Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Princesa Adormecida | Paula Pimenta



Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Avaliação: ★★★★ (4/5)



Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

     Eu provavelmente já comentei  mais de uma vez  aqui no blog o quanto sou apaixonada por releituras de contos clássicos, não é mesmo? Sempre que vejo um lançamento literário baseado em alguma princesa, por exemplo, vou correndo descobrir mais sobre a obra e trato logo de adquiri-la para ler. Então, não preciso nem mencionar que fiquei extremamente feliz ao receber, da editora Galera Record, um lindo exemplar de Princesa Adormecida, né?

     Fazendo referência à Aurora, do conto original A Bela Adormecida, a protagonista da nova obra de Paula Pimenta chama-se Áurea também é conhecida como Anna Rosae, ao invés de ser criada por três fadas madrinhas, vive desde os cinco anos de idade com seus tios superprotetores, Fausto, Florindo e Petrônio.

Quase não me lembro da minha vida até os 5 anos. Só tenho certeza de uma coisa: eu era constantemente vigiada. Capítulo 3, pág. 27

     No auge da sua rebeldia adolescente e cansada dos limites impostos pelos tios, Anna resolve desafiar a autoridade de seus responsáveis e acaba descobrindo que sua vidinha normal não é tão simples como sempre imaginou. Além de viver, literalmente, um conto de fadas, a jovem passa a receber, de quebra, mensagens de um “admirador” secreto com o qual ela acaba se envolvendo mais que deveria.

     A estória de Princesa Adormecida se encontra, em diversos pontos, com o conto original, alterando a estória apenas de uma forma que possa demonstrar a tecnologia e estilo de vida dos dias atuais, porém sempre mantendo a base que já conhecemos.

     Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Paula Pimenta e posso afirmar, com toda certeza, que ela superou as minhas expectativas  que por sua vez, eram bem altas. A narrativa da autora flui com facilidade e em Princesa Adormecida foram utilizados diversos recursos de enredo que aproximam ainda mais o leitor da estória, como transcrever mensagens de celular, notícias de jornais, cartas e etc.

     Mas vale a pena destacar que o grande foco da estória é realmente a protagonista. O que quero dizer com isso? Quero dizer que os demais personagens não são aprofundados durante a narrativa, realizada em primeira pessoa pela própria Áurea.

— Áurea, por favor, tenha calma. — (...) Porém, tudo que ela conseguiu foi colocar um baita ponto de interrogação na minha cabeça. Áurea? Quem era essa? Comecei a ficar mais assustada. Capítulo 15, pág. 121

     Outro ponto que acho interessante compartilhar com vocês é que, apesar da transição da princesa clássica para uma adolescente brasileira, Anna mantém alguns traços bastante originais, como, por exemplo, sua fragilidade perante a tomada de decisões  algo que muitos podem definir como falta de atitude  e, também, a ingenuidade característica que sempre encontramos nas protagonistas dos contos originais.

     Condizendo com a escrita muito bem realizada pela autora, a diagramação feita pela editora Galera Record não deixa a desejar em nenhum aspecto. A revisão de texto também está impecável. Todos os fatores se conectam perfeitamente para tornarem Princesa Adormecida uma belíssima obra.

     Para aqueles que, assim como eu, são amantes de adaptações desse gênero, Princesa Adormecida é um livro relaxante e de leitura leve e fácil que tem potencial para conquistar muitos fãs.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

9 comentários:

  1. Primeiramente, amei sua resenha.
    Eu comprei esse livro faz um tempo, por que sempre ouço falar muito bem da Paula Pimenta, mais nunca tive nenhum contato com ela também. Então resolvi começar com esse livro, e vendo sua resenha, não acredito que ainda não li hahahah.
    Bom saber que mais uma pessoa que admiro gostou da Paulinha, acho que também irei gostar.

    Beijos
    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais das suas resenhas!!
    Eu quero ler esse livro há tempos, mas não consegui comprar ainda ;)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Mary, muito obrigada por ter atendido meu pedido.
    Agora sim entendi claramente a visão do livro, me deixou mais doida ainda para ler!!
    Valeu😊😊

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o único livro da Paula Pimenta pelo qual me interessei de verdade, mas talvez seja ignorância minha não dar muita bola para os outros títulos da autora. Mas sua resenha me deu vontade de ler, porque primeiramente também adoro os clássicos, e realmente me identifico mais com a leitura com essas transcrições. Adicionei na lista!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca tive muito interesse em histórias de princesas.Mas praticamente todas as resenhas que leio desse livro são muito positivas.Assim como há muitos elogios,quanto a escrita da autora.
    Tenho vontade de ler sim! :)
    Ah!Sua resenha me motivou bastante.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li uma obra da Paula Pimenta, mas quero ler todos os seus livros haha...
    Sempre nas resenhas falam bem dela, e como você, minha expectativas são bastante altas :))
    Esse livro é tão chamativo e tão fofinho, quero muito lê-lo..
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari.
    Gosto bastante de releituras e Princesa Adormecida parece ótima. Nunca li nada da Paula Pimenta, mas vi ótimas resenhas sobre suas obras.
    Achei bem legal a autora ter "abrasileirado" a princesa, isso torna a personagem e história mais próxima de nós.
    Achei a capa lindíssima!

    ResponderExcluir
  8. Ola Mari
    Eu ainda nao pude ler nada da Paula Pimenta, mas logo vou me render a Princesa adormecida. Eu estou amando todos os livros nacionais que ando lendo e vendo sempre eles serem comentados por ai, isso me deixa super feliz, ver que finalmente os nossos autores estao tendo o reconhecimento q merecem. Acho que vou amar esse ai, amo coisas de contos de fadas *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Estava na dúvida em qual livro deveria começar para conhecer a escrita da Paula Pimenta, e depois da resenha creio que será Princesa Adormecida, até porque entrei em vício com uma série de livros que é uma releitura dos contos.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.