Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Morte e Vida de Charlie St. Cloud | Ben Sherwood



Título: Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Original: Charlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 296
Avaliação: ★★★



Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

     Comecei a ler esse livro porque haviam me indicado o filme, e confesso que achei que não chegaria ao fim da leitura. Quando olhei a sinopse, achei que seria uma estória bem clichê de vida após a morte, que me enjoaria facilmente, mas me surpreendi com o livro.

     Há três personagens principais: Charlie St. Cloud, que é um rapaz aparentemente comum, mas esconde de todos um dom espetacular (ele conversa com seu irmão mais novo que morreu ainda muito jovem em um acidente de carro); Tess Carroll, uma mulher que, depois da morte do pai, se dedica exclusivamente à navegação e não acredita muito no amor (devido à várias decepções que ela já sofreu) e Sam St. Cloud, irmão mais novo de Charlie, que se encontra em um universo paralelo, entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.


     A relação de Charlie e Sam é uma das mais lindas que já vi em estórias por aí. Os dois juram ficar juntos para sempre, e abrem mão de tudo - ou quase tudo - para ficar perto um do outro. É emocionante a forma com que eles se tratam e se entendem (mesmo que Sam seja só uma criança congelada no tempo, enquanto Charlie e seus pensamentos evoluem). O relacionamento entre os dois prova que quando se ama, é capaz de se perdoar (e compreender) até os maiores erros.

Assim é a vida e a morte. Todos nós brilhamos. Você só precisa libertar seu coração, aguçar seus sentidos e prestar atenção. Uma folha, uma estrela, uma canção, um riso. Perceba as pequenas coisas, porque alguém está estendendo a mão para você. Qualcuno ti ama. Alguém o ama. Epílogo, pag. 281 

     Toda menina pode se identificar com Tess Carroll. Ela demonstra a decepção com as pessoas quando se trata de amor, mas ao mesmo tempo, demonstra também a esperança em recomeçar e, quem sabe, até viver um lindo romance.
     Nos primeiros capítulos do livro, confesso que ficava um pouco entediada nas partes em que Tess protagonizava. Por ela viver em função de velejar, são utilizados muitos termos técnicos sobre navegação para descrever a vida dela, mas aos poucos, o foco muda COMPLETAMENTE e a leitura começa a prender demais. A partir do momento em que Tess encontra-se com Charlie, é impossível parar de ler a estória.
     O relacionamento de Tess e Charlie também é de dar inveja à qualquer um, eles superam barreiras inimagináveis para ficarem juntos e mostram que o amor verdadeiro não precisa ser aquele famoso "à primeira vista", sabem? Os dois já se conheciam há muito tempo, mas só em determinado momento da vida se apaixonam. 

     Uma coisa que eu gostei muito em Morte e Vida de Charlie St. Cloud, é a forma com que Ben Sherwood descreve os personagens. Junto com uma apresentação convencional, ele descreve um momento marcante da vida de cada um deles, o que faz com que a gente se familiarize BEM mais rápido com eles. 

     O livro tem a presença muito forte da espiritualidade e consegue surpreender muito, porque sempre que achamos que já entendemos tudo da estória, ele muda totalmente, e revela algo que não dava nem para imaginar. É uma estória que envolve muito a questão da crença em milagres, e nos faz refletir demais sobre os limites entre possível e impossível.

31 comentários:

  1. Anw,adorei o trailer,o filme deve ser ótimo,com certeza irei ver,e ainda mais com o lindão do zac ,rsrs :)
    foreverandever-young.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ahhh eu assisti o filme :3 eu até chorei assistindo \o/ querida, eu sei que é ruim ficar pedindo as coisas e tals, mais será que eu podia contar com sua ajudinha? estou participando de um concurso em um blog... poderia votar no meu blog? MORANGOS DESPEDAÇADOS, olha o link para voce votar ai ~> http://magic--teens.blogspot.com.br/

    Muito obrigada pela atenção :3

    http://morangosdespedacados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A história não faz mt o meu estilo, mas a sua resenha foi mt bem feita :) Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  4. Só assisti o filme até agora, quero muito ler esse livro, mas acho que não será uma das minhas próximas leituras esse ano ainda. Mas meu interesse aumentou com sua resenha, com certeza >< AH, cliquei no banner da loja o/

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  5. Quem se encantou aqui com a sinopse foi eu haha, acho bem interessante Vida após a morte.. Entrou pra "mini-lista" de livro pra ler ^^

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você acredita que ganhei esse livro no Natal e até agora não tive tempo de ler? haha. Assisti o filme e me emocionei. Mas tenho certeza que o livro é muito melhor, vou tentar terminar de ler O Filho de Netuno e pegar esse.
    OBS: Zac Efron está demaais/gaato nesse filme!

    Beijos,
    Our Lifes And Dreams

    ResponderExcluir
  7. love this movie!

    Visit my blog? xx Miss Beatrix (http://missbeatrix.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Nunca li, mas parece ser interessante ...
    apesar de você ter dito que ficou entediada em algumas partes ...
    enfim , li seu outro post tambem ...
    vi que você é vestibulanda. Boa sorte (:

    myselfandthai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li, mas adorei a resenha :')

    bom dia p vc flr!!! <3

    beijos,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, leio e releio sempre !
    Adorei a resenha.
    Beijinhos *-*

    http://itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ver o filme, mas antes quero ler o livro. Só vejo resenhas e dicas positivas sobre ele!

    http://romariomarquess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já vi o filme, mas meu interesse pelo livro não é muito grande ><

    http://www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme e é realmente muito lindo *-*
    Gostei muito do seu blog e já seguindo!!

    mmedeiiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super curiosa para ler e assistir , parece ser uma ótima história !
    Ah , é claro que cliquei no banner , rs
    Flor, estou seguindo o blog , me segue tbm ?
    bjjs
    http://laisborgess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não li o livro, mas vi o filme e achei ele LINDO! A atuação do Zac está incrível nesse filme e a história caiu super bem para a nova fase da carreira dele. Ainda pretendo ler o livro, sem dúvidas, mas por enquanto ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Enfim, adorei a resenha *-* Senti falta de vir aqui, viu? Ai, essa minha luta com a hospedagem quase me fez desistir do blog, mas estou de volta.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  16. Gente, gente, gente que linda essa história parece ser bem interessante adoraria ler ^^ Linda obrigado por comentar!!

    Menina Sapeca

    ResponderExcluir
  17. Já assisti o filme
    gostei muito! retribui o comentário?

    http://candy-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu já vi o filme e gostei bastante. Já estou com o livro aqui para ler há algum tempo, mas ainda não parei para ler, uma pena, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Já li o livro e AMEI, ainda não consegui assistir o filme, sempre pego no final :/
    Beijos,http://chica-de-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li o livro, mas eu quero muito assistir o filme. Parece ser muito bom.

    Talita,
    www.meninasdaliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Acho o Zac muito açucarado para fazer um papel maduro, até fiquei curiosa. Adorei a resenha, bem completa mesmo.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  22. Gosto de livros assim que quando achamos que estamos entendendo tudo da estória e que já podemos sair por ai contando ela da maneira correta, o autor adiciona um elemento que a muda completamente, isso é mágico pra mim.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  23. awww, adorei a sua resenha e o trailer... maravilhoso. Principalmente o Zac ÇLHSLÇHSDÇFLH

    Vote em qual é o melhor nome para ser o novo do meu blog.
    http://tabathamesquita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ja vi esse filme! Minha prima leu o livro e disse que é muito lindo *-* E é mesmo haha. Seguindo aqui bb,se quiser da uma passadinha no meu,vou adorar sua presença la! Bjs
    www.creamontopofficialpage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ah eu nunca vi esse filme D:
    Deve ser super,ultra, mega legal *o*
    Lembra de mim ainda *-* ?
    Blog mudou viu ?
    Beijão ♥

    plush-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Sou louca pra ler o livro e assistir o filme. Só não assisti ainda porque quero ler o livro. Adorei a resenha!

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  27. Nem vi ou li nenum , mas depois desta sua resenha estou bem ansiosa para conhecer mais a história. Espero poder ler o livro primeiro.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro nem o filme, maas me interessei e muito. Acho que vou deixar para ler o livro nas próximas férias. :D http://republicacrash.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro, nem o filme. Mas adorei a resenha, super útil.

    Beijinhos,
    http://dreamsandwishees.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, em primeiro lugar vim agradecer a visita lá no blog e a participação na promoção, boa sorte ;)
    Já cliquei no banner!
    E sobre a resenha ... nunca li o livro, me parece que o filme é até que fiel, e o filme eu vi e gostei muito, principalmente pela "reviravolta"/supresa na história (:

    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.