Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Adormecer do Fogo | Ben Green



Título: Adormecer do Fogo
Autor: Ben Green
Editora: Dracaena
Páginas: 285
Avaliação: ★★
Cortesia do autor.




Haverá um tempo em que os povos verão os dragões como deuses e as criaturas da floresta como demônios. As guerras se espalharão como pragas. Amigos e irmãos irão se reconhecer somente como inimigos. O mundo se dividirá entre aqueles que creem e os que desprezam as criaturas aladas. Adormecer do Fogo é o primeiro livro da saga do Império a Ferro e Fogo. Tem o início nas montanhas devastadas pelo frio congelante. Quando mulheres são obrigadas a ceder seus corpos à libido de homens brutais. Filhos não conhecem seus pais. Crianças são mutiladas. E o amor, inexistente. Quando a chama sagrada se apaga, só o que lhes resta é atirar-se ao desconhecido e encontrar a salvação. Sabendo que tudo dependerá somente de sua interpretação dos escritos antigos, Ri-zir, a escriba da tribo, se vê na difícil tarefa de guiar um grupo de caçadores em busca de uma nova chama. Através de seu olhar, a história se desenrola ao redor e no interior das personagens. Enfrentando perigosas aventuras e situações impossíveis, passam a questionar o sucesso da missão. E mais ainda, sua própria sociedade bárbara. Rodeados pelo medo da extinção, alguns colocam em cheque os antigos costumes. Será aquela, a melhor forma de se viver? As mulheres devem mesmo ser tratadas assim? Estariam certos ao negarem a si próprios a existência do amor? Quais serão os dois irmãos que darão origem aos dois grandes impérios que se enfrentarão em sangrenta guerra através das décadas? A única certeza é que precisarão manter suas forças diante dos perigos e espantar de vez a sombra mortal.

     Antes de começar a resenha de Adormecer do Fogo, tenho que destacar que eu jamais havia lido uma estória de fantasia que se empenhasse em mostrar tão perfeitamente a cultura presente no universo criado. No livro, somos totalmente inseridos nos costumes, regras e normas dos Gha-laad (principal tribo da obra), o que nos faz realizar toda a leitura com outros olhos. 
     A narrativa é realizada através de pergaminhos antigos escritos por diversos autores de diferentes tribos, sendo feita, dessa forma, em primeira pessoa e com alto índice de parcialidade.
     Apesar de não concordar, de maneira alguma, com a cultura Gha-laad (considerando que a tribo mantém regras que eu considero, simplesmente, detestáveis), é muito complicado encontrar o "vilão" em Adormecer do Fogo. Cada tribo apresentada mantém sua própria ideia do que é certo ou errado, o que faz com que todos os povos envolvidos na trama estejam corretos em suas ações, mesmo elas sendo tão contrárias umas às outras.

     O livro é, basicamente, dividido em duas partes: Primeiro e Segundo Livro do Ciclo do Fogo. Então, para facilitar a compreensão dessa resenha, decidi dividi-la, também, nessas duas partes.

     Primeiro Livro do Ciclo do Fogo (Adormecer do Fogo) - A primeira parte da obra é narrada, majoritariamente, por Ri-zir (responsável, na tribo, por escrever e perpetuar a história dos Gha-laad).
     Após a chegada do inverno, os Gha-laad envolvem-se em um combate contra as poderosas Aixians (monstros gigantes que ameaçam a paz dos povos) e acabam perdendo aquilo que lhes era mais importante: o fogo sagrado.
     No universo criado por Ben Green, o fogo é raríssimo e quem possui uma chama, deve protegê-la para garantir a sobrevivência de sua tribo, principalmente no Grande Inverno.

Ninguém falava. Ninguém pronunciava coisa alguma. Todos sabiam que estavam condenados. Fadados a perecer no frio. Capítulo A Viagem dos Gha-laad, pág. 32

     Por terem perdido a única chama que obtinham, Me-nec, Sa-Tûr, Me-feu e Me-deu, caçadores Gha-laad, ofereceram-se para, com a ajuda de Ri-zir (que conhecia escritas antigas que mencionavam a existência de fogo em outras partes do mundo), encontrarem outro ghaad (chama sagrada).
     O primeiro capítulo consiste em narrar o início dessa jornada, os perigos enfrentados pelo grupo de Gha-laad e, principalmente, o envolvimento amoroso entre Ri-zir e Sa-Tûr (que possuíam, um pelo outro, sentimentos que eram, até então, desconhecidos pela tribo).
     Acredito que essa parte do livro destaca-se por mostrar-nos que, muitas vezes, a falta de conhecimento e da vontade de obtê-lo leva o homem a ter que enfrentar diversos obstáculos que não existiriam caso ele abrisse sua mente para novas informações.

     Segundo Livro do Ciclo do Fogo (Despertar do Fogo) - Na segunda parte da obra, conhecemos a personagem que, na minha opinião, é a mais carismática encontrada em Adormecer do Fogo, Cabelos de Fogo
     Nessa parte da narrativa, o autor nos apresenta diversas outras tribos e seus costumes. Assim como os Gha-laad, todos os outros povos buscam o fogo, o que leva a estória à ser repleta de barganhas entre as tribos, com a finalidade de obtenção das chamas, sejam por sacrifícios ou pela descoberta de novos conhecimentos.
     O envolvimento de Cabelos de Fogo com o jovem caçador Me-deu também destaca-se nessa parte do livro. O sentimento entre os dois é realmente muito interessante, pois obriga ambos à romperem laços com suas tribos que jamais imaginariam romper.

 Sua pessoa. Sinto seu cheiro, mesmo quando não está aqui. Sinto suas mãos, mesmo quando estão tocando ervas e plantas em meio à floresta. Vejo seus olhos sempre que cerro os meus. E mesmo hoje, durante minha caçada, senti seu corpo próximo ao meu. Vejo-te e quando não a vejo sua presença está comigo. Capítulo O Calor da Caverna, pág. 211 

     O Segundo Livro do Ciclo do Fogo é repleto de ação, o que faz com que a leitura não seja nada tediosa. Os personagens principais se envolvem em inúmeros perigos, fazendo com que a busca pelo fogo torne-se cada vez mais complicada.

     Adormecer do Fogo é uma estória realmente inovadora, com um mundo de fantasia extremamente bem criado e consolidado com aspectos culturais muito fortes. Porém, como o próprio Ben Green mencionou em uma de nossas conversas, a leitura requer atenção e tempo, pois apresenta diversos detalhes, poucos diálogos e uma linguagem que, além de ser intensamente aprimorada, conta com palavras criadas pelo autor para fazer referência à elementos do universo fantástico criado.
     E para quem quer investir nessa leitura, minha dica é que não tome conclusões precipitadas sobre a estória. O autor sabe muito bem esconder alguns fatos até os últimos momentos. Por exemplo, a misteriosa carta encontrada no início da leitura, só pode ser corretamente interpretada após a leitura dos últimos capítulos do livro.

5 comentários:

  1. Estórias assim, com essa temática, costumam ser realmente incríveis, repletas de aventuras e novos conceitos. Tenho muita vontade de ler livros assim, e esse, no primeiro livro. Quero ler! :3

    ACESSO PERMITIDO. :3

    ResponderExcluir
  2. Me parece se um livro legal! ^^

    Beijos, Carol!
    http://controversias-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro!
    Gostei da resenha, realemente parece ser bom!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Já tinha visto esse livro e ele parece ser bem legal ;)
    Parabéns pela resenha ;)
    Obrigada pela visita lá no Escuta Essa ;)
    Estou te seguindo, não sei se você já segue o Escuta Essa, mas se ainda não segue, dá uma passadinha lá e segue também?

    ps: adorei a promoção, estou participando!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oii.. Eu não conhecia esse livro, mas gostei dele, parece ser uma história incrível, bem rica em cultura e detalhes.
    Parabéns pela resenha e pelo blog, já estou seguindo aqui.
    Beijoos ;**

    Leitora Online - Mariana
    leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.