Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Veneno | Sarah Pinborough



Título: Veneno
Primeiro livro da saga Encantadas
Original: Poison
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Avaliação: 
★ (4/5)



Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier

     Veneno, o primeiro livro da série de Sarah Pinborough, veio para mostrar o valor da saga Encantadas! Sei que sou suspeita para falar de adaptações de contos clássicos, já que realmente amo tudo nesse gênero, mas esse livro conseguiu me surpreender. Essa é a palavra que define toda a leitura: Surpresa.

     Em Veneno, encontramos a conhecida estória da Branca de Neve, porém priorizando, na minha opinião, a participação da Rainha Má (Lilith), que acaba de conquistar poder pleno sobre o Reino devido à ausência de seu marido, o Rei.
     Como no conto original, Lilith e sua enteada não se dão muito bem. Ao contrário de sua madrasta, Branca de Neve é amada por todos no reino, o que interfere no comando que Lilith pretende exercer sobre a população: Um governo que tem como principal característica o MEDO que desperta nas camadas mais submissas.

Cortesões disseram que o céu estava chorando por ver seu rei partir e arriscar a vida pela segurança deles e pela força do reino. Lilith, a rainha, sua Feiticeira das Águas, não acreditava nisso. Chuva era apenas chuva, e o rei lutava pela própria ambição, não por seu reino. Essa era a única qualidade dele de que ela gostava. A única que conseguia compreender. Capítulo 1, pág. 12

     Ao contrário da trama que já conhecemos, a ideia inicial da Rainha não é matar Branca de Neve, e sim apenas afastá-la do Reino. Porém, essa tarefa se torna difícil diante do fato de que Branca não pretende se distanciar de seu povo e, muito menos, se casar, como a madrasta sugere.
     Cabe a Lilith e sua bisavó, a Bruxa da Casa de Doces (sim, aquela do clássico João e Maria), livrar-se, de qualquer forma, da jovem garota. Apenas dessa forma o Reino será, finalmente, submetido às vontades da nova Rainha em sua totalidade.

Para sempre é tempo demais – disse a bisavó. – Além da morte, a única coisa que dura para sempre é o amor verdadeiro. Capítulo 5, pág. 113

     E é assim que a trama se desenvolve, baseando-se no conto original (há os 7 anões, o Príncipe Encantado e tudo mais), porém sendo extremamente aprofundada quanto as personalidades e sentimentos das personagens principais, mostrando, dessa forma, um outro lado de Branca de Neve e sua madrasta.

     O final do livro é incrivelmente surpreendente! Não imaginaria aquilo que aconteceu nem em um milhão de anos! Sarah Pinborough conseguiu ser cruel na medida certa e fechou o primeiro livro da saga com uma baita chave de ouro.
  
     A narração em terceira pessoa faz com que possamos conhecer diversos pontos da estória sem que haja favoritismo por uma das duas protagonistas, afinal, a grande sacada de Veneno é, exatamente, quebrar os costumes que adquirimos ao ler contos de fadas, onde há apenas um lado bom e o outro, consequentemente, o lado mau.
     Adorei a forma com que a estória se entrelaça com outros contos clássicos, que acredito que serão melhor explorados nos próximos livros da série.

     Vale a pena destacar, também, o trabalho impecável da Editora Única. Não encontrei quaisquer erros de revisão e a diagramação está maravilhosa, assim como pode-se notar pela capa.

     Para os fãs de contos de fadas, Veneno é o livro certo! E mal posso esperar para iniciar a leitura de Feitiço, segundo livro da saga.

2 comentários:

  1. Eu também amooo livros assim, fiquei muito interessada quando eu vi que a Única iria publicar mas tenho muito medo de me decepcionar, a pesar de parecer que vale o risco. Vou colocar na minha listinha.

    ResponderExcluir
  2. Bah, amo adaptações e essas novas que estão surgindo por aí são muito interessantes >< Já tinha ouvido falar muito bem de Veneno, depois de sua resenha fiquei mais interessada ainda *_*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.