Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Broken Heart | John Felix



Título: Broken Heart
Autor: John Felix
Editora: Publicação Independente
Páginas: ± 500 (estimado)
Avaliação: ★★★★ (5/5)




Broken Heart conta a história de Claire, uma garota que é atormentada por um sonho que vem se repetindo há anos, e que se tornam frequentes com a chegada de seu décimo oitavo aniversário. Claire cresceu em um orfanato e, com a morte de sua primeira tutora, vai morar com Nanam, uma senhora carismática que vive em San Juan Insland, um complexo de ilhas entre Vancouver e Seattle. Ela não é bem aceita na nova escola, porém acaba conquistando a amizade de um único aluno que, com o passar do tempo, ganha seu coração. Mas para sua sorte, é ex-namorado da garota que, desde sua chegada, declara que a odeia. Tudo muda quando uma estranha aluna se matricula e acaba desencadeando acontecimentos que estavam presentes apenas em seus secretos - e incomuns - sonhos.

ATENÇÃO! LIVRO EM PRÉ-VENDA
Para adquirir, entre em contato por inbox aqui.

     Era terça-feira à noite e eu estava conversando com alguns autores a fim de combinar os últimos detalhes do evento da Semana Nacional do Livro que aconteceria em Campinas em poucos dias quando, de repente, o John Felix me envia a seguinte mensagem: “Mari, tenho uma proposta para te fazer, mas não sei se você vai aceitar”. Curiosa como sou, quis saber imediatamente qual era a tal da proposta e ele completou “Tenho um livro que irá ser lançado em setembro [estávamos em julho], queria saber se você consegue ler até sábado”, super empolgada em ser leitora beta, mesmo com o prazo apertadíssimo, aceitei me aventurar pelas 300 páginas sem revisão de Broken Heart. Baita desafio, não é mesmo? Mas só tenho a dizer que realmente gostaria que todos os desafios da vida fossem tão simples e prazerosos como esse.
     Comecei a leitura na madrugada de quarta-feira e em menos de 48 horas já havia terminado ― com bastante pesar, já que queria mais. Bem mais. ― a leitura do novo livro do autor de Noturno.

     Em Broken Heart, conhecemos Claire Heart, uma garota de dezessete anos que já enfrentara muitas adversidades na vida ― incluindo o fato de não conhecer seus pais biológicos e ter perdido a primeira e mais amada tutora, Joy, na luta contra o câncer ― e agora lutava para se enturmar aos outros jovens de sua idade ao mesmo tempo em que perdia seu sono e parte de sua sanidade com um estranho sonho que a assombrava frequentemente desde os treze anos de idade.

     Sempre recusada pela maioria dos colegas de colégio, o único amigo verdadeiro de Claire sempre foi Adam, um lindo e popular garoto que, por motivos inexplicáveis, sempre protegia, defendia e apoiava a protagonista.
     Os dois eram muitos próximos e confidenciavam tudo um ao outro ―, ou melhor, quase tudo. Mas como uma menina pode se aproximar tanto de um rapaz tão incrível e não se apaixonar? E como lidar com o medo de destruir uma bela amizade devido a um amor platônico? Esses eram alguns dilemas vividos por Claire durante a convivência com Adam.

     Porém, com a chegada de Selena, uma estilosa nova aluna de cabelos verdes, Claire descobre que as coisas podem ser mais fáceis quando se conquista novos amigos. Com a ligação intensa e espontânea entre as duas, o mundo de Heart vira mais uma vez de cabeça para baixo e ela passa a descobrir e solucionar muitos mistérios de seu próprio passado (além de trazer, de brinde, mais confusão ainda para sua vida com o surgimento de Blake, irmão de Sel).

     Quando nos acostumamos com o ambiente de romance adolescente em Broken Heart, John Felix abala nossas estruturas com uma fantasia densa e muito bem moldada. Durante o livro, as descobertas de Claire tornam-se cada vez mais surpreendentes e somos apresentados a uma nova cultura totalmente inovadora e cheia de detalhes.

     Outro ponto de destaque no livro é a construção dos personagens. As (várias) irmãs de Selena ― Amabily, Jenna, Kiera, Helena e Lori ―, por exemplo, são extremamente diferentes entre si e em todas suas falas e aparições podemos notar essas diferenças sem que haja o surgimento de nenhum ponto desconexo de personalidade.
     A própria Claire é uma personagem que vale a pena ser conhecida. Com suas discussões divertidíssimas com a própria consciência e citações bastante sábias que levam o leitor a refletir, a protagonista torna-se muito interessante durante toda a narrativa.

     Além disso, o autor utiliza de recursos muito bacanas para integrar o público à leitura. John Felix escreve com um vocabulário simples e descontraído, traz indicações de músicas e faz referências a outros livros de maneira muito coerente à estória.

     Broken Heart vale muito a pena para os fãs de fantasia. O final é surpreendente e nos deixa totalmente sem fôlego e preparadíssimos para ler muitas outras aventuras de Claire.

     E se minha resenha ainda não foi o suficiente para te convencer a ler o novo romance do John, tenho certeza de que o booktrailer concluirá esse trabalho por mim. Eu, particularmente, quase surtei quando o assisti pela primeira vez e aposto que vocês terão reações parecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.