Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Ivvi | Leandro Andreo



Título: Ivvi
Autor: Leandro Andreo
Editora: Pandorga
Páginas: 120
Avaliação: ★★★★ (4/5)




Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor.



     Pensei em várias formas de começar essa resenha, mas não consegui evitar, nesse primeiro, fazer uma pergunta para vocês: Por que os autores nacionais contemporâneos de poesia recebem tão pouco destaque no mercado literário atual? Será que mesmo que inconscientemente ― acreditamos na ideia de que escritores brasileiros, principalmente os jovens, não conseguem fazer ricas rimas líricas? Porque, se esse for o caso, Ivvi veio para provar que estamos todos enganados.

     Eu mesma me acuso, julgo e auto condeno por não explorar muito o universo dos poemas. Dessa forma, não sabia muito bem o que esperar ao iniciar a leitura, mas aos poucos Leandro Andreo me conquistou com seus versos lotados de sentimentos e significados.

Dinheiro perde valor, / A queda da economia, / A Bolsa no fim do dia, / Quero que se dane tudo! / Eu fecho os olhos pro mundo, / Eu abro os olhos pro amor. Parte I, págs. 25/26

     Ivvi é uma obra composta completamente por poesias que retratam o amor verdadeiro e a inspiração que ele traz ao ser apaixonado. Contendo 54 poemas divididos em cinco partes O Amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de Sonetos ―, o livro é extremamente leve, de leitura fácil e envolvente e Ivvi, a “personagem principal” trata-se, na verdade, de uma representação de todos aqueles que já foram/são amados pelo leitor que explora os versos de Leandro.

     Particularmente, minha parte favorita é a segunda ― Sobre Ivvi ―, pois aprecio mais a beleza dos relatos de um apaixonado comunicando-se com uma terceira pessoa do que com seu(sua) próprio(a) amado(a). Quando falamos diretamente com a pessoa que amamos ― como acontece nos poemas de Para Ivvi ―, nossos sentimentos podem alterar nosso raciocínio fazendo com que acabemos exagerando na dose de romantismo, porém quando falamos sobre aquele que amamos para os outros... Ah! Essas palavras, sim, demonstram o amor verdadeiro.

E ela, sempre uma amável companhia, / Com toda a sua beleza e sua candura, / Foi e será pra sempre a maior cura / Pros males do meu dia. Parte II, pág. 41

     Mas mesmo com minhas preferências, reconheço que todas as demais partes do livro são tão bonitas quanto à segunda. A quinta e última, inclusive, contém uma coletânea de sonetos diversos lindíssimos.

     A obra foi muito bem diagramada e revisada pela editora Pandorga e a capa ― para aqueles que, assim como eu, adoram a beleza que pode ser encontrada na simplicidade das coisas ― está maravilhosa.

     Uma indicação nacional inusitada, surpreendente e emocionante aos leitores que já são fãs de poemas e, também, àqueles que desejam se aventurar entre estrofes pela primeira vez.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

8 comentários:

  1. Adoro poemas e poesias, elas são ótimas e nos fazem refletir muito! Deveriamos ler pelo menos um poesia por dia assim que começamos o dia, pois iremos carregar cada frase conosco o dia todo e ainda iremos encontrar os seus sentidos nos mínimos detalhes do nosso cotidiano!!!
    Parabens pela resenha, gostei muito do livro!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu n sou mto fã desses estilos...
    Sei lá...n tenho mta paciência...
    Talvez eu deva pegar um bom livro igual a este p ler, pois a última vez q li poema eu era mto jovem, talvez agora eu me identifique mais...
    Gostei mto dessa capa, achei ela forte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Gosto muito desse estilo, mas realmente é um bom questionamento o por quê desses autores receberem tão pouco destaque?

    Beijão
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    Não sou muito fã de poemas. Acho que as pessoas que os escrevem tem que ter uma grande sensibilidade e talento com as palavras. Parabéns ao autor!
    A capa ficou muito bonita também.

    ResponderExcluir
  5. Acho que mercado brasileiro de literatura deveria dar mais valor aos autores brasileiros
    pois existi muuito bons autores , O Problema não somente isso , os proprio leitor julgar demais
    os escritores daqui , Este verdadeiro problema! Apensar de ser fã de poesia
    gostei bastante do livro! Sinceramente devo deixa a mente mais aperta em relação a poesia

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  6. Poemas são fontes de inspiração.
    Gostei da linguagem clássica, fugindo do contemporâneo.
    A capa com esse olho verde lindo é fenomenal.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu também acho muito injusto, esses autores não serem valorizados, pois eu amo poesias, fiquei super interessada no livro, e com certeza irei ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Ola!! Muito emocionante esse livro sua resenha passou demais essa sensação! Poesias são sempre uma inspiração! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.