Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Mau Comeco | Lemony Snicket



Título: Mau Começo
Primeiro livro da série Desventuras em Série
Original: The Bad Beginning
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 152
Avaliação: ★★




Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

     No primeiro livro da longa série Desventuras em Série, conhecemos os Baudelaire um pouco antes de virarem órfãos. Os três irmãos viviam com seus pais em uma grande mansão, onde Violet podia criar suas engenhocas como gostava de fazer, enquanto Klaus lia todos os livros da gigantesca biblioteca e Sunny mordia todos os objetos que achava interessante.

     Um grande incêndio de origem desconhecida fez com que a felicidade da família Baudelaire se acabasse. Sem parentes próximos para cuidar deles depois da morte de seus pais, os três órfãos foram obrigados a passar um tempo na casa do Sr. Poe, o banqueiro, que apesar de ter boas intenções, tinha também filhos bem metidos e roupas bastante desagradáveis para emprestar aos órfãos. 

“Faleceram”, disse o Sr. Poe, “significa ‘foram mortos’.” Capítulo 1, pág. 16

     Os Baudelaire continuam na casa do Sr. Poe até que Conde Olaf, um parente distante que até então Violet, Klaus e Sunny não conheciam, surge e torna-se o tutor legal dos irmãos. Porém, Olaf é, como todos sabemos, perverso e tem como único interesse colocar a mão na fortuna dos Baudelaire.

     Mau Começo conta o primeiro plano de Olaf para conseguir o dinheiro. Para impedi-lo, os irmãos Baudelaire passam várias horas escondidos na biblioteca de sua amável vizinha, Juíza Strauss (que vem se mostrando uma ótima amiga para os órfãos desde que eles se mudaram para casa do Conde), em busca de algo que possa ajuda-los a entender as reais pretensões de Olaf. 

Violet suspirou. “Talvez o Conde Olaf não esteja aprontando nada”, disse. Capítulo 7, pág. 82

     O próprio nome da série e o fato de que após esse livro foram publicados mais doze nos indica que nada dará certo nessa primeira obra e que Conde Olaf ainda terá tempo de aprontar muitas outras maldades, porém, ainda sim, é impossível não torcer pelos Baudelaire.

     Antes de ler Mau Começo, já havia visto o filme Desventuras em Série que, caso alguém não saiba, une estórias dos primeiros três livros da série. Então, não tive muitas surpresas no livro, mas pude perceber que o Conde Olaf da literatura é trilhões de vezes mais perverso que o personagem interpretado por Jim Carrey na versão cinematográfica.

     E se você ainda tem dúvidas sobre começar ou não a ler a série, devido ao enorme número de livros, aqui vai um conselho: Comece já! A leitura é fácil, leve e divertida, além de ter uma narração em terceira pessoa extremamente interativa com o leitor. Tenho certeza que ninguém vai se arrepender. 

16 comentários:

  1. Sempre tive muita vontade de ler essa série
    Mas ainda não tive oportunidade
    E amei a dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler essa serie, mas é tanto livro esperando pra ser lido na estante que vai ficando pra trás. Mas vou comprar logo os livros, imagino que a leitura seja bem rápida e parece ser bem divertida (apesar das coisas ruins que acontecem). Nunca vi o filme e não vou ver pra não perder a graça no livro depois, isso já aconteceu algumas vezes comigo e fiquei super chateada, haha Obrigada pela dica. Seu blog é lindo demais e você resenha super bem ♥
    Beijo, Unsaid Things :)

    ResponderExcluir
  3. Amo essa série, eu só não li os 3 últimos, adoro a narração do livro. e gostei também do filme, mas pena que teve que juntar 3 pra dá um filme.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de ler a serie e nem assistir ao filme. Estou com tantos livros na lista de livros desejados que acho que não vai ter fim. rs Amei sua resenha e o livro parece ter uma estória envolvente.

    Beijos s2
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive uma vontade imensa de ler os livros dessa série :C mas o preço dela é uma grande dificuldade.
    Já assistir o filme Desventura em Série diversas vezes e gostei bastante. Não sabia que ele englobava os três primeiros livros xD pensei era apenas um.

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eles são os três órfãos menos afortunado que já vi! Ao menos no filme, comecei a ler o primeiro, mas como não tive muitas surpresas acabei adiando :/ Pretendo voltar a ler.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. eeu sou LOOOUCA para ter o box dessa série, parece ser uma leitura tão prazerosa e divertida que ai *--* Amo livros com a narrativa em terceira pessoa, dá pra entrar muito melhor na história haha

    beijoss
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive o prazer de ler essa série, muito bem recomendada por vários blogueiros,mas com um incentivo desses tenho que começar a ler logo rs =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Sou uma besta mesmo,ainda não li esse série gigante, logo o preço é bem salgado, e depois os livros são infinitos. hahaha
    Mas mesmo assim tenho bastante curiosidade, espero que eu possa ler logo.

    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, eu já vi o filme e achei bem legal :)
    Te indiquei para uma tag, espero que goste!
    http://twentytwoo22.blogspot.com.br/2013/06/11-things.html#.Ucb7eMu9KSM
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o filme, acho que já vi umas 500 vezes. Embora eu nunca tinha ficado sabendo de como era a vida deles antes de tudo o que o filme retrata, que trágico os pais deles morrerem em um incêndio D:

    de 0 a 10, você merece 11. ♥

    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olha só esse, fiquei curiosa para ler ;D

    ResponderExcluir

  13. Uma guuria que eu conheço lia e falava que era muito legal. Eu nunca assisti o filme então... Acho que terei surpresas rsrs
    NUnca assisti inteiro pelo menos rs pela sua resenha parece ser interessante..
    nao le livros de cachorro? aaaaah entendo fofinha :c
    mas tudo bem, participe mesmo assim rsrs
    Obrigada :DD

    Um beijo!
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, tudo bem?

    Já ouvi falar (e muito) de desventuras em série, isso sem contar do filme, né? =P. Mas nunca me interessei pela leitura. O fato da série ser grande me desmotiva um pouco porque, apesar desse livro ser um clássico, não consigo imaginar histórias para mais de 4 livros! Mas sua dica tá mais que anotada e quando eu tiver um tempinho, quem sabe eu não leia pelo menos um? =)

    beijos, flor
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, que legal que você tenha gostado do livro! Eu AMO COMPLETAMENTE ESSA SÉRIE! Já li até o nono livro! Acho a história curiosa, macabra e surreal. A escrita do Handler é uma coisa de louca, muito peculiar, as vezes eu penso, caramba, isso não é desse mundo, pode uma história de criança, ser cômica e ao mesmo tempo tão trágica? Só em Desventuras mesmo!

    Beijos Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.