Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Ah, o verao! | Fernanda Belem



Título: Ah, o verão!
Autora: Fernanda Belém
Editora: Valentina
Páginas: 245
Avaliação: ★★★ (3/5)



Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

     Escrito pela nomeada autora nacional Fernanda Belém ― idealizadora do projeto Entre Linhas e Letras (que você pode conhecer melhor clicando aqui) ― Ah, o verão! é o primeiro livro da série infanto-juvenil As Quatro Estações do Amor.

     A obra nos traz a estória de Camila, uma jovem de quinze anos que, como a maioria das garotas da sua idade, tem preocupações que giram em torno de garotos, amizades, diversão e aparência física.
     Nas férias de verão, os pais de Mila a obrigam a viajar com uma família de amigos para Búzios. Duas semanas longe das amigas, sem qualquer chance de ver Rafael ― garoto da escola pelo qual ela apaixonada ―, dividindo uma casa de praia com a família de Juliana, a adolescente mais sem-graça e sem-sal que ela já conhecera na vida, tem como ser pior? É lógico que Camila não quer, de maneira alguma, ir para essa viagem.

Os pais são muito engraçadinhos. Quando é do interesse deles, nós não somos crianças, mas, quanto alguma coisa é do nosso interesse, aí sim nós ainda somos bebês chorões. Que saco! Aquilo não podia continuar daquele jeito. Precisava achar um argumento que convencesse a minha mãe de que eu poderia ficar. Merecia ficar! Capítulo 1, pág. 11

     Porém, o destino gosta de surpreender e a jovem acaba encontrando algo que jamais havia tido na vida: Um sentimento profundo e verdadeiro por um cara mais velho que é realmente TUDO DE BOM (Leandro).

     Apesar de não apresentar conflitos densos e ser narrado em primeira pessoa ― contendo, inclusive, alguns trechos escritos em forma de diário pela protagonista ― por uma pré-adolescente que consegue ser bastante irritante e egoísta algumas vezes, Ah, o verão! mostra a rotina de férias, paqueras e aventuras vividas por Camila em Búzios e traz cenas divertidíssimas e, também, apaixonantes repletas do mais puro e simples humor adolescente.

― Todas as minhas amigas sempre falam que me apaixono com uma velocidade incrível. Pisco o olho e estou apaixonada por algum gatinho na escola, no metrô, no shopping, no clube. Fico apaixonada por um menino durante muito tempo, mas basta eu dar um beijo que o encanto termina. No instante seguinte, outro garoto já ocupa aquele lugar no meu coração, bem rápido. Capítulo 9, pág. 102

     Uma trama simples e sem grandes surpresas ― eu poderia dizer até um pouco infantilizada ―, mas que desempenha perfeitamente o papel de nos lembrar do quanto éramos impressionáveis e sonhadores(as) quando mais novos. Um ótimo livro para quem busca uma leitura relaxante. 

2 comentários:

  1. Estarei aguardando a resenha :)

    Você poderia me ajudar votando no Lágrimas de Diamante? Obrigada desde já. www.criarenquete.com.br/206857-qual-blog-tem-o-melhor-layout

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana!
    Logo que fiquei sabendo desse lançamento no ano passado, me apaixonei pela capa e já cogitava lê-lo, até me deparar com algumas resenhas que ressaltaram o lado irritante e egoísta da personagem. Não sei, mas acho que vou passar essa leitura mais para frente, por enquanto, pois os protagonistas costumam influenciar um pouco nas minhas leituras e, apesar de ser realmente um livro meio infanto-juvenil, gosto de encontrar enredos mais densos, acho. Mas quando estiver precisando de uma leitura para descontrair, relaxar, mesmo, lembrarei de Ah, O Verão!. Apesar de tudo, parece mesmo ser uma história bem legal.

    Beijos,
    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.