Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? | Lemony Snicket



Título: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?
Original: Who could that be at this hour?
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte {Companhia das Letras}
Páginas: 236
Avaliação: ★★★★ (5/5)




Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

     No primeiro livro de sua mais recente série Só Perguntas Erradas, Lemony Snicket utiliza seu próprio nome para batizar o protagonista da estória, um jovem detetive de 13 anos em treinamento que tem como sua primeira missão auxiliar S. Theodora Markson também investigadora e tutora do novato Lemony ― a desvendar o mistério do desaparecimento de uma importante estatueta que havia sido roubada na cidade de Manchado-pelo-mar.

(...) olhei para a única janela. Era pequena, quadrada e tinha uma tranca muito simples. Até uma criança poderia abri-la, o que era bom, já que eu era uma criança. Capítulo 1, pág. 19

     Porém, o roubo da miniatura da Fera Ressonante símbolo da cidade ― estava longe de ser um delito qualquer. O objeto, na verdade, nunca deixou de pertencer ao verdadeiro dono e toda a história do furto não passou de uma armação para que ela fosse, só então, realmente roubada.

     São muitos os mistérios que Lemony Snicket acaba encontrando na cidade falida que deveria servir apenas como cenário para que ele realizasse sua verdadeira missão ― que também é, por sua vez, extremamente misteriosa ― e, aos poucos, o jovem detetive se vê cada vez mais envolvido em um problema muito maior que envolve uma garota em busca do pai desaparecido (Ellington Feint), uma nova cúmplice com talento inquestionável para o jornalismo (Moxie Mallahan) e um perigoso e astuto bandido (Tiro Furado).

     Em meio a uma trama enigmática e, até mesmo, um pouco confusa em alguns momentos narrada em primeira pessoa pelo protagonista, o livro traz personagens totalmente marcantes. Até mesmo os secundários se destacam por suas particularidades e conquistam os leitores do começo ao fim.

     A leitura torna-se dinâmica diante das novas suspeitas e complicações que Lemony encontra durante sua estadia em Manchado-pelo-mar e as reviravoltas na estória ― e, consequentemente, na mente do leitor ― são constantes durante toda a narrativa.

Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê. Capítulo 2, pág. 40

     Se você já leu Desventuras em Série, deve estar ciente acerca da maestria literária de Lemony Snicket ― o autor, no caso, não o personagem! hahaha. E para mim, particularmente, é impossível não associar as duas séries. Lemony manteve sua escrita enigmática e única, cheia de sacadas impressionantes e uma forma de se comunicar nunca vista em nenhuma outra narrativa escrita por outros autores. 
     Além disso, em Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? podemos notar algumas referências sutis à estória dos irmãos Baudelaire e, também, encontramos o mesmo estilo de ilustração utilizada em Desventuras em Série em algumas páginas da obra.

     Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? é um livro perfeito em todos os fatores. A publicação nacional da estória, pela editora Seguinte {Companhia das Letras}, foi feita de forma perfeita, destacando-se pela tradução impecável e diagramação interna e externa maravilhosa.

     A série terá, ao todo, quatro livros, sendo que o segundo volume, intitulado Quando Você a Viu Pela Última Vez?, também já foi publicado aqui no Brasil e está tão bom quanto o primeiro... Mas isso é assunto para outra resenha ;) 

     Uma ótima dica de livro à todos aqueles que já conhecem ― e curtem  ― ou tem curiosidade de conhecer a escrita de Lemony Snicket. Mesmo que a trama pareça confusa no início, aos poucos as associações passam a ser feitas e o leitor embarca em uma aventura excelente. Recomendadíssimo!

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

9 comentários:

  1. Uau!!!! Parece ser uma ótima aventura!!!! Quero demais!!!! Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Lemony Snicket, e estou muuito curiosa para ler o livro!

    Abraço,
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa coitado tuuuudo errado mas com certeza para acertar no final!! Rs Muito legal! Espero que o protagonista desvenda todos os mistérios a sua frente rs Ótima resenha!! :)

    ResponderExcluir
  4. Lemony Snicket é um fooofo!!
    Gostei bastante deste livro! A sinopse chama bastante a atenção!
    Gostei da capa! Bem divertida.
    O jeito é esperar os outros volumes da série p poder ler td de uma vez! hahaa

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Lemony é o cara! rsrsrs
    Tenho os 13 livros de Desventuras em Série.
    Adoro a maneira que ele te provoca em cada livro. Perdi a conta de quantas vezes ele disse que eu deveria fechar o livro e parar de lê-lo - coisa que só me fez querer mais e mais.

    A escrita enigmática e envolvente do autor me cativou.... Preciso muito ler "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?"!

    Beijão
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.
    Vi várias pessoas falando bem do autor e das suas obras, mas não é o tipo de leitura que me atrai.
    Mas, achei a capa lindíssima rs

    ResponderExcluir
  7. Achei que o livro seria e HQ depois foi dar olhada na imagens do Google e li que não é!
    Gosto de HQ pois são sempre bens ilustrados e tals ! Mas o assunto não e este
    pois bem achei que livro seria este tipo por causa da capa bem linda e parece historia
    em quadrinhos enfim eu gostei da historia e bem interessante e chama atenção do leitor
    queria ler apensar que tenho que ler primeiro os outros volumes !

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor e a princípio não tinha ficado interessado na história. Ainda não estou completamente convencido de que este livro vá me agradar, mas pela resenha e por todos os elogios ao autor, fiquei muito curioso.

    ResponderExcluir
  9. Oi, adorei a resenha, o livro parece ser super legal, mas não pretendo ler ele por agora, mas mais para frente pretendo ler ele, já ouvi falar muito do livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.