Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Man Repeller | Leandra Medine



Título: Man Repeller
Original: Man Repeller
Autora: Leandra Medine
Editora: Novas Ideias {Novo Conceito}
Páginas: 254
Avaliação: ★★★★ (4/5)



Em seu primeiro livro, a badalada blogueira e queridinha do mundo fashion conta suas divertidas memórias. Com jeito insolente, uma franqueza desconcertante e fotos de seu arquivo pessoal, Leandra compartilha detalhes da noite em que perdeu a virgindade, quando esqueceu de tirar as meias soquetes brancas, e descreve o momento em que percebeu que a clutch Hermès vintage da sua avó, feita de pele de avestruz, poderia guardar muito mais do que a chave e o celular. Leandra é a prova de que não precisamos trair nosso estilo repelente nem mesmo ao procurar o vestido de noiva (que pode ser muito bem ser combinado com uma jaquetinha perfecto de organza). Exibindo as opiniões originalíssimas de uma blogueira que ganhou milhões de fãs, este livro reúne experiências divertidas e meio bizarras, uma história amor superdoce e, acima de tudo, um lembrete para celebrarmos um mundo que é feito pelas mulheres e para as mulheres.

     Infelizmente, a maioria de vocês queridos leitores que gastam preciosos minutos de seus dias para lerem minhas resenhas ― não me conhecem pessoalmente, mas, se conhecessem, com certeza notariam em menos de um segundo de observação que eu não sou (do verbo “nunca fui e nem nunca serei”) uma pessoa ligada à moda. Então acredito que vocês possam imaginar o quanto torci o nariz ― e a boca. E os olhos. E o rosto inteiro, para resumo de conversa. ― quando vi Man Repeller na caixa de lançamentos de julho da editora Novo Conceito.

     Por sorte, percebendo que A Divertida Moda que Espanta os Homens não é um subtítulo muito conveniente para um livro de moda comum, resolvi encarar a leitura e me surpreendi com o que encontrei nas 254 páginas escritas por Leandra Medine, editora estadunidense de um blog de muito sucesso também nomeado The Man Repeller, assim como o livro.

Leandra não se leva muito a sério e capricha na riqueza de detalhes em situações peculiares, como o dia em que vomitou na bolsa Hermès vintage da sua avó dentro de um táxi em Paris (...). Leitura irresistível. Prefácio, por Victoria Ceridono

     Durante a narrativa do livro, a autora relaciona diversos momentos de sua própria vida passando por suas festas familiares na infância, primeiro beijo na adolescência e, finalmente, chegando em sua atual fase adulta, casada e com sucesso profissional ― às suas roupas e seu estilo descontraído e alternativo de se vestir.

     O conceito de moda abordado em Man Repeller é bem diferente do convencional. Leandra Medine prioriza o conforto e o estilo próprio acima da “beleza visual” das roupas e acredita que estar na moda é se vestir confortavelmente e de acordo com sua personalidade, mesmo que isso acabe afastando as pessoas e, mais especificamente, os homens!

(...) E mais, talvez eu estivesse errada quanto à Futura Eu. Talvez ter a possibilidade de de vestir qualquer roupa que quisesse ― incluindo uma regata com Foda-se estampado na frente ― não significasse nada no grande plano da construção do meu caráter. Talvez a moda fosse apenas a moda e eu estivesse procurando outra coisa. Capítulo A Maxissaia, pág. 64

     O ponto alto do livro, em minha opinião, é que ele foi escrito de forma extremamente casual e divertida. Os relatos da blogueira são realizados com muito humor e descrições hilárias de situações inacreditáveis vividas por ela antes de se tornar uma figura importante e famosa entre o público interessado por moda.

     A personalidade marcante de Leandra ― muito bem expressa na narrativa em primeira pessoa ―, os capítulos curtos e as fotos utilizadas para ilustrar o texto tornam a leitura ainda mais prazerosa e dinâmica. Man Repeller é o tipo de livro que devoramos em poucas horas.

     Indicadíssimo tanto aos fãs de moda quanto àqueles que, assim como eu, costumam fugir desse assunto. Tenho certeza de que vocês irão dar muitas risadas!

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

9 comentários:

  1. Adorei! Nunca tinha ouvido falar e a resenha está demais! Gosto de livros assim! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    É a primeira resenha que vejo deste livro.
    Adoro moda assim como você..mas não sei se leria..talvez mais para frente.
    Mas gostei da resenha e fico feliz que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana!
    Parabéns pela resenha.
    Nunca ouvi falar sobre esse livro,mas sua resenha me deixou muito interessado.
    Realmente parece ser muito bom! Valeu pela dica 😉

    Beijão
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que todas garotas deveriam ler!!! Assim como a autora diz "talves a moda fosse apenas a moda e eu estivessem procurando outra coisa", uma coisa que ninguem sabe é o quanto a moda é manipuladora da mesma forma que a mídia!! A autora fala que gosta de se vestir conforme a sua personalidade, e é isso que todos deveriam fazer!!! Se vestir conforme você é!!
    É um ótimo livro!! Super recomendo e já entrou para o topo da minha lista!!!

    P.s: desculpe o comentario para quem não gostar, apenas deixei minha opinão como pessoa e como uma designer de moda no qual é a minha formação!!

    ResponderExcluir
  5. Adoreii!! hahaa
    Man Repeller! Q ótimo nome!! hahaa
    Realmente, este parece ser aquele livro q todas deveríamos ler!
    Gosto bastante de moda, porém guio a minha vida (ou minhas compras) a favor disso.
    Com certeza pretendo ler este livro! E ainda o darei p todas as minhas primas!! hehee

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos a autora defende o estilo próprio, que esteja relacionada com a personalidade da pessoa, e não ao que é ditado pela midia.
    Parece que a leitura tem bastante humor, mas sei lá, mesmo assim, não fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem interessante principalmente pra garotas que curti moda como eu!
    Não tinha muuuito ideia que este livro seria tão legal pois tinha visto em post de lançamento
    e não tinha me chamado muuuita atenção, ate surge seu post com esta resenha que fez
    abrir meus olhos e ver que este ligo não como eu julgava !

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  8. A Capa do livro é completamente linda e divertidíssima. Faz referência a moda em si de uma maneira bem extrovertida. As letras são razoáveis, mas confortáveis de serem lidas. Os espaçamentos são padrão da editora, e muito bem acabados. As folhas são em papéis amarelados também padrão da editora.
    Super recomendo esse livro

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adorei a resenha do livro, estou curiosa para ler ele, pelo visto é muito divertido, eu não entendo praticamente nada de moda, somente o suficiente para não sair ridícula pela rua hahahah espero ler o livro logo logo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.