Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Futuro de Nos Dois | Jay Asher, Carolyn M.



Título: O Futuro de Nós Dois
Original: The Future of Us
Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Páginas: 381
Avaliação: ★★★★★  (5/5)



É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

     Vocês se lembram do que estavam fazendo em meados de maio de 1996? Eu no auge dos meus sete meses de idade ― provavelmente estava chupando o dedão enquanto chorava clamando por atenção, mas tenho certeza de que os seguidores um pouco mais velhos poderiam responder essa pergunta de várias formas diferentes. Mas, posso assegurar que nenhum de vocês estava navegando no Facebook nesse período, pelo simples motivo de que, em 1996, a rede social atual mais conhecida do mundo estava longe de ser inventada. Naquele ano, apenas Emma Nelson e Josh Templeton tiveram acesso ao Facebook, e é exatamente essa estória que conhecemos em O Futuro de Nós Dois.

     Emma havia acabado de ganhar seu primeiro computador quando seu vizinho e ex-melhor amigo os dois ficaram bastante distantes após uma situação constrangedora ocorrida seis meses antes, em novembro do ano anterior ―, Josh, a presenteia com um CD-ROM da AOL (America Online; antigo provedor de Internet).

     Em seu primeiro acesso à rede, Emma encontra um estranho site chamado Facebook. Ao navegar brevemente por ele, a garota encontra seu próprio perfil, mas, nas fotos inclusas no site, Emma se vê bastante diferente... Ela está mais velha. Para ser exata, quinze anos mais velha.

Um lado do meu cérebro sugere que este pode ser um site do futuro. O outro lado dá uma bronca no primeiro por ser tão idiota. Capítulo 2, pág. 22

     Aos poucos, a protagonista começa a encontrar perfis de outros conhecidos seus no Facebook e vê que todos eles já estão mais velhos e com as vidas definidas. Todos seus colegas mais próximos se mostram formados em universidades, casados ou, até mesmo, com filhos. É aí que Emma percebe que está tendo acesso ao futuro.

     Partilhando a informação com Josh, ambos tornam-se frequentadores constantes do Facebook e percebem que, conforme vão alterando seu presente, provocam mudanças bastante significativas, também, no futuro estampado na tela do computador. E aí vocês já podem imaginar, não é mesmo? O poder de alterar seu futuro e deixa-lo exatamente da forma desejada pode subir a cabeça de qualquer pessoa, levando-a a cometer muitos erros e atitudes impensadas no presente.

— Se não impedirmos algo ruim de acontecer, a coisa continua se disseminando até ficar praticamente impossível tomar alguma providência a respeito dela. Capítulo 49, pág. 287

     O Futuro de Nós Dois mostra a forma com que Emma e Josh, enquanto reconstroem seu relacionamento abalado, lidam com o conhecimento que agora possuem sobre seus próprios futuros, mostrando que muitas confusões podem acabar acompanhando determinados privilégios.

     Quanto aos personagens, gostaria de destacar, além de Emma e Josh, seus melhores amigos, Kellan e Tyson. Os quatro são muito bem trabalhados, tanto em grupo quanto em suas particularidades. 
     Josh é um dos protagonistas masculinos que mais gostei de conhecer em um livro, além de engraçado, ele não segue o esteriótipo de badboy e nem de garoto perfeito que muitas vezes encontramos por aí. O amor-ódio entre Kellan e Tyson é divertidíssimo e eles são amigos que eu, particularmente, adoraria ter. Já Emma... Ah, para mim é complicado falar. A protagonista feminina tem medo de relacionamentos e é muito ― irritantemente muito! ― egoísta e focada apenas em si mesma em vários momentos da trama. Ainda assim, consegue se encaixar perfeitamente aos outros jovens da estória, fazendo uma compensação maravilhosa entre personalidades.

— Você sabe o que eu acho do amor — respondo. — Foi inventado para vender bolos de casamento. E férias em Waikiki. Capítulo 9, pág. 62

     O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos curtos e alternados entre os dois protagonistas. Toda a estória é contada de forma informal e com o vocabulário muito leve e coerente aos jovens narradores.

     Além disso, O Futuro de Nós Dois traz uma reflexão importantíssima acerca do quanto não devemos agir apenas pensando no futuro, e sim, no presente. O livro também inclui uma crítica sutil ao quanto as pessoas, hoje em dia, expõem suas vidas em redes sociais, muitas vezes, de forma exacerbada e desnecessária.

     Definitivamente, uma das minhas melhores leituras de 2014. Super indicado! 

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

10 comentários:

  1. Boa o livro, confesso que antes de ler a resenha fiquei um pouco indecisa, primeiro porque não gostei muito da capa, mas sei que não devo julgar um livroela capa, e aqui esta a prova, pois amei a resenha, amei saber como é exatamente a estória do livro!!!!
    Parabéns mais uma vez pele resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Realmente parece um livro reflexivo. Sob vários aspectos: primeiro, a supervalorização do futuro em frente ao presente. Dar mais importancia para o futuro do que para o presente acaba se tornando um paradoxo. Afinal, o único momento que a gente realmente vive é o presente...
    E o próprio papel do Facebook parece ser um bom ponto de discussão. Afinal, a gente tem o costume de documentar tudo da nossa vida no Face... Enfim, meu eu do passado possivelmente descobriria tudo do meu eu presente se pudesse acessar o face, hehe.

    Enfim,realmente fiquei interessado nesse livro e em seus conceitos; Afinal, além de tudo, adoro histórias que envolvem o tempo. Ótima resenha, parabéns!!!

    Aa, depois de muito tempo, voltei a escrever no Peças de Oito, passa lá e dá uma olhadinha se puder, blz? Ficaria muito feliz em te ter por lá novamente...

    Abraços!!!!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que quero ler esse livro, sempre que o vejo penso em comprar mais não sei o por que nunca compro, nunca li uma resenha dele, apenas a sinopse, mais a sua resenha me fez vontade de sair correndo do serviço para uma livraria, comprar, e devora-lo. hahahah

    Não te vi ontem na sessão de autógrafo da Carina Rissi :(

    Beijos
    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  4. Faz um bom tempo que esse e alguns outros romances estao na minha lista de futuras compras :/ mas acabo lendo alguma serie e tendo que comprar os outros da saga pq nao consigo ficar sem saber oq vai acontecer kkkkkkk mas eu preciso ler um livro q se passe parte dele em 1996 :3 nasci ali kkkkkkkkkk entao nao, eu nao lembro nada que eu fiz em 1996 :P amei a resenha e acho que vou amar mais ainda o livro *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana, joia?

    Esse livro me lembra demais o anime Mirai Nikki, você já ouviu falar? O enredo é basicamente o mesmo. Essa semelhança me fez ficar com muuuuita vontade de ler, já que esse anime é um dos meus favoritos. Tô com um pouco de medo de me decepcionar porque agora fiquei com muitas expectativas, mas vamos lá. hauehauehae

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber que o livro não é uma leitura bobinha,com assuntos bobinhos.
    Achei interessante abordar um assunto atual,com os olhos no passado.
    Gostei bastante da resenha e pretendo muito ler.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como vejo esse livro em todo lugar mas simplesmente nunca nem li a sinopse kkkkk nos últimos dias acabei vendo um "booktrailer" dele lá no Skoob e achei interessante mas não acabou entrando na minha lista, acabei percebendo com a sua resenha, que talvez seja sim algo mais interessante do que parece, já adicionei, mas ainda não coloquei nos TOP. Vou procurar ler primeiros os que eu estou realmente afim para que não leia correndo pra passar pra outro livro logo (já aconteceu e odiei, precisei reler). Fora que Jay é o autor de Os 13 Porquês que eu definitivamente quero muito ler!

    ResponderExcluir
  8. Oie haha ! :)
    Já vi esse livro em alguns lugares mas não havia prestado atenção nesse, só sabia que queria ler porque a capa dele é muito bonita e chama a atenção. Agora que li sua resenha sei que necessito lê-lo hehe. Hoje em dia muitas pessoas realmente só pensam no futuro e esquecem de viver o agora, e não vêem que a vida é curta demais pra não vivermos o presente.
    A Ana Clara falou ali do anime Mirai Nikki haha, eu amo esse anime omg! <3 É verdade, a diferença é que no anime eles vêem o futuro no celular e tem que matar os outros kkkk
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Achei a trama do livro bem interessante. Imagina você se deparar com o seu eu mais velho? Deve ser bem surreal.
    Além disso, gostei da narrativa ser alternada, é sempre dinâmico e o leitor conhecer o ponto de vista de todos os personagens.
    Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. E a lista dos que quero ler/comprar aumenta. Adoro livros/séries/filmes que retratam os anos 90, até porque influenciaram muito minha infância.
    Eu gosto bastante de livros com dois principais narrando, a estória me encantou bastante.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.