cola.

     Diante dos problemas que está enfrentando, a protagonista conclui que precisa agir: Encontrar seu bichinho de estimação e se reaproximar da irmã são suas prioridades máximas. E para elaborar e executar um plano que consiga resolver suas frustações, ela conta com a ajuda de um novo amigo, o inteligentíssimo e tão popular quanto à própria Indie , Owen.

Uau! Posso ajudar a encontrar Monty? Sou ótimo em buscas (...)! Capítulo 11, pág. 88

     Particularmente, eu sempre me identifiquei com as personagens “diferentes”. Acho maravilhoso ler sobre pessoas com personalidades inusitadas e imprevisíveis e a narração em primeira pessoa de Indie conseguiu me surpreender muito durante a leitura. Apesar de ser muito doce e afetuosa, a menina se questiona muito sobre aspectos bastante peculiares ao universo pré-adolescente, como “Quanto vale a pena mudar para agradar os outros?”, “Por que o fato de alguém ser diferente incomoda tanto as pessoas ao seu redor?” e etc.

     Minha Vez de Brilhar traz um enredo leve e até um pouco arrastado durante os primeiros capítulos ― e bastante adequada à proposta do selo #Irado. A narrativa flui facilmente e os recursos gráficos de edição utilizados pela Novo Conceito, como o uso de letras grandes e linhas espaçadas, fazem com que a leitura torne-se ainda mais prazerosa.
     Além disso, o livro traz uma capa dura lindíssima, trabalhada com muita delicadeza e riqueza de detalhes pela editora.

     Indicado aos fãs de infanto-juvenis e, também, àqueles que precisam de uma leitura desestressante. 


*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

10 comentários:

  1. Oi flor, tudo bem?

    Eu li esse livro faz uma semana e fiquei apaixonada <3
    Por mais que seja infanto e tal, a narrativa da Erin é leve e os personagens são super cativantes! Juro pra ti que me senti dentro de um aquário gigante com tanta informação do lugar onde as meninas moram e as caretas de peixes! Adorei e vou ler pra minha filha, quando tiver uma, num futuro um pouco distante hahahah

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro! Já está na minha "listinha" do skoob =D
    Gostei da sua resenha, parabéns!
    Beijos ^^

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha!!! O livro não chamou muita a minha atenção, muito leve e pouca aventura!! Sobre o selo, é perfeito!! Tenho livros da selo e adorei!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    Também adoro protagonistas que são um pouco diferentes, fora do estereótipo. Achei Indie interessantíssima e adorei o nome e o bichinho de estimação dela (quem iria ter uma lagosta chamado Monty Cola? rs)
    Parece ser uma leitura um pouco despretensiosa, para se ler para passar o tempo.
    A capa é realmente bonita =)

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mais gostei.
    Principalmente quando estou em ressaca por causa de um livro intenso, gosto de ler algo assim para relaxar. rs

    Beijos
    Débora | Em cada página

    ResponderExcluir
  6. Apesar de já ter passado da idade faz tempo,gosto de livros infanto juvenis.
    São livros,em geral, muito mais leves.
    Adoraria de verdade ,conhecer a história de Indie.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari! Tudo bem?

    Ahhh eu preciso sim de uma leitura desestressante...
    Esse novo selo parece muito legalzinho :) Haha adulto com alma de criança é? Hehehe, eu ainda não sou uma adulta, tenho apenas 15 anos :)
    O livro parece muito legal, e não acho que devamos fingir que somos alguem para mostrar à outras pessoas... E essa coisa de pegar no pé só porque é nerd, aah que ridículo :(
    Quero ler este livroooo *---*
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  8. Ola Mari
    Tambem acho que nao tem problema pessoas adultas lerem infanto-juvenil, embora eu prefira livros menos infantis, as vezes é bom ler para variar um pouquinho e ler livros mais calminhos. Gostei da premissa desse livro, qndo vi o lançamento nao me interessei, mas agora vou olhar com outros olhos pra ele kkk

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada com o selo #Irado, porque não curto muito o estilo de infanto, porém são ótimos para quando estamos naquela ressaca literária desgramada e precisamos de algo mais leve. Gostei do enredo, e do fato de colocarem uma história assim num livro voltado para o público mais jovem. Gostei de como ressaltou isso na resenha!!!

    ResponderExcluir
  10. Capa dura :3
    A "criança" aqui está amando os livros da #irado, achei interessante o fato de ser em 1ºpessoa, vou ver se consigo ver esse livro na bienal para pelo menos tocar, pois a novo conceito faz trabalhos divinos!

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.