Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Passarinha | Kathryn Erskine



Título: Passarinha
Original: Mockingbird
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Páginas: 224
Avaliação: ★★★★★  (5/5)


No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

     Confesso que para fazer essa resenha precisei pensar por alguns dias. Na verdade, passei mais tempo refletindo sobre Passarinha do que de fato lendo-o. A leitura eu terminei em poucas horas, mas o impacto que a estória me causou vai demorar muito mais para me abandonar.

     Em Passarinha, conhecemos Caitlin, uma menina de 11 anos diagnosticada com a Síndrome de Asperger* (aos interessados, no final da resenha compartilharei o resultado de uma breve pesquisa que fiz ao tentar compreender melhor a doença em questão), que acabou de perder o adorado irmão mais velho, Devon, em uma tragédia ocorrida no Colégio Virginia Dare, onde jovens atiradores invadiram a escola abrindo fogo contra todos os presentes e, dessa forma, ferindo de forma fatal dois alunos e uma professora.

(...) O bom é que não posso falar com a boca cheia porque é falta de educação por isso se eu ficar de boca cheia posso continuar no meu próprio mundo de Caitlin. Capítulo 2, pág. 18

     Agora, Caitlin passa a viver apenas com seu pai  sua mãe já havia morrido alguns anos antes após perder a luta contra o câncer , que se encontra bastante abalado pela morte do filho.

     A fim de ajudar Caitlin a lidar com a difícil fase pela qual sua família está passando, a Sra. Brook, psicóloga do colégio onde a menina estuda, passa a concentrar ainda mais sua atenção no comportamento da jovem, incentivando-a a fazer amizades e se entrosar mais com os projetos escolares  os quais Caitlin sempre preferiu realizar sozinha, o mais longe possível do barulho e agitação dos colegas de classe.

     Particularmente procurando pelo sonhado desfecho para o caso de Devon e a superação de sua morte, Caitlin agora tem que lidar com a ausência do irmão, a sensibilidade emocional do pai, a pressão para fazer amigos  incluindo o pequeno Michael, que perdeu a mãe na mesma tragédia que desestabilizou a família de Caitlin  e a convivência com Josh, um garoto de sua escola que era primo de um dos atiradores mortos no massacre.

Não quero Devon por perto de um jeito diferente. Quero Devon por perto do mesmo jeito. Do jeito que era antes. Capítulo 3, pág. 25

     Narrado em primeira pessoa pela própria menina ― e, também, escrito como se de fato ela o tivesse feito, sem muita atenção às normas da construção de texto (como posicionamento de vírgulas e uso de conectivos) , Passarinha nos transporta para dentro da mente de Caitlin e podemos compreender suas reações e fragilidades em relação aos acontecimentos do seu dia-a-dia. A inocência e simplicidade que compõem os pensamentos da criança envolvem e emocionam o leitor em todas as páginas, além de nos mostrar uma visão de mundo totalmente diferente daquela que estamos acostumados.

     O livro é repleto de simbologias e referências muito importantes para a construção da narrativa e interpretação da estória e a Editora Valentina demonstrou muita inteligência e atenção ao introduzir o leitor, por meio da Nota da Tradução posicionada logo no início do livro, a esse universo de significados implícitos que são encontrados em Passarinha (devido à passagem do Inglês para o Português, muitas das simbologias poderiam passar despercebidas se não fossem discutidas e destacadas pela Editora).

     Passarinha é simplesmente perfeito. Desde sua estória emocionante e, ao mesmo tempo, escrita de forma leve, até a diagramação interna e externa do livro... Tudo está impecável.

     Recomendadíssimo! Não preciso nem falar muito. Peguem esse livro, leiam o primeiro capítulo e tenho certeza de que serão facilmente convencidos a acompanhar a estória de Caitlin até a página final.

     *Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico pelo portador ter fala compreensível, isto é, a fala é utilizada enquanto instrumento para receber e transmitir mensagens aos outros, dotadas de sentido. (Saiba mais na Wikipédia

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

9 comentários:

  1. Belo livro, muito bom para esse momento dos dias dos pais!! Muito emocionante, creio q quem ler esse livro deve chorar do início ao fim.
    Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito emocionante à história,não é!?
    Tenho fugido um pouco de livros muito emotivos.Mas lendo sua
    resenha ,sei que se trata de uma bela história!
    Talvez eu ainda leia. ;)

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais eu vejo livros que trazem histórias com personagens autistas ou a síndrome de asperger (me da a impressão de ser um pouco mais leve que autismo) e to achando isso o máximo. Não tive oportunidade de ler nenhum ainda mas acho muito legal mesmo fazerem isso. Passarinha parece ser muito bom, gostaria muito de lê-lo. beijo

    ResponderExcluir
  4. Uau, parece ser uma leitura incrivel mesmo, acho que darei chance ao livro, mas nao agora... estou numa epoca de querer ler livros engraçados, estou precisando mais do estilo comico kkk mas darei uma chance aos belos dramas que nos fazem refletir logo logo.

    ResponderExcluir
  5. Não é o meu estilo literário favorito, porque me sinto mal ao ler essas coisas com transtornos familiares. Mas isso não significa que não tentarei ler, e gostei da questão da diagramação mais explicativa.

    ResponderExcluir
  6. Só de ler essa resenha já me causou um impacto, imagina lendo o livro.
    Adorei e quero ler também.
    E essa capa? SOU APAIXONADA POR ELA.

    Beijos
    Débora
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom e ao mesmo tempo doloroso e triste haha, mas eu gosto muito de livros assim. Sobre essa doença eu só tinha ouvido falar mas não a conhecia..
    Além disso essa capa, é muito linda e já chama a atenção :0
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  8. Adorei o fato de ser narrado como se a protagonista estivesse o feito, adoro coisas assim, ajudam MUITO a nos integrar realmente na estória. Gosto de coisas assim, pessoas que escrevem do jeito que querem, que sabem dar um sentido diferente para coisas simples, como essa frase de "não falar com boca cheia pra ficar no meu mundinho". ADOREI
    Está na lista com certeza, e gostei muito da sua resenha, na verdade vc sabe bem como separar os tópicos e falar bem sobre cada um deles. Confio em vc e está no TOP definitivamente!

    ResponderExcluir
  9. Li Passarinha esse ano, amei e favoritei! É realmente perfeito.
    Adorei a sensibilidade da Caitlin, a forma como ela vê o mundo e se expressa. Foi bom ver como uma pessoa com a Síndrome de Asperger vê o mundo.
    Adorei as simbologias presentes no livro todo e realmente foi ótimo aquela nota no início do livro. Ótimo trabalho da editora.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.