Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Fale! | Laurie Halse Anderson



Título: Fale!
Original: Speak
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 247
Avaliação: ★★★★ ♥ (5/5)




“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

     Desde que a Editora Valentina anunciou o lançamento de Fale! em julho do ano passado (2013), críticas positivas acerca do livro ecoaram por todos os cantos da blogosfera, aumentando cada vez mais minha vontade de ter a obra em mãos e embarcar na leitura. Agora, mais de um ano depois, posso finalmente dizer que eu li esse maravilhoso livro de Laurie Halse Anderson e que ele valeu por cada segundo de expectativa que criei em relação à leitura.

     Fale! traz a estória de Melinda Sordino, uma jovem garota que sempre conviveu normalmente com os outros adolescentes de sua idade. Certo dia, em uma festa regada a álcool na qual todos seus colegas de escola estão, a protagonista toma uma atitude, aparentemente injustificada, que muda sua vida de uma vez por todas: Melinda liga para a polícia e faz uma denúncia que acaba com a comemoração de todos.

     Diante disso, os outros jovens passam a hostilizar a jovem Sordino, julgando-a como esquisita e atacando-a com insultos e acusações o tempo todo. Até mesmo suas amigas mais próximas, Rachel e Nicole, se distanciam dela ao perceberem a má fama que a garota conquistou.

     Isolada e totalmente sem amigos, Melinda acaba se calando cada vez mais e passa a aceitar, sem qualquer reação, todo o bullying que sofre por parte dos outros jovens. E o que mais aflige em toda essa situação é que, com a leitura de Fale!, o leitor é levado a refletir sobre quantos outros adolescentes não sofrem em silêncio, lutando contra a depressão enquanto acreditam que não há ninguém que possa compreendê-los ou ajuda-los.

(...) Entrei no ensino médio com o corte de cabelo errado, as roupas erradas, a atitude errada. E não tenho ninguém com quem possa me sentar.
Sou Excluída.
BEM-VINDO AO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MERRYWEATHER, pág. 16

     Narrado em forma de diário pela própria protagonista, Fale! destaca a importância do apoio de terceiros, como pais, professores exemplificados, principalmente, pelo Prof. Freeman ― e colegas na recuperação dos sentimentos de um jovem que se sente desgastado devido ao preconceito sofrido.

     Repleto de sensações profundas do começo ao fim, o livro traz uma trama bastante verdadeira e comovente. Todos aqueles que já sofreram ― ou presenciaram o sofrimento de alguém ― com o bullying irão se identificar facilmente com a narrativa e os pensamentos e receios de Melinda.

Eu: A gente não é ninguém. ATUANDO, pág. 49

     Não sei se já comentei aqui no blog antes provavelmente sim ―, mas não sou o tipo de leitora sentimental. Eu quase nunca choro com livros, então não preciso nem dizer o quanto me surpreendi com minhas próprias emoções despertadas pela leitura de Fale!. Eu, sinceramente, não consigo acreditar que exista, nesse mundão de meu Deus, uma única pessoa sequer que consiga manter-se indiferente à trama desse livro.

     Fale! nos mostra a importância da auto expressão e exposição de seus medos, incertezas e dificuldades, nos incentivando a não nos calarmos diante de situações complicadas de nossas vidas. Vale a pena ler!

     A diagramação feita pela Editora Valentina também está impecável. O texto foi muito bem traduzido, mantendo suas metáforas e simbologias, e a capa soft touch combinou perfeitamente com a estória e a proposta do livro.

     E, para terminar a resenha, não pensei em nada que pudesse ser melhor do que compartilhar com vocês parte do poema maravilhoso ― e extremamente simbólico  que dá início ao livro.

Você: eu chorei quando li a história. ri quando a li é uma idiotice? eu me sentei com a menina ― sabe, aquela menina ― Eu me sentei com ela porque ninguém faz isso no almoço. Introdução, pág. 11
*Esse poema foi construído com fragmentos de mensagens enviadas por leitores que se identificaram com a leitura de Fale! 

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

9 comentários:

  1. Uau Uau
    Simplesmente amei esse livro, acredita que nunca tinha ouvido falar dele? Omg como assim? Haha
    Ao contrário de vc, eu sou bem sentimental lendo hehe, e amei a capa e a sinopse desse livro.
    Já irei adicionar à minha wish-list *--*
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha com certeza irá para minha lista de leituras ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar deste livro, apaixonei só de ler sua resenha, e eu sou umá leitora muito sentimental, sem contar que me identifiquei com o livro pois sofri bullying durante a minha vida no colégio. Quero muito ler esse livro!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    Parece que esse livro é realmente ótimo.
    A trama me lembrou um pouco o livro Just Listen, que tem uma temática parecida, como o bullying e o distanciamento da personagens das outras pessoas e o medo de contar o que aconteceu a ela.
    Espero ter a oportunidade de ler Fale! Gosto bastante de livros escritos como diário, pois nos deixa mais próximos dos personagens.
    Achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido em vários blogs resenhas muito positivas sobre o livro, que me fizeram ter uma imensa curiosidade para lê-lo. Apesar de sentir várias emoções ao longo dos livros que eu leio eu geralmente não choro. Espero que Fale! seja uma leitura tão incrível que me consiga arrancar algumas lágrimas.
    Beijinhos

    Por trás das linhas

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa da história. Faz muito tempo que assisti o filme em que o livro foi baseado e estou bem curioso se vou conseguir me conectar com a Melinda no livro como no filme.
    Nele também se vê a evolução da personagem depois de passar por algo traumático. Acho muito relevante esse tipo de leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar muito desse livro, eu tenho curiosidade em ler ele, mas não é muito grande, eu ouvi falar do filme, e dizem que ele é bom, tenho curiosidade em assistir também, espero poder fazer ambas coisas em breve e espero gostar tanto do filme quanto do livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu qro mto ler esse livro desde o lançamento do msmo!
    E a cada resenha q eu leio fico com mais e mais vontade de lê-lo!
    Eu n sabia q a capa era tão delicada.
    É bom saber q msmo vc sendo uma 'durona' se sensibilizou com este livro!
    Qro ainda mais ele p mim *-*

    ResponderExcluir
  9. Na realidade quando li o nome eu pensei que poderia ser um livro de poemas
    serio ainda mais pela capa!
    Mas sinceramente a historia bem bacana e bem feita !
    Gosto de livro personagens de vida dificil e deixa historia mais traumática e isso deixa EU tambem assim

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.