Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Coraline | Neil Gaiman



Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 155
Avaliação: ★★


A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

     Coraline é uma menina normal. A menina mudou-se, recentemente, com seus pais para uma enorme casa compartilhada com diversas famílias, e seu espírito aventureiro logo fez com que ela conhecesse todos seus vizinhos um tanto peculiares, como o velho maluco do andar de cima, que criava ratos estranhamente inteligentes, e suas velhas vizinhas atrizes aposentadas, que eram fascinadas por um cachorrinho chato.

     Porém, a vida no casarão era tediosa demais e não saciava a sede por aventura que nossa protagonista sempre sentiu. Até que certo dia, tudo mudou quando Coraline encontrou uma pequena porta que parecia nunca ter sido notada por ninguém da casa.

    Dentro da porta, escondia-se um novo universo e, estranhamente, uma nova família para Coraline. O universo encontrado era exatamente igual ao que a garota estava acostumada (mesmo casarão, mesmos vizinhos, mesmo gato preto insolente), só que bem mais divertido, e seus outros pais, ao contrário daqueles que a garota convivia desde que nasceu, faziam tudo para agradá-la e proporcionar à ela as maiores e melhores aventuras que uma menina podia sonhar.

Sabia onde estava: em casa. Não tinha saído de lá. Capítulo II, pág. 32

     Mas para viver essa nova vida cheia de aventuras e mimos, Coraline teria que abrir mão de sua antiga vida no casarão tedioso e, além disso, trocar seus olhos reais por estranhos botões negros.

     A fim de escapar do universo estranho controlado pela outra mãe, Coraline envolve-se em uma busca, cheia de obstáculos assustadores, por objetos que podem lhe explicar exatamente o que acontece naquele estranho mundo.

Monstruoso, pensou Coraline, mas também infeliz. Capítulo IX, pág. 108 

     O livro de Neil Gaiman é uma estória leve e de rápida leitura, mostrando as aventuras de uma personagem extremamente esperta, apesar da pouca idade.

     Resolvi ler Coraline porque adorei a versão cinematográfica da estória, e não me arrependi. Terminei a leitura em pouco mais de uma hora, e me deliciei com a estória que, apesar de ser infantil, tem toques de suspense e terror sutis, além de mostrar uma lição super bonita e importante de valorização à família.

     Vale também destacar o trabalho gráfico da editora Rocco ficou totalmente maravilhoso! As ilustrações com um toque de arte abstrata são perfeitas para a estória, e a capa, apesar de simples, apresenta detalhes lindos. 

18 comentários:

  1. ando há tempos querendo ler. Tenho o filme aqui mas só queria assistir depois de ler a obra :(

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro quando estava na 7 série, e amei, adoro a narrativa do Neil, e agora vou ler o O oceano no fim do caminho pra ver se encontro a mesma narrativa
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro, é maravilhoso *---*

    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  4. aaaah eu quero mt ler o livro, só assisti o filme do tim burton e sou apaixonada pela historia <3

    ResponderExcluir
  5. Gente, deve ser genial, eu amei o filme! ♥

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que existia o livro, mas já assisti o filme, é fascinante :3

    Beijos c: || mygoodies1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. nunca li o livro mas sou apaixonada pelo filme.
    amo muito o filme Coraline <3
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gaiman é um de meus autores favoritos, já li vários livros dele como Deuses americanos, belas maldições, o livro do cemitério e outros, mas ainda falta Coraline. Tenho certeza de que é uma ótima leitura.
    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Morro de vontade de ler um livro do Gaiman e todos dizem que esse livro é muito gostoso. <3 Já vi o filme e curti bastante, acho que vou amar o livro. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Neil <3
    *-* Super querendo ler este livro. Assistir o filme e achei muito encantador.

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. A história é leve? UAU pensei que era super tensa! Já vi o filme e ele me deixou uma boa " estranha " sensação. Muito surreal, dá até medo! Essa capa é de outro mundo também #tenso! Valeu pela dica, to muito afim de ler algo do Neil!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li e nem assisti ao filme de Coraline. Morro de vontade, só que até agora não consegui comprar o livro :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. cara vc nao tem noção de como sou doida pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. AMEI AMEI, nunca ouvi falar desse livro, acabei de me apaixonar a precisooo ler *---*

    Obrigada pela resenha, esta otima =)

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já vi o filme, joguei o game, mas ainda não li Coraline. Imagino que o livro seja muito mais fantástico do que as outras mídias, já que é o Gaiman.

    Adoro as mensagens escondidas no decorrer da história, recomendo para crianças e, principalmente adultos.

    Adriana Medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Esse é um dos livros que gostaria de ganhar!

    ResponderExcluir
  17. Estava a procura do livro, pois gostei muito do filme... que bom que achei.

    Beijos! <3
    beatriz-officiels.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.