Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Deixe a Neve Cair | John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle



Título: Deixe a Neve Cair
Original: Let it Snow
Autores: John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 335
Avaliação:  (4/5)




Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. Comédia romântica com a assinatura de um dos maiores bestsellers da atualidade, o livro é o presente de Natal perfeito para os fãs de John Green e de histórias de amor e aventura.

     Deixe a Neve Cair reúne três pequenos contos relacionados ao Natal, cada um deles escrito por um autor de grande sucesso entre o público jovem (Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle). O Expresso Jubileu, O Milagre da Torcida de Natal e O Santo Padroeiro dos Porcos são ambientados no mesmo local, onde uma terrível nevasca atrapalha os planos natalinos de quase todos os habitantes (e visitantes!) da pequena cidade de Gracetown.

     Para fazer essa resenha, achei melhor separar as três estórias pois, apesar de estarem interligadas, apresentam situações bem distintas e merecem ser comentadas separadamente.

     1) O Expresso Jubileu (Maureen Johnson): Uma grande confusão de nível nacional envolvendo seus pais obriga Jubileu, uma jovem e inteligente garota, a mudar seus planos para a véspera de Natal. Agora, ao invés de fazer parte da grande festa organizada por seu namorado, Noah, ela se vê obrigada a embarcar, às pressas, em um trem com destino à Flórida, estado onde vivem seus avós. Porém, uma grande nevasca faz com que o veículo atole em um local isolado, próximo da cidade de Gracetown, onde, ao descer para conhecer uma Waffle House próxima, Jubileu conhece Stuart, um menino que acaba de passar por um rompimento doloroso.
     Jubileu resolve juntar-se a Stuart e passar o Natal com ele e sua pequena (mas maravilhosa) família, mas o que deveria ser apenas uma breve comemoração acaba transformando-se em algo mais, levando Leu a refletir sobre sua vida e ver que Stuart e ela, apesar das diferenças, têm muito em comum e podem ensinar muitas coisas um ao outro.

Pensei a respeito. O trem frio e morto estava do outro lado da estrada. Minha opção no momento era uma Waffle House cheia de líderes de torcida e um cara vestindo um rolo de papel alumínio. Meus pais eram hóspedes do Estado a centenas de quilômetros de distância. E a maior nevasca em 50 anos estava bem sobre nós. Sim, eu precisava de um lugar para ir. Capítulo 4, pág. 48

     2) O Milagre da Torcida de Natal (John Green): Também devido a nevasca, os pais de Tobin não conseguem voltar para casa a tempo das comemorações de Natal. Diante disso, o garoto resolve aventurar-se com seus melhores amigos, Duke e JP, mesmo que muita neve esteja caindo lá fora. Os jovens recebem a notícia que, na Waffle House onde seu amigo Keun trabalha, um grande grupo de líderes de torcida acaba de chegar, sedento por várias horas de diversão e descontração. Um grupo de líderes de torcida! O quê seria melhor para animar dois garotos (e uma garota muito fiel a seus amigos) a se mover durante uma nevasca?

– (...) cerca de cinco minutos depois de Stuart Weintraub entrar, o bom e misericordioso Deus Todo-Poderoso foi gentil com o servo Keun e achou justo enviar catorze líderes de torcida da Pensilvânia, vestindo o uniforme de aquecimento, para nossa humilde Waffle House. Capítulo 2, pág. 128

     O trajeto até a Waffle House apresenta vários contratempos, fazendo com que a viagem demore mais do que o planejado pelos meninos. Durante essas complicações, conhecemos um pouco melhor nossos personagens e somos aprofundados no relacionamento confuso entre Duke e Tobin.

     3) O Santo Padroeiro dos Porcos (Lauren Myracle): Addie, uma garota um pouco dramática e egoísta, sabe que errou feio com seu ex-namorado, Jeb. Ainda assim, ela esperava que ele atendesse ao seu pedido e a encontrasse para que eles tivessem uma conversa definitiva sobre o namoro. O que ela não imagina, é que Jeb também ficou preso no trem atolado na grande nevasca.

– Se tivesse escolha, você preferiria Jeb a mim?
– Sem piscar – respondi. 
Capítulo 14, pág. 314

     Porém, mesmo diante de todo seu sofrimento por estar com o coração partido, nossa comumente egoísta protagonista tem que fazer esforços para não decepcionar ainda mais outra pessoa que ama: uma de suas melhores amigas, Tegan, a quem Addie deve um simples favor (mas na verdade, nada é tão simples com a maior nevasca em 50 anos caindo nas ruas).
     Envolvida em uma situação complicadíssima, com sentimentos mais complicados ainda, Addie tem que provar a todos que consegue pensar nos outros e não somente no Show da Addie (como sua amiga Dorrie costuma chamar suas crises existenciais e egocêntricas).

     No geral, gostei bastante do livro. Os três contos se entrelaçam de uma forma muito bem planejada e todos se tornam totalmente agradáveis devido à sua linguagem informal e divertida. A leitura é bastante leve e conseguiu me arrancar várias risadas.
     As estórias são sempre narradas em primeira pessoa por seus respectivos protagonistas e, mesmo sendo curtinhas (cerca de 100 páginas cada), nos envolvem muito com os personagens e transmitem mensagens muito bacanas (principalmente, em minha opinião, o último conto, que me fez refletir sobre várias das minhas próprias atitudes na vida).

     Em resumo, Deixe a Neve Cair pode não ser o livro mais surpreendente de todos, porém é uma leitura que indico a todos aqueles que gostam de um bom romance e boas risadas.

7 comentários:

  1. Legal a resenha. Achei a proposta do livro bem diferente e tô a fim de comprar mais por causa do John Green. Eu quero ter todos os livros dele, porque acho ele o máximo hahaha
    Bjs!
    (Tá tendo sorteio de livro lá no blog! ;)
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Li esse livro na época do natal (olha a coincidência) e achei que foi uma leitura bem leve e como você disse bom para aqueles que gostam de um bom romance e boas risadas. Acho que o conto que mais gostei foi o do O Milagre da Torcida de Natal.
    Parabéns pela resenha.
    Letters in Wind

    ResponderExcluir
  3. São autores bem conceituados, então os contos devem ser bons. Fiquei curiosa pelo segundo, mas todos parecem bem interessantes.
    boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  4. Gosto da ideia de que os contos se entrelaçam e tudo acaba tendo uma linearidade contínua e sensata. Gosto muito, muito, muito mesmo dessa ideia. Bem criativa. Também gosto muito de mais de um escritor escrever "uma" história - isso sempre me atraiu na Literatura, Mas acho que a temática inverno, nevasca, frio, Natal é que realmente me conquista aiushuaish Sou apaixonado por tudo que fale desse período do ano, e um Young Adult como esse parece ser uma boa pedida.
    Adorei a resenha! Adorei demais o seu espaço na Blogosfera. Tô seguindo o Blog. ^^
    Beijão!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de ler livro de contos, sabe?
    Mas me interessei em ler esse por causa dos autores,
    pela sua resenha parece ser um ótimo livro.

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, alguém me bateeeeee, não consigo querer ler nada do John Green, sempre acho que vou chorar minha alma

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. compraria só por causa do green! nunca li nada de nenhum dos outros autores, então.....
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.