Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Um Caso Perdido | Colleen Hoover



Título: Um Caso Perdido
Original: Hopeless
Autora: Collen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 383
Avaliação: ★★★★★ ♥ (5/5)


Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

     Desde o lançamento de Um Caso Perdido, vi inúmeros leitores morrendo de ansiedade para conhecer a nova estória de Collen Hoover, mas, particularmente, eu demorei um pouco para me interessar no livro. Agora, com a leitura concluída quase quatro meses após o lançamento do livro, fico me perguntando por que esperei tanto para me entregar às páginas de Hopeless.  

     Em Um Caso Perdido, conhecemos Sky, uma jovem de dezessete anos que, devido às neuroses e manias de sua mãe adotiva, Karen, nunca estudou fora de casa e nem se quer teve acesso a qualquer tipo de tecnologia, como celulares e redes sociais. Agora, pela primeira vez em sua vida, ela está matriculada em um colégio e começa a frequentar as aulas como uma adolescente comum.
     Porém, ao contrário do que sua situação de isolamento social prevê, a garota é bastante conhecida entre os jovens da cidade e já possui uma má reputação Sky é constantemente acusada de ser uma “vagabunda” ― por causa da alta rotatividade de casos amorosos inconclusivos que ela e sua melhor amiga e vizinha, Six, têm mantido nos últimos anos.

Gostaria de pensar que a maioria das decisões que tomei nesses meus 17 anos foi inteligente. Espero que a inteligência seja medida proporcionalmente e que minhas poucas decisões idiotas pesem menos que as inteligentes. Sábado, 25 de agosto de 2012, pág. 9

     Sem a presença e apoio da amiga, que acaba de viajar para fazer intercâmbio do outro lado do mundo, em suas primeiras semanas escolares, Sky se vê sozinha em meio aos boatos e piadinhas de mau gosto que se espalham ainda mais com sua chegada ao colégio. Seu único amigo passa a ser Breckin, um jovem “mórmon” e gay, que é simplesmente apaixonado por fofocas.

Peço desculpas por seu armário não ter vindo com uma barra de pole dance, sua vagabunda. (...) Cheguei a acreditar que as pessoas só se comportavam assim nos livros, mas estou testemunhando em primeira mão que gente idiota existe de verdade. Segunda-feira, 27 de agosto de 2012, pág. 19

     Mas as coisas ficam ainda mais complicadas quando Sky conhece Dean Holder, outro jovem com uma reputação tão ruim quanto a sua. Quando começam a estudar juntos, a protagonista passa a saber mais sobre o rapaz, porém sua bipolaridade e confusão de reações e sentimentos faz com que ela fique cada vez mais em dúvida sobre a veracidade dos boatos que ouviu sobre ele.
     Mesmo pressentindo o perigo que Holder traz atrelado a sua história pessoal, Sky se vê totalmente envolvida em uma paixão incontrolável que jamais sentiu antes.

     Aos poucos, o leitor descobre que a ligação entre os personagens principais é bem maior do que eles mesmos podiam imaginar. Alguns mistérios vão surgindo durante a trama, e se encaixam perfeitamente uns aos outros durante o decorrer do livro, envolvendo-nos cada vez mais a um drama muito mais denso do que eu esperava encontrar.

Não sei como esse caso perdido* conseguiu entrar na minha vida de forma tão astuta nessa semana, mas tenho certeza de que não quero que ele saia dela. Sexta-feira, 31 de agosto de 2012, pág. 109
*Faz referência à palavra Hopeless (no caso, traduzida como caso perdido) tatuada no braço de Holder.

     Colleen Hoover soube desenvolver muito bem a estória, com um vocabulário descontraído coerente à narração em primeira pessoa realizada por Sky ― e cenas típicas de um young adult.
     As surpresas de Um Caso Perdido também não deixaram a desejar. Utilizando recursos de inversão cronológica como flashbacks e, também, um capítulo inicial ambientado no futuro ―, os segredos do casal protagonista e enigmas da estória foram introduzidos aos poucos na narrativa.

     Também gostei muito da construção dos personagens. A própria Sky não segue o esteriótipo de personagem principal que costumamos conhecer. Ela é forte, determinada e até mesmo um pouco insensível em determinados assuntos.
     Holder, por sua vez, segue o padrão de badboy conquistador que nós, leitores, já estamos cansados de ver por aí, porém, suas particularidades e evolução de personalidade durante o desenrolar da trama o tornam apaixonante.

     Mas, para não me estender ainda mais e terminar essa resenha, fica meu conselho para você: Se esse livro está na sua estante ou na livraria mais próxima da sua casa, esperando pela chance de ocupar esse espaço ―, pare tudo que estiver fazendo e comece a lê-lo. Comece agora. Eu garanto que não haverão motivos para arrependimento e, de quebra, Um Caso Perdido te dará uma importante lição de vida.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE AGOSTO*

12 comentários:

  1. Você não imagina como sou louca para ler esse livro Mariana.:)
    Vi o livro em promoção numa loja.Quando voltei no outro dia,o preço disparou... :-(

    Adorei sua resenha! O que só aguçou ainda mais minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. eSS ELIVRO SERÁ LANÇADO CÁ EM pORTUGAL DAQUI A 3 DIAS E EU ESTOU BASTANTE CURIOSA <3
    bEIJO
    WWW.FOFOCAS-LITERARIAS.BLOGSPOT.PT

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendia o fangirling desse livro, só via sorteio para lá e para cá com pessoas loucas pelo livro. Bom, pelo menos o livro dá razões para isso. Mas eu não tenho vontade de lê-lo no momento, mas com esse recado no fim pensarei no assunto :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari! <3

    Eu sou apaixonada por este livro *O* Uma história tão bem desenvolvida, diferente de tudo o que eu já tinha lido! E o Holder... Meu Deus <3 KKKKK. Enfim, foi um livro que não me decepcionou em nenhum quesito e, como você disse, deve ser colocado em primeiro lugar! A Colleen é demais <3
    Amei a resenha :D

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse romance...
    O começo da resenha me lembrou um pouco da "Carrie a estranha" (tirando que a protagonista do livro, tem fama de piriguete e tem uma amiga, no caso melhor amiga xD)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro esta no Topo da minha lista, ia compra-lo na Bienal, mais sem chances de conseguir, quero muito ler e sua resenha me deixou com mais vontade.
    Beijos

    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela resenha Mari!!!!
    Não imaginei que esse livro tivesse tanto mistério assim!!!!! Até que despertou interesse em mim, estou começando a pensar em colocar ele na minha lista de livros kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Esse livro <3<3<3<3<3 é um dos meus FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS NHAWNNNN ainda bem que resenhou, ainda bem que gostou, ainda bem que tem um coraçãozinho ali nhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Esse livro é imperdível, você que ainda não leu, acredite em nós, é foda. Holder <3 Ah vou ler de novo até !!!!!!! <3 Você conseguiu passar o sentimento na resenha, e espero que todo mundo pegue-o para ler, CORRE GENTE

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar desse livro, nunca me interessei por ele, mas depois da sua resenha ele se tornou mais interessante.
    A história parece ser leve e faz um tempo que não leio romance.
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha ^^
    Beijos
    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Vi tantas resenhas positivas sore ele.
    AMO a Colleen Hoover! Li Métrica e Pausa e amei! Depois disso, com certeza vou ler todos os livros que ela irá escrever rs
    Adorei saber que a narrativa é descontraída e que há essa visão alternada entre flashbacks e futuro *-* Parece ser bem interessante.
    Os personagens também parecem ser ótimos!

    ResponderExcluir
  11. Ameeei a resenha!! Eu so li resenhas lindas e positivas sobre esse livro e estou maluca para conhecer, depois vi q lançou a versao masculina com uma capa lindissima e, por favor, necessito!!!! kkkkkk Acho que vou me apaixonar por tudo, ainda bem q a leitura dele é otima!!

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler Um Caso Perdido, são tantas resenhas falando dele que a curiosidade falou mais forte haha
    Estou ansiosa para lê-lo :o
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.