Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: O Peculiar | Stefan Bachmann



Título: O Peculiar
Original: The Peculiar
Autor: Stefan Bachmann
Editora: Galera Record
Páginas: 271
Avaliação: ★★★ (4/5)




Parte romance gótico, parte mistério e aventura steampunk. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas entre os mortais, mas os mestiços não têm lugar. Os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados, ocos, boiando no Tâmisa. Mas eles estão seguros em Bath, não? Talvez... Se não fosse pela misteriosa dama em veludo ameixa que aparece na vizinhança. Quem é ela? E o que quer?

     Acredito que todos vocês conheçam aquela famosa frase “Não julgue um livro pela capa”, não é mesmo? Posso lhes dizer que O Peculiar é uma representação totalmente verossímil do quanto esse ditado popular está corretoAo ver a capa do livro pela primeira vez na livraria, imediatamente assimilei as cores e elementos a uma estória bastante infantil, descontraída e leve, porém agora meses depois e com a leitura concluída ―, posso assegurar que a trama de Stefan Bachmann é uma mistura de steampunk e fantasia muito mais densa e “adulta” do que eu havia imaginado.

     Em O Peculiar, o mundo é totalmente diferente do que conhecemos. Após diversos conflitos na terra, os humanos passam a conviver com fadas mas, antes que vocês pensem na Tinker Bell ou outras personagens desse tipo, saibam que as fadas de Bachmann são muito menos puras e boazinhas do que as das estórias da Disney ― de uma forma não muito harmoniosa. Os peculiares ― mestiços de fadas e humanos ―, por exemplo, não são bem aceitos na sociedade e sofrem constantes perseguições, sendo obrigados a esconderem suas verdadeiras origens dos demais habitantes que os rodeiam.

― (...) Por que a Inglaterra nos odeia? O que fizemos para seu mundo nos abominar tanto assim? Nós não queremos estar aqui. Não viemos para ficar. Capítulo II, pág. 37

     Bartholomew Kettle, o protagonista da trama, é um peculiar e vive com medo de ser descoberto. Porém, o aparecimento de uma misteriosa mulher de vestido cor de ameixa, seguido por uma onda de assassinatos e desaparecimentos de mestiços em Bath local onde a estória é ambientada ―, faz com que Barthy envolva-se em um mistério a fim de compreender os crimes antes que eles aconteçam com seus familiares, principalmente sua irmã Hettie.

     Contando com a ajuda do Sr. Jelliby, um discreto parlamentar, o irmão Kettle embarca em uma investigação cheia de surpresas e mistérios sombrios e bastante perturbadores.

O Sr. Jelliby não era o tipo de homem que tomava decisões precipitadas. Na verdade, não era o tipo de homem que tomava decisão alguma. Capítulo XII, pág. 146

     Como citei no início da resenha, O Peculiar é bastante denso e repleto de informações. Acredito que a escolha do autor em escrever o livro como um steampunk que, para quem não sabe, nada mais é do que um tipo de ficção focada no desenvolvimento tecnológico historicamente mais avançado do que o real, fundamentado sobre a utilização de máquinas à vapor ― fez com que fosse necessária a explicação minuciosa de alguns aspectos da estória. A narrativa é bastante descritiva e isso acaba “atrasando” um pouco os momentos de ação da obra, fazendo com que a trama torne-se um pouco maçante em alguns pontos.

     Narrado em terceira pessoa, o livro consegue nos envolver em uma fantasia diferente de todas as outras que já li, porém peca ao deixar algumas situações sem resolução clara, além de apresentar um fechamento de trama muito arrematado quando comparado ao tempo “perdido” no restante da estória.

     Ainda assim, recomendo a leitura para os fãs de fantasia que tem curiosidade em conhecer livros steampunk com aspectos macabros bem trabalhados.

***

TOTALMENTE ALEATÓRIO À RESENHA... 
Quem é vivo sempre aparece, né? Por favor, me desculpem pela mega ausência desse último mês. Mas eu voltei e agora é para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar (CANTEM COMIGO).
Prometo não abandonar mais vocês.

2 comentários:

  1. Nossa, eu nunca tinha tido curiosidade em procurar mais sobre esse livro exatamente por pensar que fosse uma história infantil, mas vi que estava errada! Adorei a resenha, já li livros com fadas mais "macabras" e é um tipo de leitura que gostei muito. Além disso, li poucos livros steampunk, mas gostei bastante do gênero!

    ResponderExcluir
  2. Amo fantasia!!! E esse livro já tinha me chamado bastante atenção, mas quando vi a capa podia jurar q era uma estória infatil kkkk
    De qualquer forma fiquei com muita curiosidade, depois de ler a resenha aumentou ainda mais minha vontade de ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.