Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Diamante | J. Courtney Sullivan



Título: O Diamante
Original: The Engagements
Autora: J. Courtney Sullivan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 379
Avaliação: ★★★★ (4/5)




Cinco personagens, separados pelo tempo e aparentemente sem conexão entre si, contam a história da paixão das mulheres pelo diamante aliás, não só das mulheres! Revezando-se em uma ciranda de acontecimentos divertidos, infelizes, revoltantes ou surpreendentes, a extraordinária Frances Gerety que existiu de verdade e outros indivíduos muito especiais mostram que a história de uma sociedade é construída por meio das relações humanas, na intimidade dos lares. As transformações do mundo moderno nem sempre conseguem abalar aquilo em que se acredita com todo o coração mas as decepções com aqueles que amamos... essas podem mudar as nossas opiniões. Um livro diferente, que fala das muitas formas de viver o amor e que deixa no ar uma pergunta: os casamentos são mesmo feitos para durar? 

     Acredito que você, leitor dessa resenha, está acostumado, assim como eu, a ler obras que tem como protagonista uma pessoa. Mas como você se sentiria se eu te dissesse que o romance de J. Courtney Sullivan teve seu título muito bem escolhido e realmente traz como personagem principal não um homem ou uma mulher e, sim, essa pedra tão preciosa e conhecida que é o diamante? No mínimo, você ficaria interessado(a), não é mesmo?

     Em O Diamante, conhecemos cinco estórias diferentes com seus próprios personagens cada e ambientadas em locais e épocas totalmente distintos. A única ligação existente entre elas? Um belo diamante, ou melhor, o anel de noivado que foi feito com ele.

     A narrativa começa em 1974 e somos apresentados à Frances Gerety, uma publicitária brilhante que dedica a maior parte de sua vida a criar campanhas que destaquem os diamantes como o pivô dos grandes pedidos de casamento. Apesar de criar ótimos slogans acerca dos laços matrimoniais, Frances não possui qualquer relacionamento afetivo e vive apenas com uma colega  e de maneira muito independente ― em seu apartamento.

     Com O Diamante seguindo o estilo de capítulos alternados entre as estórias, logo somos levados a 1972 e conhecemos Evelyn, uma professora aposentada que mantém seu casamento de quarenta anos com Gerald, um viciado em sorteios, e agora luta para fazer com que seu único filho, Teddy, retome seu casamento com a ex-mulher Julie  de quem Evelyn gostava tanto que até presenteou com um belo anel de diamante ―  para que toda a família possa conviver em paz.

Para manter seu casamento transbordando
De amor no seu copo de carinho
Sempre que estiver errado, admita;
Sempre que estiver certo, cale-se.
Parte 1: 1972, pág. 33 

     A terceira estória, ambientada em 1987, é focada em James, um paramédico bastante dedicado à sua família, que está enfrentando diversos problemas ao mesmo tempo. Com a doença de sua mãe, os esforços do sogro em atingi-lo de todas as maneiras possíveis e o perigo iminente do término de seu casamento com Sheila, as coisas só parecem começar a mudar quando um anel de diamante surge em sua vida.

     Então, transportando o leitor para 2003, O Diamante traz, também, a estória de Dephine, uma francesa que acaba de abandonar seu antigo casamento para aventurar-se pelos Estados Unidos em um improvável romance com o músico PJ. Acho que a essa altura da resenha, vocês já conseguem imaginar qual pedra é encontrada no novo anel de noivado de Dephine, não é mesmo?

     E por último, mas não menos importante, chegamos a 2012 e conhecemos Kate, que apesar de manter uma união estável com o namorado Dan, nunca quis se casar por acreditar que o conceito da noiva ser presenteada com um diamante de noivado é uma demonstração socialmente injusta em relação a populações carentes de países mais pobres.
     Mesmo tentando evitar a ostentação das joias ao máximo, Kate é obrigada a envolver-se com o protagonista de nossa história ― o anel de diamante ―  quando seu primo resolve se casar e ela se torna responsável pelas alianças.

     Todas essas estórias tão diferentes entre si relacionam-se de forma muito bem pensada e planejada pela autora, mostrando a importância da joia na construção dos fatos e fazendo com que o final de O Diamante seja extremamente prazeroso ao leitor que buscou, durante toda a narrativa, fazer as conexões entre os personagens.

Mulheres do mundo, ergam a mão direita.
A mão direita, a do anel de diamante.
Parte 4: 2012, pág. 339

     O livro pode ser considerado um pouco denso e cansativo devido ao seu (relativamente) grande número de páginas  são 479, ao todo ― e o texto contendo muitos detalhes explicativos. Ainda assim, os capítulos alternados fazem com que O Diamante não se torne entediante em nenhum momento da leitura.

     A Editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho com a diagramação das páginas, revisão e tradução do texto e construção de uma capa impecável. Esses fatores foram responsáveis por tornar a leitura ainda mais agradável.

     Então, termino a resenha indicando O Diamante a todos que procuram por um romance envolvente com trama muito bem elaborada e coerente.

     *Somente a título de curiosidade, aproveito o espaço para compartilhar com vocês a informação de que Frances Gerety, a publicitária da primeira estória, realmente existiu. Um detalhe interessante para quem curte o gênero não-ficção.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

10 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa para ler esse livro, adorei a ideia da autora em colocar um objeto como protagonista. Realmente achei muito interessante.
    Gostei de saber também, que a publicitária citada realmente existiu.
    Esse livro já está na minha lista de leitura.

    Beijos
    Debora
    Www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia do que se tratava esse livro, até agora. Achei bem interessante a narrativa intercalada com 5 histórias diferentes e que terminam por se relacionarem. Mas como você citou, o livro é grandinho e uma narrativa muito explicativa e densa não é algo que eu queira ler agora.
    O livro tá na lista de espera, e espero que quando eu puder lê-lo seja uma leitura agradável ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vejo frequentemente a capa desse livro,mas essa é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele.
    Achei sua resenha,muito bem detalhada!
    No entanto não me interessei muito pela história.

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, adorei, muito bem detalha e com ums visão bem ampla sobre o livro!!!
    Sobre o livro, muito interessante, é um ótimo livro para refletir sobre o assunto relacionamentos!!!
    Me interessei muito!!!
    Parabens pela ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu precisava de uma resenha desse livro! Ganhei em um sorteio e estava na procura de resenhas para ter uma noção da história. A sinopse não me atraiu, mas a resenha me deixou com vontade ler, achei bem interessante a questão de que são 5 histórias e o divo(principal) da história é o diamante!

    ResponderExcluir
  6. Não me interesso pelo livro pelo fato de serem várias histórias/personagens, gosto mais dos livros que focam numa história em si e etc, porém sua forma de escrever resenhas faz com que se torne interessante e com certeza muita gente vai querer ler!

    ResponderExcluir
  7. Já estava interessada por esse livro a algum tempo, sua resenha me deixou mais interessada ainda. Só essa parte que você disse de muitos detalhes explicativos que eu sei que vou achar meio chata, mas de resto me parece ser uma história bem legal, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nao imaginava que o livro fosse assim, acho que acabei jugando pela capa e acreditava, inclusive, que o livro fosse infantil - esses desenhos na capa. Mas adorei saber que sao 5 narrativas, acho que vai ser algo diferente do que ja li e espero que me prenda na leitura kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante a existência de 5 histórias diferentes que se cruzam e depois descobrimos a relação que existe entre eles. Adoro filmes assim, mas nunca li um livro dessa forma.
    Parece que a narrativa é bastante detalhada e talvez um pouco cansativa, mas eu leria mesmo assim. Fiquei bem curiosa sobre esse livro.
    Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a temática desse livro, estranho mesmo o protagonista do livro ser um diamante haha.Parece mesmo ser bem interessante :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.