Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Amigos Inimigos | Vanessa Martinelli



Título: Amigos Inimigos
Autor: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século
Páginas: 104
Avaliação: ★★

Cortesia da autora.



Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?



     Quando a Vanessa me enviou o livro, colocou junto com ele uma carta dizendo para eu ler Amigos Inimigos com olhos de um pré-adolescente de 11 à 15 anos, pois esse era o público alvo do romance infanto-juvenil que ela escreveu. Fiz como a autora sugeriu e deixe-me envolver com a estória de Maria e Jack.

     Os dois eram amigos quando pequenos, mas com o tempo a amizade de Maria e Jack deixou de existir. Por motivos desconhecidos ao leitor, os dois, que antes eram melhores amigos, passaram a se detestar e não suportar a presença um do outro (principalmente, Maria, que não aguenta nem olhar para o ex-amigo).

     No começo da estória, Jack se mostra pronto para refazer a amizade que tinha com a garota, porém, ela se mostra super resistente à essa aproximação, pois não consegue compreender seu sentimento pelo menino. Ao mesmo tempo que Maria odeia Jack, ela nutre alguns sentimentos estranhos por ele, apresentando, por exemplo, ciúmes ao ver alguma amiga se aproximar dele.

Embaixo de todas as fotos, uma figura meio apagada pelo tempo apareceu. Nela Maria e Jack se abraçavam, fazendo "chifrinho" um na cabeça do outro. Tinham oito anos. A última foto que tiraram juntos. Capítulo 1, pág. 27

     Durante o livro, vemos o dia-a-dia de Maria e Jack, que estudam juntos, tem amigos em comum e são do mesmo grupo de uma competição interna que está acontecendo na escola, mas ainda sim, continuam afastados.

     A relação dos dois é muito bonitinha de se ver, e totalmente juvenil (que é a proposta do livro!). Maria age exatamente como qualquer outra pré-adolescente agiria se tivesse sentimentos confusos por um amigo: Ao mesmo tempo que pensa em Jack, enoja a ideia de se aproximar dele.

     O que mais gostei em Amigos Inimigos foi a caracterização dos personagens. Tanto os protagonistas, quanto as amigas e amigos de Jack e Maria foram perfeitamente apresentados com suas características específicas e marcantes.
     Eu, particularmente, adorei a personagem Morgana, amiga de Maria, a rica rebelde da turma que sempre tem tiradas fantásticas e torna a leitura extremamente divertida.

- Esse animal deveria estar em um zoológico - falou Maurício cruzando os braços.
- Se você circula por aí e ninguém reclama, ele também pode. Capítulo 4, pág. 82

     A leitura é leve, divertida e rápida (terminei o livro em poucas horas), e a editora fez um trabalho gráfico fantástico, além de uma revisão praticamente impecável. Como a própria autora disse na carta que me enviou: É para ninguém largar pela metade! 
     O final do livro, apesar de previsível (algo que acredito ser comum em livros do gênero), é adorável

     Indico Amigos Inimigos para todos que querem relaxar, se divertir e acompanhar uma estória simples e fácil de ler. É um ótimo livro, também, para nos lembrarmos, com saudades, dos nossos tempos de ensino fundamental.

8 comentários:

  1. Eu queria muito ler esse livro, parece ser muito bacana, gostei da resenha, autores nacionais ganhando vez cada dia mais!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. só de ler sua resenha, já da pra relembrar o fundamental *_* gostaria de ter tido esse livro, quando estivesse passando por essa fase! mas tudo bem, quero lê-lo mesmo assim :)) na verdade quero compra-lo pra dar de presente pra minha irmã, de 13 anos. Ela não gosta muito de ler, e está precisando de um empurrãozinho! a história parece ser ótima, ela vai se apaixonar pelo universo literário, assim como eu sou apaixonada!

    Myllena,
    Minhas Pequenas Verdades

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari! Adorei a resenha, obrigada! Muito fofa!
    O Amigos Inimigos 2 éstá no forno da editora.

    Beijos mil!

    Vanessa Martinelli

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, ótimo para presentear adolescentes nessa idade <3

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Já li muitas resenhas positivas como a sua e eu só fico mais curiosa. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler, é bom ver resenhas positivas sobre livros que ainda estou em dúvida, me dá mais vontade de ler kkkk


    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um livro nostalgico kk que saudade dessas epoca ;)

    http://melanciapink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ah, que amorzinho o livro. Fiquei curiosa para ler.
    Ótima resenha, aliás.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.