Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Estudo Independente | Joelle Charbonneau



Título: Estudo Independente
Segundo livro da série O Teste
Original: Independent Study
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Avaliação: ★★★★ (5/5)



Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na Universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu.  Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

     Essa resenha vai conter spoiler do primeiro livro. Então se você ainda não leu O Teste, não fique bravo comigo! (clique aqui para ver a resenha de O Teste)

     Quando leio a continuação de um livro que gostei realmente muito, costumo ficar feliz quando o segundo volume consegue manter o nível de qualidade do primeiro. Todos nós, como leitores, sabemos que muitas vezes a ansiedade por ler uma continuação faz com que criemos expectativas muito altas que podem vir a não ser atendidas. A questão é que em Estudo Independente não encontrei apenas uma obra à altura de O Teste. Encontrei algo ainda melhor.

     Passados seis meses após o término de O Teste, Cia e os outros jovens que sobreviveram à primeira fase de suas “iniciações profissionais” são levados a realizar outra prova, a fim de descobrirem para quais áreas de especialização sendo elas Medicina, Governo, Educação, Engenharia Biológica e Engenharia Mecânica serão designados.

     Malencia, que agora está muito mais ciente acerca dos perigos que a sociedade em que vive apresenta, acredita piamente que possui mais aptidão para seguir carreira na área de Engenharia Mecânica, porém é surpreendida ao receber a notícia de que o resultado de seu teste a designa a especializar-se no setor do Governo.

 (...) Incluindo os três das colônias, dezesseis estudantes foram selecionados para o Governo. É a maior classe de Governo em décadas. Capítulo 3, pág. 52

     Sempre se destacando entre os demais alunos por sua inteligência e eficiência nas tarefas que realiza, Cia acaba atraindo atenção indesejada e torna-se o alvo de importantes membros da sociedade, como o poderoso Dr. Barnes. Para piorar ainda mais a situação, devido à nova divisão dos jovens entre as áreas de especialização, a protagonista acaba rompendo importantes alianças que havia conquistado no primeiro livro.

     Assim como O Teste, Estudo Independente traz uma trama ativa narrada em primeira pessoa por Cia. Pude notar, nesse livro, a evolução da personagem e suas crenças e sou obrigada a admitir que a coragem e convicções fortes de Malencia Vale me conquistaram ainda mais durante a trama.

     O livro traz, também, a inserção de diversos novos personagens, que incrementam e muito! ― a trama. Ainda assim, alguns dos personagens que conhecemos em O Teste continuam tendo extremo destaque, como é o caso do enigmático Tomas e seu relacionamento com a protagonista.

     Com a finalização da leitura de Estudo Independente, o leitor consegue compreender muito melhor o universo distópico criado para a ambientação da série, além de desvendar mistérios sobre o ponto de partida da sociedade da trama.

 A presidente não continuará no cargo por muito tempo. Ela só não sabe disso. Cap. 16, pág. 265

     Suspense, suspense e mais suspense...
     E só consigo terminar essa resenha de uma única forma: Apelando para que a Editora Única traga logo o último livro da trilogia para nós. E que venha Graduation Day! 

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

10 comentários:

  1. Aí meu deus Mariana
    Não li a resenha pois ainda não li O Teste omg.. Tenho que ler urgentemente essa série! <3
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler O Teste, mas fico adiando o livro :/

    Beijão,
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! E essa capa então é de tirar o fôlego!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Com as resenhas dos dois livros fiquei bastante dividida em relação a série. Por mais que existam aspectos inovadores , até então me lembrou bastante outras distopias e não sei se vou me animar pra ler. Mas a nota que você deu me deixou com uma pontinha de esperança (sem contar que os livros são lindos!).
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Preciso urgente ler essa série, vi ele em uma livraria mas não pude comprar, apesar que ele também não me conquistou logo de cara, só quando li uma resenha dee foi que eu gostei. Agora estou louca, desesperada pra ler!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não li a resenha na íntegra, pois ainda não li O Teste.
    Mas parece que Estudo independente foi uma ótima continuação, com a inserção de novos personagens e melhor explicação do mundo distópico criado pela autora.
    Espero poder ler os livros em breve.

    ResponderExcluir
  7. Adoro distopia. Sinto como se estivesse a um passo de uma revolução e uma "ditadura" destas. Interessei-me por demais por causa das suas palavras. Como já disse, não conhecia e fiquei com aquela pulga atrás da orelha para saber o que acontece, como é este mundo, o porquê deste mundo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, ainda não li o primeiro livro, O teste, mas estou super curiosa para ler, o livro pelo visto é ótimo e sem contar que eu estou louca para entrar no mundo distópico.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de distopias e estou bastante interessada nessa série!
    Ainda bem q vc aviso q ia ter spoiler, pq eu ainda n li o Teste! hahaa
    Gostei bastante da capa!
    Não vejo a hora de poder ler essa série!

    ResponderExcluir
  10. Este tipo de livro que não tenho que ler, mas sim, DEVO ler!
    Cara hsitoria otima, os persogens são marcantes e muuuito bem feitos e pensados!
    A historia mais ainda. COMO NÃO AMAR?
    Pois é o ultimo livro tem capa linda mais roxa que perfeita!
    Ja tem 3 volume e ainda não li o primeiro acho que ja passou da hora hhaha

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.