Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Sereia | Tricia Rayburn




Título: Sereia
Original: Siren
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Páginas: 306
Avaliação: ★★




Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

     Antes de começar a falar sobre o livro, vou confessar para vocês que quando o peguei na mão, não pude evitar ficar olhando - e admirando -  o efeito da luz refletida em vários ângulos nas partes destacadas da capa (os olhos e o título). A capa está maravilhosa, de verdade! 

     Mas vamos falar sobre a estória: Vanessa e Justine Sands são irmãs bem opostas. Enquanto Justine é corajosa e faz tudo aquilo que tem vontade sem pensar nas consequências, Vanessa tem medo de tudo. Devido à esse medo incontrolável de Nessa, Justine passa a vida toda cuidando dela, e fazendo com que ela se sinta mais confortável em situações que ela possivelmente piraria se tivesse que enfrentar sozinha.

     Como todos os verões, a família das garotas vai para Winter Harbor, um local conhecido por sua belíssima praia.  Só que nesse verão, as coisas ocorrem de maneira diferente, e após uma discussão com a família, Justine desaparece e, só no dia seguinte, é encontrada morta na beira da praia. 

     A família tenta seguir em frente, volta à sua casa em Boston e todos tentam agir como se perder Justine já estivesse sendo superado. Todos, exceto Vanessa, que acreditando que o que aconteceu com a irmã não foi acidente, volta sozinha à Winter Harbor para esclarecer as coisas.

É só a Justine. São só as coisas dela. Tudo vai ficar como ela deixou, porque ela vai voltar. Logo vamos voltar à casa do lago e tudo vai voltar a ser como deveria. Capítulo 2, pág. 31

     Para Vanessa, o primeiro passo para entender o que houve com a irmã é procurar Caleb (o mais novo dos irmãos Carmichael, namorado de Justine que elas encontravam todos os verões), porém, ao chegar em sua casa, Simon, irmão mais velho de Caleb, comunica à Vanessa que ele havia desaparecido sem dar explicações à família.

     A partir desse momento, muitas coisas passam a acontecer: A aproximação EXTREMAMENTE romântica entre Simon e Vanessa; Novas amizades (e inimizades, também) em Winter Harbor; e o estranho fato de mesmo depois de morta Justine conseguir se comunicar com a irmã.

     No começo, o livro deixa algumas dúvidas, e até propõe alguns mistérios, que são facilmente deduzíveis, considerando que a estória corre em um ritmo inicialmente lento, dando tempo para o leitor tirar suas próprias conclusões, e fazendo com que sejamos pouco surpreendidos quando as coisas começam a, de fato, se esclarecerem. O título, por si só, já sugere (ok, sugere é bondade minha, o título CONTA) a resposta do maior mistério do livro.

Aqueles homens estavam a mais de um quilômetro da superfície, mas não estavam mortos - ainda. Capítulo 25, pág. 297

     Sereia tem cenas bastante surpreendentes até chegar em sua solução (não tão surpreendente assim). A leitura é bastante dinâmica e com mudanças de cenário tão constantes que as vezes fazem até com que nós nos percamos.
     A única coisa que tenho a reclamar quanto ao texto de Tricia são os "cortes de cena". Sabe quando estamos assistindo à uma novela e  algo espetacular acontece - ou é dito - e a tela rapidamente se apaga e os créditos começam a passar antes que possamos ver a reação das personagens que estavam em cena? Então, acontece exatamente isso no livro na passagem de um capítulo para o outro, com a diferença de que na novela, no outro dia, a estória volta ao mesmo ponto onde parou, e em Sereia, a situação interrompida simplesmente se perde para nunca mais voltar!

     Mesmo assim, o livro é muito bom e o final é um dos mais interessantes que já vi, sério. Ao fim das palavras, imaginei como seria aquela cena em um filme, e posso garantir para vocês que a câmera focalizaria no rosto de Vanessa, os olhos dela brilhariam e começaria a tocar uma musiquinha digna de fim de primeira parte (assim saberíamos que o próximo filme viria em breve).

     A minha vontade agora é começar imediatemente a ler Encanto (o segundo livro da série). Apesar de apenas alguns mistérios não terem sido resolvidos ainda, estou bastante ansiosa para ver como Vanessa se comportará nessa nova fase.

     Enfim, para resumir, mesmo com toda a previsibilidade da estória, indico que vocês leiam Sereia! É realmente envolvente e com certeza quem curte ficção baseada em mitos vai adorar.

23 comentários:

  1. Eu gostei MUITO de Sereia, até tenho uma resenha lá no blog também. Também acho ruim o corte das cenas, mas isso é um detalhe. Estou doida para comprar Encantos que também tem uma capa LINDA de morrer *-* Ótima indicação e resenha!

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    P.S.: Saving Hope é muito boa. Se você tiver a oportunidade de baixar e ver, aposto que vai gostar. É bem emocionante e tem espiritos que sempre deixam uma mensagem ao Charlie. Virou uma das minhas preferidas *-*

    ResponderExcluir
  2. Passando para dar um Alô e deixar um grande beijo!

    beijos:*
    passa lá?
    http://mdelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma mor insaciável por livros que tenham mitos e criaturas mágicas. Fiquei com vontade de ler esta série, está na minha wishlist a partir de agora. Ótima resenha.

    Relembrando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e achei muito interessante a sinopse. Parece ser recheado de aventura. Adoro livros assim.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  5. Fiquei surpresa com a sua resenha desse livro porque, acho que pela capa, eu tinha deduzido que ele não era tão bom assim. Sei que foi errado julgar, mas agora já mudei de opinião. HAUSHUHAUHSHUA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha ficou mt bem detalhada!! Fiquei até com vontade de ler o livro, parece ser mt bom!! ;D
    Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  7. Woooow, deve ser muito boom. Fiquei muito afim de ler o livro, será que tem filme?!

    http://nao-encontrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Livros com efeito na capa geralmente são bem elaborados, eu gosto de ficção e mitologia, mais ainda de romances policiais com fatos históricos *-*
    ~fã de Dan Brown se entregando~
    Blog Garotas Do Contra

    ResponderExcluir
  9. Omg que capa perfeita, eu não conhecia esse livro, amei a resenha ficou ótima, agora vou procurar esse livro
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, deve ser bem legal!
    Quero leer *-----*

    Obrigada pela sua visita, ela é muito importante pra mim viu? Volte sempre amore♥
    Blog
    Sorteio-Anel Laço

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga td bom? amei seu carinho seja sempre bem vinda. Sabe eu não curto leitura mas amo escrever sera que sou normal? rss estranho não é?, eu não tenho paciência, os trechos do livro que vc escreveu me parece ser bastante interessante não é atoa que muitos filmes tem sido baseados em livros!! Tenho ouvido falar de muitos livros mas nunca li nenhum, é que nem filmes eu amo romance mas antes de assistir eu procuro saber muito sobre a critica, normalmente eles são longos e o final nem sempre é agradável eu tenho uma neura de perder tempo vendo esse tipo de filme por isso sou tão exigente talvez seja por isso não tenha muito gosto por livros, medo de perder tempo lendo e no fim não ser agradavel. Ah sei lá, eu tenho vários livros dificilmente passei das 20 primeiras páginas rss. Mas admiro quem gosta, tem um otimo vocabulario e ajuda bastante.Quem sabe um dia eu me envolva mais neh?.. Obrigada pelo carinho seguindo seu blog, beijos grande otimo começo de fim d semana!!

    http://dany-place.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro,parece ser muito legal!!
    A capa é lindaa,obrigada pela visitinha lá no meu cantinho

    http://jessica-alves15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hey, já li sobre Sereia, e é basicamente o que você escreveu a opinião geral, o livro tem previsibilidades, mas envolve na leitura, acho que quero ler sim, pena que é mais uma série que quero ler, são tantas acumuladas :X rs

    E ah, comecei a ler Starters, mas tô meio parada na leitura, não é pelo livro, é por mim mesma, acho que entrei *de novo* numa ressaca literária, mas pelo que vi por aí, o livro é realmente bom, espero não me decepcionar ;}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. AHHHH TÁ LINDO O NOVO LAYOUT *O* Ainda não tinha visto, eu acho :X Fico babando por cabeçalhos como o seu *_* rs

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar,mais é bem interessante.O lay tá lindo!
    beijos
    http://pepper-of-rock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Voltei e é uma pena que não tenha post novo ;/ Então, respondendo seu comentário lá no blog. Eu também fiquei assustada pensando que ia perder a conta do hotmail, mas ainda bem que não. Só vamos precisar entrar pelo outlook para ver nossos emails, mas por enquanto ainda da pra acessar com o endereço antigo do hotmail.com. *-* Eu também tenho TUDO nos meus emails do hotmail e perdê-los é como dar um tiro no pé D:

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, deve sé ótimo esse livro! Ameii o lay, super simples e fofo *-* Estou seguindo, retribui?
    Agradeço desde já!
    http://depoisdeumacertaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a resenha , com certeza quando eu terminar o livro que estou lendo (A casa da colina, um tantinho chato), adicionarei esse a lista de minhas próximas leituras.
    Vou procurar onde comprar e quando ler te conto o que achei.

    http://myselfandthai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, primeiramente desculpa a demora em vir aqui, tava resolvendo umas coisas minhas rsrs Mas estou seguindo, e agradeço muitão pela sua visita e seu comentário!!

    Gosto muito de ler e esse livro é muito interessante, pelos trechos postados nota-se que é uma leitura que prende a pessoa na história, não é uma coisa tediosa. Beijão

    Menina Sapeca

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente. Oi tudo bem?
    Eu adorei a resenha, eu vou acrescentar ele na minha lista de livros para ler. Uma coisa que eu queria saber, tipo,tem cenas fortes? Não por minha causa, mas porque todo livro que eu compro minha irmã quer ler e ela é meio pequena para cenas fortes ai eu tenho que dar um jeito de esconder para ela não querer ler, sabe?
    Adorei aqui,e principalmente suas resenhas que são ótimas.
    Quando meu blog estiver pronto(blog fanfic's não ligue) eu coloco link em um dos meus comentários.

    ResponderExcluir
  22. Fiquei com muita vontade de ler o livro Sereia...
    Ótima resenha

    ResponderExcluir
  23. Minha irmã queria tanto esse livro KKKKK (ela adora sereias)
    Nossa curti muito a resenha e talvez eu compre para ler (e para dar a minha irmã :p)

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.