Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: A Formatura | Joelle Charbonneau



Título: A Formatura
Terceiro livro da série O Teste
Original: Graduation day
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★ (5/5)



O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

     Essa resenha pode conter spoiler dos primeiros livros da série. Então se você ainda não leu O Teste Estudo Independente, não fique bravo comigo! (clique aqui para ver a resenha de O Teste ou aqui para ver a resenha de Estudo Independente)

     Escrevo essa resenha com extrema satisfação. É ótimo encontrar uma série que mantenha o mesmo nível de entretenimento e a mesma qualidade em todos os seus volumes, e O Teste foi assim. Após o gancho de suspense deixado por Estudo Independente (segundo livro da série), A Formatura já iniciou sua narrativa com um ritmo dinâmico e repleto de ação, destacando principalmente, na minha opinião, o amadurecimento de Malencia Vale a jovem Cia ―, que agora se mostra, com sua narração em primeira pessoa, muito mais preparada e com o instinto de liderança aflorado diante das recentes revoluções contra Tosu City.

― Sei me cuidar. ― respondo. O que confirma isso é eu ter sobrevivido ao Teste e a tudo que a universidade me aprontou. Capítulo 5, pág. 77

     Após sobreviver à primeira parte do Teste e ingressar na universidade especializando-se no setor Governo ― como foi mostrado no volume anterior ―, engana-se aquele que pensa que Cia já enfrentou os maiores perigos da sociedade em que vive. Agora, o teste final está por vir e a protagonista se vê obrigada a realizar novas alianças e amizades para conseguir enfrenta-lo, embora saiba que não pode confiar plenamente em ninguém.

     A Formatura apresenta uma trama densa, repleta de reviravoltas que surpreendem o leitor diversas vezes durante o desenvolvimento da estória. Os personagens “secundários” ― como Raffe, Stacia e Will ― ganham destaque e desempenham um papel de extrema importância para manter a leitura cheia de mistérios e desconfianças e Tomas ― envolvimento amoroso de Cia desde o primeiro volume da série ― finalmente recebe o enfoque romântico tão desejado pelos fãs nos livros anteriores, construindo ao lado da protagonista um casal envolvente.

― Vou passar o seu recado, e espero que seja tão importante quanto acredita. Se não for, você vai descobrir que seu erro de julgamento tem um custo. Está disposta a pagar esse preço? Capítulo 2, pág. 27

     Com muitas mudanças de trajetória e perspectiva durante a obra, Joelle consegue chegar a um fechamento completo em todos os fatores e complicações apresentados na trilogia. A autora não deixa pontas soltas para dúvidas e traz um final que, embora tenha sido bastante criticado por alguns leitores, é extremamente condizente à personalidade de Malencia (quem já leu vai compreender sobre quais decisões estou falando).

     Em relação aos pontos editorias, A Formatura não ficou atrás em relação à impecabilidade dos demais volumes da série. A Editora Única realizou um trabalho de tradução, revisão e diagramação magnânimo, encerrando maravilhosamente a trilogia com um padrão detalhado e sem desníveis de qualidade.

     Uma distopia original e surpreendente, digna de entrar em várias listas de favoritos.

2 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Nunca tinha ouvido sobre essa série, parecer ser bem interessante ainda mais por você ter falado que a série mantém o mesmo nível de entretenimento, geralmente o nível vai caindo conforme vai chegando nos livros finais. E uma série ter um trabalho de tradução, revisão e diagramação bons também é outra coisa difícil de encontrar.
    Fiquei interessada em ler agora. Parabéns pela resenha e pelo blog.

    Beijos
    Papeando na Sala de Estar

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa série, ela parece ser bem interessante.
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.